sábado, 26 de maio de 2012


Fusíveis – Qual o valor ideal?

Quando se instala dispositivos para o gerenciamento de energia, tais como: Estabilizador, Filtro de linha e Nobreak para proteger o Microcomputador, Monitor LCD/LED, HD externo, Modem DSL, Roteador, etc. (ver a imagem abaixo).
Ninguém – muito menos técnicos de hardware – se preocupa com o valor correto da corrente (em Amperes) que o fusível (ou fusíveis –  http://www.brasilescola.com/fisica/fusiveis.htm ) de cada dispositivo deve suportar, sendo que o fusível serve para dar maior proteção ao próprio dispositivo (ou dispositivos) ligado a rede elétrica.
Aqui no caso – ver esta imagem abaixo –, pode ser o estabilizador (primeiro, ligado na tomada aterrada na parede), Nobreak (segundo, ligado no estabilizador) e o filtro de linha (terceiro, este ligado no Nobreak), e os equipamentos (microcomputador, monitor LCD/LED, HD externo, Modem DSL e Roteador) ligados no filtro de linha.


E mais ainda, para dar mais proteção ao sistema todo, ou seja, a todos os equipamentos, como o próprio PC, monitor, impressora, scanner, caixa de som, etc., deve-se observar o valor dos fusíveis usados nesses dispositivos (estabilizador, nobreak e filtro) E isto é de grande importância, como veremos nos passos descritos abaixo.
No que se refere a proteção completa ao estabilizador, nobreak, filtro de linha, microcomputador e tudo ligado a rede elétrica, NÃO esquecer do principal – o aterramento elétrico.

Subtensões e sobretensões
Digamos que o PC trabalhe com uma fonte de alimentação de 500 Watts reais e esta fonte está sendo alimentada por uma rede elétrica de 130 volts. Porém, uma rede elétrica de 130 v. (ou de 220 v.) nunca opera com esta voltagem a 100 %, pois ocorrem quedas (subtensões) e elevações (sobretensões).
No caso das quedas elas são aceitáveis até o nível mínimo de 115 v. e as elevações até o nível máximo de 150 v. A tensão correta (100 % ideal) que deveria ser fornecida 24 horas por dia e a de 127 volts RMS (Root Mean Square – algo como Raiz quadrada  média  principal –, veja imagem abaixo e  http://www.kpsec.freeuk.com/acdc.htm).
Inclusive, para se fazer testes 100 % confiáveis deve utilizar multímetros do tipo TrueRMS, que possibilitam medições de valores reais e eficazes, principalmente quando a forma de onda na saída não for a senóide.
Como sabemos, na rede elétrica ocorrem subtensões e sobretensões. Entretanto, as quedas de energia são aceitáveis por dispositivos de informática até o mínimo de 115 v., sendo por isto que as chaves para a mudança de voltagem destes dispositivos possuem estes valores (115/220). Mais informações sobre tensão neste link abaixo.


Já as elevações aceitáveis por dispositivos de informática, vão até o máximo de 155 v.



Fusível, Subtensão, Sobretensão
Portanto, vejamos nas tabelas abaixo quais são os valores corretos da corrente (em Amperes) para o fusível (ou fusíveis) para cada dispositivo – ou dispositivos

OBS:
Se existirem, por exemplo, três (ou mais) dispositivos que usam fusíveis, todos os fusíveis deverão ter o mesmo valor. Vejamos nas tabelas abaixo como ficaria a proteção do PC no caso de usar valores diferentes para os fusíveis:
Como podemos observar nas tabelas abaixo, a proteção do PC, por exemplo, fica comprometida caso se use fusíveis com valores diferentes nos dispositivos.


Na segunda tabela vemos que, no caso da rede elétrica ser de 130 V, devemos usar fusíveis de 4 Amperes em filtros de linha, estabilizadores ou nos nobreaks, para fontes de alimentação que operam com 500 Watts reais e as que operam com 500 Watts de pico.
Quando o PC usa uma fonte que opera com 500 Watts reais e/ou uma genérica que opera com 500 watts de pico e 220 watts reais, por exemplo, nunca se deve usar fusíveis acima de 4 A. para estabilizadores, filtros e nobreaks.
Já no caso do filtro de linha, estabilizador ou nobreaks estar ligado numa rede elétrica de 220 V, o valor do fusível será menor ainda, de 2,5 Amperes, e pelo seguinte: 2.5A x 220V= 550 W. Neste caso o consumo de energia será menor pois a corrente necessária é de apenas 2.5 A., e a potência disponibilizada é maior.

                                                                                                      Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário