sábado, 5 de maio de 2012


Windows Me/XP/W7/W8 operando a mil

Para que o Me (Millennium Edition - muitos ainda o utilizam), ou as versões mais modernas do Windows funcionem de forma super estável em qualquer PC, basta fazer o seguinte – pode-se fazer o mesmo com todos os Windows:

1> Primeiramente, depois de salvar TODOS os dados importantes do HD, principalmente se o cliente exigir, deve-se ZERAR o MBR (Master Boot Record). E para isto basta rodar o MBRWipe e, em seguida, o MBRWork.exe.
2> Esses dois eficientes aplicativos (o MBRWipe é bem mais agressivo) zeram (deletam) a tabela de partição (contém informações referentes ao sistema de boot para o sistema que será instalado) e a tabela de formatação (contém informações referentes ao formato de arquivos para o sistema que será instalado).
3> Essas tabelas (partição e formatação) ficam gravadas na "Trilha 0, Cilindro 0, Cabeça 0 e Setor 1" do HD, sendo que o setor 1 possui 512 bytes apenas. E é nesta pequena área do HD aonde muitos vírus de HDs se instalam, com isto eles impedem que se crie uma nova tabela de partição, e sem partição, não se pode criar uma nova tabela de formatação. Muitos usuários e até técncios "mechânicos" dizem que o HD está perdido.
4> Depois do HD completamente zerado criar a respectiva partição e formatá-la com o CD 98Se (para o 98Se), Me, XP. Instalar o 98SE, instalar os respectivos drivers e programas, fazer ajustes necessários no sistema e no registro.
5> Fazer a atualização para o Windows Me dentro do próprio 98Se. Ou fazer a atualização para o XP dentro do próprio Me, caso o XP insista em não dar o boot num PC onde se pretende instalar o XP – primeiro instala-se o Me depois atualiza-se para XP dentro do Me já instalado.
6> Depois da atualização do 98Se para Me já terminada, dar boot com o CD do Me e selecionar a opção Boot mínimo. No prompt do ‘A’ digitar C: e (Enter), digitar:
cd c:\windows\command  (Enter), digitar agora essa linha de comando abaixo:
deltree c:\_restore  (Enter), e digitar
deltree c:\windows\system\restore  (Enter).
7> O Me exige a manutenção corretiva e preventiva, sendo que os técnicos não fazem antes de entregar o PC ao cliente. Outro item é fazer o backup do Registro para poder voltar o sistema em caso de falha, e para fazer o backupt (ou restore) usar este comando no “Somente prompt de comando”, dentro do Me digitar esta linha de comando:
scanreg/backup  (Enter)
8> Já para fazer o restore, dar boot com o CD do ME, selecionar a opção Boot mínimo, no prompt do ‘A’ digitar C: (Enter), digitar cd c:\windows (Enter), digitar agora essa linha de comando:
scanreg/restore  (Enter).

Chkdsk completo no modo Prompt de comando do XP
Podemos fazer a manutenção (checagem por erros em arquivos de sistema ou não) no modo parcial ou completo (dentro do 2K/XP/2K3/Vista/W7) numa partição FAT/NTFS rodando Windows 98/ME/2K/XP/2K3/Vista/W7, por exemplo. Para isto usar o Chkdsk.exe no modo “Prompt de comando” do XP, por exemplo, e fazer uma manutenção parcial ou completa, fazer o seguinte:
1> Executar o aplicativo Prompt de comando (Iniciar>Todos os programas>Acessórios> Prompt de comando).
2) Já com o Prompt... aberto, digitar estas duas linhas de comandos abaixo, sendo que primeira para manutenção parcial:
chkdsk /f  e teclar (Enter)
chkdsk /v/x/f/r/i/c  e teclar (Enter)

OBS:A manutenção parcial (ou a completa) será feita quando a máquina for reiniciada ou ligada. A completa é bem demorada.

