terça-feira, 14 de agosto de 2012


Fonte de alimentação para PCs

Como calcular sua potência real

Como calcular sua potência de pico
 
Vejamos aqui, como um exemplo, um caso real de um modelo de alimentação da “C3 Teck” e que opera com “600 Watts/Reais”, de como encontrar o valor real (em Watts) para este modelo – e outros também – de fontes de alimentação para PCs (veja a tabela abaixo).
Observando as informações na tabela baixo vemos que, no caso deste modelo de fonte da“C3 Teck”, as linhas de +3.3v (volts positivos – fios na cor laranja que saem de dentro da fonte) que transportam maiores correntes elétricas, 30 A (Amperes). Porém, estas mesmas linhas geram menos potências elétricas (99 W ou Watts, 30 x 3,3=), menos que as linhas de +5v e +12 v; as linhas de +5v (fios na cor vermelha que saem de dentro da fonte) transportam correntes de 28 A e geram 140 W de potência elétrica (28 x 5=).




Já as linhas de +12v (fios na cor amarela que saem de dentro da fonte) transportam menos correntes (20 A) em comparação com as linhas de +3,3v e +5v, porém, geram muito mais potência elétrica (240 W, 20 x 12=).
Outros modelos mesmo sendo desta marca – ou de outras marcas – podem operar com mais ou menos corrente e potência elétrica.
Aqui está o segredo das ótimas fontes para PCs – e pelo seguinte: Transportar tensão elétrica de +3,3v, +5v e +12v qualquer fonte transposta, agora, transportar “corrente real (A)” e que resulta em “potência real (W)” somente fontes de ótima qualidade podem fazer isto.
Considerando que ocorrerão – isto na realidade sempre ocorre – variações de "1 à 2%" (média de 1,5%) nas principais linhas de voltagens da fonte, linhas estas como a de: +3,3v; +5v; e +12v; teremos um acréscimo aproximado (em Watts) de 2,98W (sobre os 99W, resultando em 101,98); + 2,1W (sobre os 140W, , resultando em 142,1); e + 3,6 W (sobre os 240W, resultando em 243,6), total de 487,68 W.
Portanto, a potência combinada máxima (CNTP - Condições Normais de Temperatura e Pressão dentro da fonte) será de 601,28 Watts.
Para mais informações sobre “CNTP” consultar: Seventeam, CoolerMaster, C3 Tech , WiseCase, Corsair, OCZ, Thermaltake, Huntkey padrão ATX 2.0 ou superior, com no mínimo 500W reais e com o recurso “PFC” ativo e “GPU (Graphics Processing Unit – Unidade para o processamento gráfico – Processador gráfico) que já vem integradas nas placas aceleradoras gráficas de fábrica.
Aliás, as placas aceleradoras gráficas deveriam ser iguais as placa-mãe, ou seja, com suporte as memórias DDR2/DDR3 e as GPUs mais rápidas. Assim poderíamos fazer upgrades da GPU e da memória e não teríamos que comprar uma nova placa e ter que desfazer da placa menos recente a preço de banana.




Potência das Fontes – como saber
Sempre perguntei se poderia existir algum programa que calculasse a potência real da fonte sem ser preciso abrir o gabinete do PC. Pensando nisto fiz uma extensa pesquisa na Internet sobre tal programa, mas, o que encontrei foram esses links de sites indicados abaixo.





Quanto Watts seu sistema todo consome
Fica difícil saber exatamente quanto Watts (potência elétrica) consome um sistema completo composto pelos seguintes dispositivos:
PC (Fonte, Placa-mãe, CPU, Memória, Placa gráfica, HD, Coolers, Drive CD/DVD, Drive cartão de memória, placas extras), Monitor, Impressora, Caixas de som, Dispositivos USB ligados no PC, HD externo, Modem DSL, Roteador, e alguns outros dispositivos conectados no mesmo sistema elétrico.
Desta forma realmente fica difícil saber já que o consumo de potência começa pelo Estabilizador, pelo Filtro de linha ou pelo nobreak, caso existam. Portanto, nesta dica você saberá o quanto o seu sistema está consumindo em Watts:

1> Caso seu sistema informatizado esteja sendo alimentado pelo estabilizador e este ligado a uma rede elétrica de 127>130 volts (127 tensão ideal >130 tensão normal) e devidamente aterrada, fazer o seguinte: Ligue um filtro de linha na rede elétrica (veja a imagem abaixo) e ligue o estabilizador neste filtro, agora, retire o fusível do filtro e coloque um de “3 Amperes”. Aqui o fusível do Filtro se queimará devido ele ser a “ponte” entre a rede elétrica e o sistema que será alimentado.
2> Ligue o estabilizador e todos os equipamentos que fazem parte do seu sistema: PC, Monitor, Impressora, Caixas de som, Dispositivos USB ligados no PC, etc. Caso o fusível do filtro não se queime é porque o seu sistema está consumindo menos de “390 Watts” (3 A x 130 V=) – por hora. Mas certamente ele se queimará! Caso ele se queime quer dizer que seu sistema está consumindo mais de “390 Watts/Reais”.


3> Caso o fusível de “3 A” se queime, retire o fusível de “3 A” do filtro e coloque um de “4 A.”, ligue o estabilizador e todos os equipamentos que fazem parte do seu sistema. Caso o fusível não se queime é porque o seu sistema está consumindo menos de “520 W/R” (4 A x 130 V=).
4> Portanto, agora você já sabe quanto Watts seu sistema informatizado está consumindo por hora – entre 450 à 500 W/R/h. Agora, caso seu sistema fique ligado por dez horas, por exemplo, ele estará consumindo algo como: 5.2KW (KiloWatt).
5> Já quando o sistema está sendo alimentado pelo estabilizador, e este ligado a uma rede elétrica de 220 volts, a capacidade do fusível cai praticamente pela metade e a potência elétrica sobe. Um exemplo: fusível de “2,5 A” x “220 V” igual a “550 W”. Como podemos ver numa rede de “220 v.” o consumo será bem menor devido a tensão elétrica operar em dobro e de forma mais estável, portanto, menos corrente, menos aquecimento e menos consumo elétrico.

Componentes do PC que mais consomem energia
Aqui tudo está relacionado diretamente com a fonte do PC, isto porque é ela que libera toda a potência elétrica para que o PC funcione corretamente e, principalmente, de maneira estável o tempo todo – o PC não pode travar e muito menos reiniciar. Por ordem:

1> Fontes de alimentação
Embora seja função das fontes de alimentação fornecer toda a potência létrica necessária para alimentar todo o hardware do PC (placa-mãe, CPU, memória, HD, placa aceleradora gráfica, drive de CD/DVD, e outros periféricos conectados no PC). Elas também consome potência elétrica internamente, tanto é verdade que as melhores fontes são aquelas que usam os recursos 80 Plus (veja imagem abaixo e respectivos links http://80plus.org/manu/psu/psu_join.aspx ), PFC ativo ( http://www.boadica.com.br/dica/337/o-que-e-pfc ). Estabilizadores e nobreaks tabém estão na lista dos dispositivos que consumem potência elétrica, por terem muitos componentes eletrônicos integrados internamente, tais como: diodos, capacitores, resistores, varistores, transitores, são alguns exemplos ( http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=169198 ).

2> Placa-mãe
Este componente (o maior e o principal do PC), componente este que recebe todos os outros é o que mais consome energia, isto porque é na placa-mãe que está a enorme quantidade de componentes eletrônicos, tais como: capacitores, cristais, transistores, resistores, diodos; CIS (Chips Integrados), slots para placas de expansão (PCI, PCI-Express x1, PCI-Express x16 (este toma para si 75 W), módulos de memória, etc.),





3> Processador
Este componente também está entre os que mais consome potência elétrica devido a quantidade de componentes eletrnicos que ele possui integrados em seu núclo (ou núcleos, no caso dos DualCores, QuadCores, etc.). Citando um exemplo, o processador modelo DualCore Intel Core 2 Duo E7500, 2933 MHz (11 x 267) conta com mais de 228 milhões de transistores – mais os outros componentes eletrônicos – num espaço de apenas de 3,75 cm. x 3.75 cm., ou seja, 14,06 cm. quadrado. Já o espaço interno reservado só para os transistores é de apenas 8,2 cm. quadrado. E é devido a esta grande quantidade de componentes num pequeno espaço que gera tanto calor.
4>Placa aceleradora gráfica

Este componente – pode não parecer – está entre os que mais consome potência elétrica, principalmente modelos mais recentes e potentes que exigem mais Watts somente para elas. Como exemplo, este modelo: VGA EVGA GeForce GTX 680 SC 2048MB (2GB) DDR5 PCI-Express 02G-P4-2684-KR, esta placa exige, no mínimo, uma fonte de alimentação operando com 456 Watt/Reais somente nas linhas de +12 volts e que disponibilize 38 A (12 x 38=). A fonte de alimentação de 600 Watts/Reais da “C3 Teck” citada acima não da conta do recado, pois opera com somente 20 A e 240 W nas linhas de +12 v. Potanto, para esta placa gráfica deve-se usar uma fonte que opere no mínimo com 700 Watts/Reais – como este modelo por exemplo: Fonte C3 Tech ATX 850W PSH-850V 20+4PS-CIL (primeira imagem no topo).



5> Dispositivos HD
Este dispositivo também está entre os que mais consome potência da fonte, principalmente modelos com capacidade acima de 250 GB. Aliás, se o PC conta com HD de 250 GB (ou mais) e uma placa gráfica  –  mesmo sendo um modelo AGP8x ou PCI-Express x16 e operando com memória de 1 GB e 64 bits – necessita de uma fonte de 500 Watts/Reais, no mínimo.
6> Drive de CD/DVD
Mais um componente que, caso seja usado constantemente, também pode ser considerado um bom consumidor de potência elétrica já que – como o HD (IDE PATA e IDE SATA), drive de disquete, coolers, placa-mãe, processador, placa gráfica, etc. – também faz uso direto da linha de 12 v da fonte.

7> Dispositivos USB
Dispositivos USB também estão na lista dos que mais consomem potência elétrica atualmente. não pela potência dos dispositivos conectados no PC que utilizam as portas USB, e sim, pela quantidade de dispositivos que podem ser conectados no PC, tais como: HD externo, drive gravador/leitor de CD\DVD, impressora, câmera digital, pendrive, adaptador de rede Wireless, teclado, mouse – a lista é longa.




8> Módulos de memórias
Esses componentes não são devoradores de potência elétrica como os já citados acima, porém, também são componentes que consomem – pouco, mas consomem. Módulos de memória por operarem com baixa voltagem (DDR2, por exemplo, opera com 2.5 v, e DDR3 com 1,5 v) exigem pouca corrente elétrica, portanto, geram pouco consumo.

9> Dispositivos PCI, AGP, PCI-E x1 e x16
Estes entram na lista dos dispositivos do PC que mais consomem potência elétrica, dispositivos estes conectados nos slots PCI (Peripheral Component InterConnect), como Modem para iconexão discada, placas de rede com velocidade até 100 Mb/s (Mega bits por segundo), placa de som, placa de captura, etc.; AGP (Acelerated Graphics Port) refere à porta (slot) com tecnologia do bus AGP para a conexão de placas aceleradoras gráficas que operam com altas taxas de transferências de dados por segundo, veja nesta imagem acima um slot AGP 8x e que opera com tensão elétrica de 1.5 v.; e slots PCI-Express (Peripheral Component InterConnect Express) para dispositivos que operam com transferências em Gb/s (Giga bits por segundo), tanto para placas de rede (PCI-E x1) e para placas gráficas (PCI-E x16). Este slot PCI-E x16 toma só para ele 75 Watts que chega até a placa-mãe.

10> Aterramento elétrico
Na verdade o aterramento não consome potência elétrica como os dispositivos citados acima, e sim, ele contribui DIRETAMENTE para que o consumo de potência elétrica seja bem menos, principalmente quando a rede elétrica que alimenta estabilizadores, nobreaks, filtros de linha, fontes do PCs, o monitores e tantos outros dispositivos que fazem parte desse sistema elétrico devidamente aterrado. E além disso, o aterramento elétrico da mais proteção para todos os dispositivos contra danos caso ocoraam descargas atmosféricas (raios). Pense seriamente nisto ( http://quixeramobimagora.blogspot.com.br/2010/03/ceara-3270-raios-em-apenas-um-dia.html ).

                                                                                                        Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário