terça-feira, 7 de agosto de 2012


Processador Fraco e Fervendo

PCs Plus da Positivo

Solução para 755/1155/1156/1366

Nas grandes magazines do Brasil encontram-se para quem quiser comprar PCs da Positivo – os modelos Plus –, PCs estes com configuração bem fraca, principalmente no que se refere ao processamento de dados.
Como exemplo, veja abaixo a configuração de um modelo que serviu como base para esta matéria – a configuração é a seguinte:

Placa-mãe....,.......: Positivo POS-VVCN896BD

Processador.........: CPU         WinChip 5R, EstherVia c7-D 1800 Mhz – Multiplicador 9 x 200

Memória DDR2..: 1 GB DDR2 – 800 MHz – Clock real 400 MHz

Vídeo onboard....: Adaptador gráfico           VIA Chrome9 HC Integrated

HD (Hard Disk)..: Seagate de 250 GB – Buffer de 8 MB apenas

Mais memória:
Em termos de armazenamento temporário que é feito pelos chips de memória SDRAM do módulo de memória DDR2 de 1 GB operando a 800 MHz. Aqui pode-se fazer um upgrade na memória para 3 GB (1 GB + 2 GB) ou 4 GB (2 GB + 2 GB=). Com toda certeza o PC ficará bem mais rápido – será que fica?




Espaço suficiente:
Em termos de armazenamento permanente que é feito pelo HD de 250 GB e com tamanho da memória buffer de 8 MB, até que está de bom tamanho. Aqui o espaço de 250 GB é mais que suficiente para a grande maioria dos usuários domésticos, caso o PC não seja usado para instalar jogos ou baixar muitos vídeos.

Processamento insuficiente:
Agora, em termos de processamentos de dados binários que serão lidos e escritos na memória SDRAM DDR2 de 1 GB apenas, e na mídia do HD. Aqui está o grande problema.
Como este modelo de processador é bem fraco – bota fraco nisso – aumentando-se a capacidade de armazenamento da memória SDRAM a velocidade das leituras/escritas na memória RAM que será feita pelo fraco processador, resultará em pouco ganho.
Muito menos ganho ainda será obtido quando as leituras/escritas forem feitas diretamente na mídia do HD para, em seguida, serem escritas na memória SDRAM.
Além de ser fraco para processar dados binários, este processador esquenta demais – na verdade ele ferve –, e esquentando demais o PC pode se tornar lento. E para piorar a situação seu dissipador de calor é bem pequeno e, respectivamente, também o cooler que refrigera o dissipador é pequeno.
Desta forma, depois de três horas de uso contínuo a temperatura do processador passa facilmente dos 60 graus, e de sete horas (ou mais) de uso contínuo a temperatura do processador passa facilmente dos 70 graus.
A situação torna-se mais crítica ainda com mais de seis meses de uso, isto porque tanto o cooler como o dissipador de calor fica cheio de sujeira, principalmente poeiras, com isto, a refrigeração do processador fica seriamente comprometida.

OBS:
Este modelo de processador é do tipo onboard, ou seja, está integrado na própria placa-mãe, portanto, o usuário fica impossibilitado de fazer um upgrade da CPU.

Solução para o problema
Para mais detalhes sobre esta solução que está descrita em detalhes abaixo, veja as imagens acima – exaustor e cooler. Já o campo na cor verde da imagem acima se refere ao suporte de metal para manter o cooler na posição horizontal.




Portanto, para solucionar este problema de superaquecimento (como bem mostra a imagem acima) o jeito foi usar dois coolers, um fazendo a função de exaustor retirando toda a poeira e o calor gerado dentro do gabinete para fora via parte traseira do gabinete.
Já o outro cooler fazendo a função de ventoinha, ou seja, direcionando todo o ar captado por ele para o pequeno cooler e dissipador de calor do processador.
Este segundo cooler, além de direcionar o ar para o pequeno cooler e dissipador de calor do processador, também refrigera toda a área em volta do processador, principalmente o dissipador de calor do Chipset North bridge (chip ponte norte com códigos de instruções integradas).
Ele também refrigera módulos de memória, os capacitores e transistores de média potência que fazem parte do circuito PWM (Pulse Width Modulation ou Modulação por largura de pulso – circuito modulador de tensão no modo chaveado).
Veja nesta imagem acima o resultado positivo desta solução – capturado no EVEREST versão 5.50. Nesta imagem acima vemos que a temperatura da placa-mãe estava a 22 graus, e em seguida, do CPU Diodo (diodo sensor integrado no processador) estava a 41 graus.

Solução para 755/1155/1156/1366
Esta solução também  pode ser aproveitada para melhorar o sistema de refrigeração de processador que utilizam de sockets 755, 1155, 1156 e 1366 (modelos de processadores da Intel), como também com os modelos de processadores da AMD.
E para isto, basta inverter a posição do suporte de metal que ficará na parte superior, sobre o exaustor e aproveitando o mesmo parafuso que fixa o exaustor na parte traseira do gabinete.
O campo marcado em verde na primeira imagem acima (central) refere-se ao suporte de metal, que está na parte inferior.
Agora veja nesta imagem abaixo (da esquerda, suporte na parte superior) como fica a adaptação completa, seja para sockets 755, 1155, 1156 e 1366 (para modelos de processadores da Intel), e também, para modelos de processadores da AMD. Solução fácil de fazer e muito eficiente.




Cooler e dissipador de calor limpo
Outra ótima solução que podemos fazer para manter o cooler e o dissipador de calor do processador limpo e super refrigerado é a seguinte:
Todos os gabinetes possuem o seu respectivo duto de plástico para que o ar de fora seja direcionado para dentro do gabinete e para o cooler do processador, fazendo com que ele seja muito mais eficiente na refrigeração do dissipador.
Porém, na maioria das vezes o que é direcionado mesmo são poeiras, fazendo com que o cooler e o dissipador de calor do processador fiquem sujos muito mais facilmente.

Solucionando o problema:
Em determinadas localidade onde existe muita poeira, este duto pode mais prejudicar do que ajudar, e para resolver o problema basta colocar uma tela de malha de nylon para que a poeira pare nesta tela. Veja um exemplo na imagem acima – da direita. Já para fixar a tela de nylon no duto como mostra a imagem acima, basta tirar a segunda parte e usar cola branca para madeira. Já alguns precisam ser presos com elástico e cola branca para madeira.

                                                                                                          Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário