domingo, 5 de agosto de 2012



Voltar a Tela de boas-vindas do Windows XP

Usar ou não usar protetor de tela

Re-ativar a conta de Administrador


Quando o Windows XP é instalado ele carrega diretamente pela Tela de boas-vindas, tornando a inicialização do XP muito mais rápida.
Porém, muitos usuários que se acham espertinhos acessam a guia Contas de usuários (Iniciar>Painel de controle>Contas de usuário – mais detalhes nesta imagem abaixo) e altera a forma do XP ser inicializado – como se fosse inserir uma senha.
Ou seja, eles alteram a maneira como os usuários fazem o logon ou logoff, ou seja, para a opção: Use a `Troca rápida de usuário, com isto, a inicialização do XP fica mais lenta, na verdade para na primeira tela pedindo para teclar “Enter” ou digitar uma senha.
Porém, nem todos apreciam esta mudança e aí os usuários espertinhos que mexeram aonde não deviam, não sabem como voltar a Tela de boas-vindas original do XP. Se você está passando por este problema basta seguir os passos descritos abaixo:




1>Inicialmente clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone “Meus locais de rede” e escolher Propriedades;

2> Clicar com o botão direito do mouse sobre o item Conexão local e escolher Propriedades;

3> Agora clicar no botão Instalar..., selecionar o item Cliente e clicar no botão Adicionar... – caso este cliente não esteja instalado;

4> Agora – de novo – selecionar o Serviço de cliente para Netware e clicar no botão OK – aguardar –, será pedido para reiniciar o PC. Faça isto;

5> Ao reiniciar será mostrada uma guia Selecionar Logon no NetWare – clicar no botão Executar split de logon;

6> Neste ponto, novamente clicar com o botão direito do mouse sobre Meus locais de rede e escolher Propriedades, em seguida, clicar com o botão direito do mouse sobre Conexão local e escolher Propriedades;

7> Já no menu Propriedades de conexão local, selecionar o item Serviço de cliente para Netware e desmarcar esta opção – clicar no botão Sim para reiniciar o PC;

8> Aqui, novamente clicar com o botão direito do mouse sobre Meus locais de rede e escolher Propriedades, em seguida, clicar com o botão direito do mouse sobre Conexão local e escolher Propriedades;

9> Já no menu Propriedades de conexão local, selecionar o item Serviço de cliente para Netware clicar no botão Desinstalar e clicar no botão Sim para reiniciar o PC.

10> Porém aqui, Depois do PC reiniciado, clicar no menu Iniciar, escolher Painel de controle, Contas de usuários, escolher a opção Alterar a maneira como os usuários fazem o logon ou logoff, clicar no botão Cancelar, marcar a opção Use a tela de Boas-vindas e clicar no botão Definir opções.

                                                                        Por: Jkbyte


Devo ou não usar protetor de tela

No tempo dos monitores “CRT” (Cathode Ray Tube - Tubo de raios catódicos do monitor de vídeo) – acredite muitos ainda os usam –, era aconselhável usar um protetor de tela, desde que não fosse de fotos coloridas para não desgastar os pontos de fósforos elétricos. Isto ajudava em muito a economizar os fósforos que emitiam (ou emitem) as cores na tela do monitor e TVs.
Na verdade, são três pontos de fósforos com sinais elétricos (elétrons) coloridos que formam as “triads”, ou seja, conjuntos de três pontos, na cor vermelha, verde e azul (RGB, ou Red, Green e Blue – veja um exemplo na imagem abaixo).
 Esses pontos coloridos ficam “parcialmente” um sobre o outro. Ou seja, o fósforo “verde” fica sobre o fósforo “vermelho” e o fósforo “azul” fica sobre o fósforo “verde e vermelho”, respectivamente, gerando-se assim as seguintes “7” cores básicas. E, à partir dessas sete cores básicas, são formadas uma enorme quantidade de cores – algo como 16, 64, 128, 256, 16 milhões e muito mais
Vermelha, Verde, Azul, Amarela, Magenta, Ciano mais a cor Branca.




Para gerar as imagens que aparecem na tela do monitor são necessário milhares de milhões de pontos de fósforos coloridos (RGB) que geram as “7” cores básicas, os circuitos dos monitores de vídeo geram todo o espectro de cores que se pode ver à olho nu – da cor branca à cor preta.
Já no caso dos monitores LCD não se deve usar protetor de tela, deve-se configurá-los para que entre em modo de economia de energia, principalmente no caso de escritórios e indústrias onde estão instalados vários monitores. Aliás, quem fica conectado na Web o tempo todo não tem tempo de ficar vendo protetores de tela.
Veja neste site um comparativo sobre a economia de energia entre monitores com tecnologia CRT e com tecnologia LCD ( http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20071028.php ).

                                                                        Por: Jkbyte


Re-ativar a conta de Administrador
Por padrão a conta de Administrador fica desativada no Modo normal do Windows XP, e como sabemos, existem certas situações em que só conseguimos resolver os problemas entrando no sistema como Administrador, o qual tem controle total sob o computador.
Por isso é importante saber ativar a conta de Administrador, e para que isso aconteça basta fazer o seguinte:
Entramos no Modo seguro do sistema pressionando “F5” para o XP; ou “F8” para o Vista ou W7 – na inicialização do Windows.
Quando estamos no Modo seguro do Windows, fica mais fácil acessar a conta de Administrador. Para isto ir ao menu Iniciar>Executar>Abrir: no campo em branco digitar esta linha:  control userpasswords2
Em seguida clicar na guia “Avançado”, em “Avançado” novamente, abrir a pasta “Usuários”, clicar com o botão direito do mouse no item “Administrador”, selecionar “Propriedades” e marcar a opção: O Usuário deve alterar a senha no próximo Logon.
Também podemos chegar no mesmo lugar clicando com o botão direito do mouse, selecionar Gerenciar>Usuários e grupos locais>Usuários.
Se você quer ir pelo caminho mais difícil, basta clicar em Iniciar>Painel de controle>Ferramentas administrativas>Gerenciamento do computador> Usuários e grupos locais>Usuários.

                                                                        Por: Jkbyte


Remover programas teimosos instalados
Alguns programas são bem chatos de serem desinstalados – o antivírus Avira é um exemplo.
Esses programas teimosos não permitem que sejam desinstalados por terem arquivos deles sendo executados na memória RAM e, quando não são desinstalados por completo, não permitem que sejam reinstalados. Se você não consegue desinstalar – ou reinstalar – algum programa teimoso, siga esses passos descritos aqui:

OBS:
Antes de seguir esse passo-a-passo você deve criar um Ponto de restauração, melhor prevenir do que sofrer depois:

1> Reiniciar o sistema operacional Windows (W98, WME, W2K, WXP, WVT, W2K3, W2K8, W7 ou W8) em Modo seguro.

2> Já em Modo seguro – no caso do XP, por exemplo – clicar no menu Iniciar>em Executar> no campo Abrir: digitar services.msc e clicar no botão OK.

3> Já visualizando a janela com a lista dos “Serviços” (veja a imagem abaixo), procurar na lista de serviços (pode ter mais de 150 serviços listados) pelo programa que você deseja desativar e, em seguida, desinstalar.

4> Encontrando o programa teimoso dar dois clique no mesmo, no campo “Tipo de inicialização:” mude o tipo de inicialização para Desativado, clicar nos botões “Aplicar” e “OK”, clicar no menu Iniciar>, em seguida, Fazer Logoff.





5> Agora clicar no menu Iniciar>em Painel de controle>em Adicionar e remover programas e procurar na lista de programas instalados o programa que você deseja desinstalar.

6> Depois do programa totalmente desinstalado, abrir o “Meu computador”, clicar no “Disco local (C:)”, em “Arquivos de programas” e verificar se não ficou nenhuma pasta de instalação do respectivo programa.

7> Isto deve ser feito porque muitos programas – mesmo depois de desinstalados corretamente – eles não excluem as suas respectivas pastas de instalação da pasta Arquivos de programas, entendendo que serão instalados novamente, desta forma eles não precisarão criar a pasta novamente.

8> Muitos programas, mesmo depois de serem removidos corretamente pelo “Adicionar e remover programas” do Windows, eles deixam várias entradas no Registro do sistema. E são essas entradas que podem impedir a reinstalação do respectivo programa já que elas ficam ativas na memória RAM.

9> E para resolver o problema basta clicar no menu Iniciar>Executar (ou teclar a tecla Win+R), no campo Abrir: digitar regedit e clicar no botão OK;

10> Já visualizando o editor do Registro clicar na guia Editar>no campo Localizar: digitar o “nome” da pasta (Avira, por exemplo) do respectivo programa que deseja remover a entrada (ou entradas). Encontrando alguma entrada pode deletar sem medo, em seguida, teclar “F3” para encontrar novas entradas caso existam, encontrando-as, removê-las por completo.

                                                                        Por: Jkbyte


Remover programas no Modo seguro com prompt
Usando o “Modo seguro do Windows (TODOS)” podemos resolver muitos problemas que ocorrem no PC (problemas ligados ao HD interno, externo, Pendrive, drivers em conflitos) e, principalmente, como o Windows (arquivos com referencia cruzadas, arquivos corrompidos, excluídos, etc.).
Aliás, a verdadeira função do Modo seguro do Windows – principalmente o Modo seguro com rede, quando podemos navegar na Internet – é a de corrigir problemas. Eu mesmo já resolvi muitos conflitos relacionados com drivers de dispositivos e arquivos de programas instalados incorretamente, especialmente no que se refere â drivers de som.
Como um exemplo, caso algum programa (ou driver) esteja causando algum tipo de conflito com programas (ou recursos) do XP e o mesmo não carrega em Modo normal – ou carrega, mas de forma muito problemática – e carrega normalmente em Modo seguro com prompt de comando, por exemplo.
É neste modo que podemos resolver – ou remover – o programa ou o driver conflitante. E também, resolver outros problemas relacionados com vírus ou backup de dados caso o sistema carregue em Modo seguro. E para isto basta seguir os passos:

1> Reiniciar o PC e ficar teclando a tecla “F5” (para o XP, já para o Vista e W7 usar a tecla “F8”) seguidamente, até que apareça na tela as seguintes opções:
Modo seguro, Modo seguro com rede, Modo seguro com prompt de comando. De preferência selecionar a terceira opção e teclar (Enter) duas vezes.
2> Neste ponto – na verdade nesta tela preta com caracteres na cor branca – podemos recuperar o Windows e outras informações, para isto basta selecionar “Modo de depuração”. Caso esta opção não resolva o problema, usar a opção “Última configuração válida”.
3> Aqui, já visualizando a tela do "Modo seguro com prompt de comando", digitar esta linha de comando: appwiz.cpl e teclar (Enter).
4> Pode-se também, pelo “Modo seguro com prompt de comando”, resolver problemas que estejam ocorrendo no Registro do XP. Para isto basta digitar regedit e teclar (Enter), porém, deve-se saber o que se está fazendo no Registro para não deixar pior do que estava.
5> Mais ainda, se você teclar Ctr+Alt+Delete abrirá o “Gerenciador de tarefas” do Windows. Agora, clicando no botão "Nova tarefa..." e no campo Abrir: digitar Explorer e clicar no botão OK, será mostrada a área de trabalho do Windows em Modo seguro e, nela, podemos fazer muita coisa, tais como:
Salvar os dados num Pen, numa segunda partição no mesmo HD (com ou sem sistema instalado, apenas formatado) ou num HD externo; restaurar o sistema mais cedo, usar o shkdsk /v/x/f/r no Windows, etc.

                                                                                   Por: Jkbyte

Limpar .DLL não usadas no Windows
Os sistemas Windows – principalmente o XP – para efeito de proteção de seus arquivos de sistema, usam um sistema de proteção de arquivos chamado de WFP (Windows File Protection – Proteção para os arquivos do Windows). De modo que, se algum arquivo de sistema que usa a extensão .dll (Dynamic Link Library) for substituído por outro de forma não autorizada por algum programa – seja malicioso ou não –, o Windows recupera a versão anterior do respectivo arquivo.
Mas, para poder fazer isto a extensão .dll (ou *dlls) fica armazenada em cachê. Até aqui, uma .dll apenas não incomoda ninguém, ou seja, não é criado um arquivo grande para somente armazenar .dll.
Porém, todas as (.dll) de outros arquivos do próprio sistema e de programas também, estes instalados no Windows, ficam armazenados na pasta “dllcache”, pasta esta que que se encontra na pasta “C:\Windows\System32\”.
E isto toma alguns bons MB (MegaBytes) do disco rígido, sem contar que ele – o Windows – pode ter queda de desempenho ao ficar procurando por uma “dll” que ele vai usar no meio de tantas “dll” armazenadas na pasta “dllcache”.
Aqui está a dica do que pode ser feito para que as “dll” não tomem tanto espaço no HD
1> Clicar no menu Iniciar, em Executar e no campo Abrir: digitar (sem as aspas) esta linha: "sfc /cachesize=30" onde o valor “30” é a quantidade em MB (MegaBytes) que você deseja reservar para o cache do Windows – 30 MB está de bom tamanho;
2> Agora podemos eliminar todas as estensões .dll armazenados na pasta “dllcache”, para que não fique tomando espaço desnecessário no HD. Para isso basta digitar (novamente sem as aspas) no Executar>Abrir: "sfc /purgecache";
3> Você vai notar uma intensa atividade no HD, e isto significa que uma infinidade de extensões .dll estão sendo deletados da pasta dllcache;
4> Não se preocupem, se mais tarde o Windows precisar de alguma (.dll) e não a encontrar na pasta “dllcache”, ele procurará no seu próprio banco de dados, caso não a encontre, pedirá que você insira o CD de instalação do Windows – do XP, por exemplo – e o encontrará no CD automaticamente.

*DLL (Dynamic Link Library)
Este termo se refere a biblioteca de extensão .dll para serem usados com os arquivos do Windows (todos) e com arquivos dos programas instalados no Windows.
Um único programa instalado no Windows, por exemplo, quando está sendo executado na memória RAM pode usar várias .DLLs diferentes, sendo que, essas mesmas .DLLs também podem ser usadas por outros programas ao mesmo tempo. Desta forma, resulta num menor espaço no HD e principalmente na memória RAM, já que uma (ou várias) .dll servem para todos os programas.
                                                                                   Por: Jkbyte


Gerando símbolos (ou caracteres) especiais
Em determinados momentos pode ser preciso inserir alguns símbolos especiais num texto, e para quem nunca fez pode parecer um bicho de sete cabeças.
Para gerar símbolos especiais ou outros caracteres especiais – usando o teclado numérico – basta que você faça o seguinte:
1> Primeiramente teclar “Num Lock” e manter a tecla “Alt” pressionada e digitar no teclado numérico um conjunto de números;
2> Um exemplo: com a tecla “Num Lock” ativada, teclar e segurar pressionada a tecla “Alt” e digitar o número “246” e soltar a tecla “Alt”, será inserido (no MSWord por exemplo) este símbolo (caractere) ÷ ;
3> Já para gerar outro símbolo, este §, por exemplo: basta manter a tecla “Alt” pressionada e digitar “789” e soltar a tecla Alt, será gerado o símbolo (caractere) § ;
4> Agora, teclar e segurar pressionada a tecla “Alt” e digitar o número “146” e soltar a tecla “Alt”, será inserido (no MSWord por exemplo) este símbolo (caractere) Æ ;
Nota:
Pode-se visualizar o Mapa completo dos símbolos e caracteres indo ao menu “Iniciar>Todos os programas>Acessórios>Ferramentas do sistema>Mapa de caracteres”.
                                                                                   Por: Jkbyte

Melhorar a qualidade dos vídeos gravados
Para melhorar a qualidade de um filme gravado num DVD (cópia), basta fazer o seguinte:
1> Gravar um filme do DVD original (ou não) para o HD usando o programa "DVD Decrypter". E aconselhável instalar este programa no momento em que se vai copiar o filme – antes, porém, anote o local onde o filme será gravado;

2> Em seguida, fazer Logoff no sistema e criar uma imagem ISO do filme já gravado no HD;

3> Para isto usar o programa DVD Shrink, que, depois de aberto acessar a guia “Open Files” e procurar pela imagem do filme que foi copiada para o Disco local (C) ou numa outra pasta escolhida pelo usuário;

4> Depois da análise feita pelo Shrink clicar na opção “Backup”, no campo “Select Backup Target” seleciona a opção “ISO Image File” e clicar no botão OK e aguardar...;

5> Agora reiniciar a máquina e gravar a imagem ISO (criada com o DVD Sherink) numa mídia de DVD virgem. Para isto, executar um programa como o Nero StartSmart na versão 6 ou superior (prefiro a v.7) e usar a opção “Gravar imagem no disco”.

                                                                              Por: jkbyte

O que significa a palavra Informática
No que se refere ao termo Informática (Informatic), esta palavra surgiu em 1962 na França, que é junção das palavras (do Inglês) Information Automatic, ou seja, Informação Automática. Como se sabe tudo que diz respeito à “Informação” – principalmente no mundo moderno e tecnológico de hoje – está ligado diretamente com a “Informática”.
A informática é uma ciência do passado, do presente e do futuro, que gera, manipula e organiza a informação de forma automática, direta e simplificada – esteja ela onde estiver. Quando alguém diz: “Vou estudar informática para trabalhar com computadores (manipulá-los)”, tem muito a ver com a computação. Já que trabalhar com a informação e organizá-la, será preciso conhecer computação, pois sem computação não há informação e sem informação não há computação.
Portanto, estudar “Informática” (a ciência da informação) é a mesma coisa que estudar “computação” (ciência ligada à informação).

                                                                                   Por: Jkbyte

Formatar Pendrive em FAT/NTFS
É sabido que, por padrão e no Windows, não nos é permitido formatar o Pendrive usando o sistema de arquivos NTFS (New Tecnology Files System – Sistema de arquivos com nova tecnologia), somente no sistema de arquivos FAT32 (File Allocation Table 32 bits – Tabela para alocação de arquivos).
No entanto, o sistema FAT32 não permite armazenar arquivos com tamanho grande, devido a limitação nativa do FAT32 que só suporta arquivos com tamanho máximo de 4 GB (4294967296 bytes). Apesar disso, podemos mudar a formatação do Pendrive que está no formato de arquivos FAT32 bits, por exemplo, para o formato de arquivos NTFS.
E para que isto possa ser feito basta fazer a conversão do formato de arquivos do Pendrive que está em FAT32 bits usando a seguinte linha de comandos abaixo – numa janela do MS-DOS:

convert X: /FS:NTFS /NoSecurity  e teclar (Enter) ou simplesmente...

convert X: /FS:NTFS

Observar que aqui, a letra “X” corresponde a unidade onde o Pendrive está conectado no PC, depois de alguns minutos o seu Pen já estará com o sistema de arquivos NTFS.
Como alternativa a dica acima, você pode usar o ÓTIMO gerenciador de partições GParted (para sistema de arquivos para Linux, Windows e outros) e, ou então o Partition Wizard, que rodam direto a partir de um CD LiveCD. Com esses dois ótimos programas gerenciadores de partições podemos deletar, criar, redimansionar (dividir a partição) e formatar a partição (ou as partições) de discos rígidos nos mais diversos formatos de arquivos.

                                                                             Por: Jkbyte

Ativar o recurso Areo do Vista e Seven pelo Registro

Para ativar o recurso gráfico “Aero” encontrado no Windows Vista e Seven, via Registro do Windows, basta acompanhar as dicas nos passos descritos abaixo, mas, dependendo da configuração do hardware do PC, ele pode ficar bem lento nas aberturas dos menus:

1> Inicialmente acessar a chave do Registro: HKEY_Current_User/Software/Microsoft/Windows/DWM (Forçar a exibição do Vista Glass em PCs com DirectX 9c). Clicar com o botão esquerdo do mouse no item Editar/Localizar; no campo Localizar digitar Composition e clicar no botão Localizar Próxima.

2> Em seguida, dar clique duplo e inserir o valor “1”. Faça o mesmo com a opção CompositionPolicy. Em seguida, teclar “F3” para encontrar outras entradas iguais e inserir o valor em “1”HKEY_Current_User/Software/Microsoft/Windows/DWM (Aumentar o número de janelas do FLIP 3D).

3> Clicar com o botão esquerdo do mouse na chave de nome “DWM”, na janela da direita clicar com o botão direito e selecionar a opção Valor DWORD (32 bits) e renomear para “Max3DWindows” (caso não exista). Em seguida, dar clique duplo em “Max3DWindows” inserir um valor de 1 a 10 (o valor padrão é 3).

4> Aqui, nesta chave HKEY_Local_Machine/Software/Microsoft/Windows/DWM (Vista com interface AERO para PCs sem placa de vídeo). Clicar com o botão esquerdo do mouse na chave de nome “DWM”, na janela da direita clicar com o botão direito e selecionar a opção Valor DWORD (32 bits) e renomear para “EnableMachineCheck” (caso não exista).

5> Em seguida dar clique duplo em “EnableMachineCheck” inserir um valor de 2. Agora, na chave HKEY_Local_Machine/Software/Microsoft/Windows/DWM (Resolva problemas de lentidão na interface AERO). Clicar com o botão esquerdo do mouse na chave de nome “DWM”, na janela da direita clicar com o botão direito e selecionar a opção Valor DWORD (32 bits) e renomear para “AnimationsShiftKey” (caso não exista). Em seguida dar clique duplo em “AnimationsShiftKey” inserir um valor de 1.

                                                                             Por: Jkbyte

Um comentário:

  1. muito esclarecedor tudo o que li aqui, parabens pela explicação, o que eu precisava, aqui eu encontrei ! obrigado, nota mil !!!!!

    ResponderExcluir