Chkdsk via Console de recuperação do Windows XP
Para fazer manutenção no XP sem ser preciso usar o CD de instalação dele, fazer o seguinte:
1) Dentro do XP rodando corretamente e com o CD de instalação deste na respectiva unidade leitora de CD/DVD, ir ao Iniciar>Executar>Abrir: e digitar
d:\i386\winnt.exe /cmdcons  e clicar no botão OK. A letra “d”, aqui no caso, refere-se a unidade leitora de CD/DVD.
2) No menu que aparece clicar em Sim>Avançar, aguardar a conclusão do processo e clicar no botão OK. Ao reiniciar a máquina você verá duas opções de boot: a primeira para o carregamento normal do XP, e a segunda para se fazer manutenção no sistema.
3) Ao selecionar a opção Console de recuperação do Microsoft Windows XP você verá na tela do DOS a partição (ou partições), a 1:C:\Windows onde o XP está instalado. Para acessá-la basta teclar 1 “Enter” e “Enter” novamente. No caso do usuário administrador possuir uma senha ela será solicitada.
4) Digitando-se help será exibida na tela uma lista dos comandos disponíveis para a manutenção de recuperação do XP, como o comando chkdsk
5) Para descobrir mais informações sobre cada comando, digitar, por exemplo: chkdsk /? (Enter). Já para sair do Console..., teclar Exit.
6) No caso das duas opções não aparecerem na tela de boot, será preciso alterar a configuração do tempo de exibição da tela de boot no menu “Propriedades de sistema”.
7) Para isto clicar com o botão direito do mouse em “Meu computador>Propriedades>Propriedades de sistema>Avançado>Configurações (3ª. opção)>Inicialização e recuperação. Altere as duas opções de tempo para algo como 10 (10 segundos), em seguida clicar no botão OK e OK para concluir o processo.

Chkdsk para recuperação do XP via CD de instalação
Antes, porém, observar que, caso o Console de recuperação do Microsoft Windows XP não esteja instalado como indicado na dica acima não será possível fazer a manutenção no XP por este método. E no caso de ser preciso fazer a manutenção ou a reinstalação do XP a partir do CD de instalação. E para reinstalar o XP, por exemplo, sem perder nada da configuração é aconselhável usar antes o comando: chkdsk /p /r Para isto basta fazer o seguinte:
1) Bootar o PC com o CD de instalação do XP e deixar carregar como se fosse instalar o XP a partir do zero.
2) Na 1ª. janela que aparecer teclar R (de Recuperação) para chegar na janela 1:C:\Windows onde o XP está instalado. Nesta janela teclar 1 e “Enter” e “Enter”. Caso o Administrador possua uma senha esta será solicitada.
3) Em seguida, digitar esta linha de comando: chkdsk /p /r e teclar (Enter). Lembre-se que o processo será bem demorado, portanto, desligue o monitor.
4) Para reinstalar o XP/2K3 a partir do CD de instalação depois de usar o comando “chkdsk /p /r”, reiniciar a máquina com o CD do XP na unidade, na 1ª. janela que aparecer teclar Enter, na 2ª. janela teclar F8 e na 3ª. janela teclar R (de Reinstalação) para que o Windows seja reinstalado sem que nada seja alterado na instalação anterior.

Restaurar o XP/Vista via LiveCD do XP
Há casos em que o XP (e também o Vista) fica seriamente corrompido e, aí, fica impossível acessá-lo pelo modo normal e até mesmo pelas opções tais como: Última configuração válida, Modo seguro, Modo seguro com rede e Modo seguro com prompt de comandos, para podermos restaurá-lo usando pontos de restauração previamente criados. Ocorrendo isto, lançamos mão do CD de instalação do XP para acessar o modo de Reparação via Console (veja a dica: Chkdsk para recuperação do XP via CD de instalação). Se não for possível usar a ferramenta Chkdsk /p /r, reiniciar o PC e ir direto para a opção de Reinstalação do XP para que a instalação deste (que já está no HD) não seja alterada. Para isto basta fazer o seguinte:
1) Ainda com o CD de instalação do XP na respectiva unidade, reiniciar o PC e deixar carregar como se fosse instalar o XP a partir do zero. Na 1ª. tela que aparece teclar Enter, na 2ª. tela teclar F8 e na . tela teclar R (de Reinstalação) para que o XP seja reinstalado].
2) Porém, há casos que esta opção fica indisponível, ou seja, como o XP está seriamente corrompido a opção R (de Reinstalação) não será mostrada na . tela, somente opções de partição e formatação do HD.
3) Porém, ainda nos resta uma solução que é a seguinte: Bootar o PC com o LiveCD do XP SP1 (ou do SP2, este é mais pesado) e, depois de totalmente carregado na memória, clicar no botão “Iniciar>Programas>System Tools> em Check Disk
4) Na tela que aparece (tela preta do DOS, do cmd.exe) digitar c: e teclar (Enter), teclar Y e (Enter), novamente teclar Y e (Enter). Aguardar o término de todas as etapas (são 5), portanto, bem demoradas. Depois de terminadas as etapas, reiniciar o PC para que o XP carregue normalmente – geralmente carrega.

                                                                                                                                          Por...Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário