domingo, 13 de maio de 2012


Placas-mãe energizadas – PERIGO

Muitos modelos de placas-mãe modernas – principalmente modelos da ASUS – trazem integrados nas placas-mãe um LED, geralmente de cor verde. Esse LED é alimentado pela tensão de +5V que chega até ele pelo fio de cor púrpura (ou roxo) e pelo pino 9 no conector de 20/24 pinos da fonte de alimentação. Portanto, indica que o sistema está energizado o tempo todo até que seja desconectado da tomada elétrica. Essa tensão positiva de +5,0 vdc é usada com técnica conhecida por SB (Stand By) para o modo de economia de energia e, ainda, conta com a função de ligar a máquina quando se pressiona o botão liga/desliga, já que este sinal também gera o sinal de tensão PWG_OK, sinal que a fonte envia para a placa-mãe. Sendo assim, não se deve trocar a CPU, módulos de memória e periféricos (HD, Unidade leitora de CD/DVD, de Disquete, etc.).




Fios (Suas cores e tensões) dos chicotes da Fonte
Tensões de +5 volts (fios vermelhos – tensão positiva de 5 V); tensões de +12 V (fios amarelos – tensão positiva de 12 V); tensão de -5 V (fio branco – tensão negativa de 5 V); tensões de -12 V (fio azul – tensão negativa de 12 V). Fios de cor laranja nas fontes ATX/EATX conduzem tensão de +3.3 V.
Já nas fontes ATs o fio de cor Laranja se refere a tensão de proteção. Exemplificando: caso haja um curto circuito em algum ponto na placa-mãe e/ou num dispositivo alimentado por corrente, esta tensão de proteção ‘corta’ a corrente que alimenta a placa-mãe e/ou o dispositivo eletrônico. Nas fontes ATX/EATX esta função fica a cargo do fio cor cinza no conector do sistema ATX de 20/24 pinos.

Atualizar Registro SEM reiniciar o computador
Quando se altera itens do Registro, deve-se teclar F5 para atualizar e, às vezes, não será preciso reiniciar o computador. Basta reiniciar o Windows Explorer (reiniciar por software). No caso do XP, por exemplo, você reinicia o Windows Explorer teclando-se no botão Iniciar e em Fazer logoff. Clique no botão Não, caso você esteja usando o Windows 95 ou em Cancelar (caso esteja usando o Windows98).

Scandisk no modo DOS e Completo
Para se fazer uma manutenção parcial ou completa numa partição FAT rodando Windows 98SE/ME e até outros sistemas, como o 2K/XP/2K3, por exemplo, já que muitos técnicos ainda instalam esses sistemas usando este sistema de arquivos que, no caso do XP, ele roda mais rápido, mas, com bem menos segurança. Para usar o Scandisk no modo DOS parcialmente ou no modo completo, fazer o seguinte: 1) Dar boot com o CD do ME e selecionar a opção “Boot com suporte a CD”; 2) Já no prompt do ‘A’ digitar estas duas linhas de comando, sendo que primeira para manutenção parcial:
scandisk/autofix/nosave/nosummary c: e dar (Enter)
scandisk/autofix/nosave/nosummary/surface c: e dar (Enter). Desligar o monitor, pois todo o processo será bem demorado, mas funciona.

Limpar entradas de programas no Registro
Como exemplo, siga os passos para limpar entradas (Entry) inválidas que, certamente, ainda estão registradas no Registro do Windows. Siga esses passos:
1) Acessar o editor do Registro de sua máquina, indo ao Iniciar/Executar e digitar Regedit, “OK”. Já no menu do editor do Registro clicar no botão “Editar/Localizar... e, em seguida, no campo “Localizar:”.
2) Digite agora o nome do programa que se deseja limpar todas as entradas. Por exemplo: Microsoft Office, clicar no botão Localizar.
3) Enquanto o sistema estiver pesquisando o Registro, dará a impressão que a máquina travou, e o motivo da demora é que o programa pesquisará por todo o Registro. Portanto, aguarde com paciência.
4) Para continuar a pesquisa, basta ir teclando “F3” até que seja exibida a mensagem Pesquisa do registro concluída, <OK>.
5) Depois da pesquisa concluída, reinicie a máquina, teclando Ctrl+Alt+Del, para que tudo que estiver carregado no Registro ou na memória RAM, seja atualizado.
6) Pode-se também, utilizar a técnica abaixo “Atualizar o Registro SEM reiniciar o computador”, veja - à descrita na dica adiante.

Limpar entradas de programas no Registro no Modo de segurança
Também – e na maioria das vezes, mesmo utilizando este método Editar/ Localizar...(Ctrl+F)/ Localizar...(F3)/Nome do programa/Localizar próxima/ e Excluir), o problema não é resolvido. Isto porque, depois reiniciar o computador e acessar o “Modo de segurança” do Windows, e executar o editor do Registro. Lá ainda se encontram muitas entradas de programas excluídos já à um bom tempo. Assim sendo, para se fazer uma limpeza completa no Registro, deve-se acessar o “Modo de segurança” e, em seguida, ir a Iniciar/Executar/e digitar Regedit, OK. Já no editor do Registro, clicar em “Editar\Localizar\Marcar o item “Coincidir seqüência inteira”, no campo “Localizar:” digitar o nome do arquivo que se deseja excluir, Nero.exe, por exemplo. Em seguida clicar no botão “Localizar agora” para encontrar o item desejado. Para encontrar outras entradas dessa entrada teclar F3 até aparecer a mensagem “Pesquisa concluída”.

Restaurar Registro do Windows XP/2003
No sistema Windows XP e 2003 (2K3), por exemplo, o método de cópia do Registro e restauração do mesmo é diferente (e mais fácil também) daquele usado no Windows 95, 98 e ME. No XP e 2K3 faz-se a cópia (Criar pontos de restauração) e a respectiva restauração do sistema, ao invés de se Exportar (copiar) e Importar (restaurar) o Registro do Windows 95/98/ME. Assim, caso ocorra algum problema com o seu Windows XP/2003 e não consiga carregá-lo no modo normal, vá até a dica 68 para solucionar o problema. Entretanto, para solucionar o problema deve existir, no mínimo, um ponto de restauração já previamente criado. Caso não exista ponto de restauração, não será possível solucionar o problema, portanto, será preciso criar.

Criar pontos de restauração do sistema
Deve-se criar o primeiro ponto de restauração do sistema quando o Windows XP é terminado de ser instalado. Ou ainda, antes de se instalar programas críticos (jogos, por exemplo) ou um determinado dispositivo. Assim, caso ocorram problemas depois do programa crítico instalado ou algum conflito de driver, depois de instalar algum dispositivo (um Modem, por exemplo), restaura-se o XP a partir do ponto em que o programa crítico (ou o dispositivo Modem) ainda não estava instalado.
1) Para criar pontos de restauração de sistema, ir a “Iniciar/Todos os programas/Acessórios/Ferramentas de sistema/Restauração do sistema”. Na tela “Bem-vindo à restauração do sistema” clicar na opção Criar um novo ponto de restauração.
2) No campo “Descrição do ponto de restauração” inserir a “data” em que se está criando um novo ponto de restauração do sistema, algo como: 23117. O sistema se encarregará de inserir a hora.

Tamanho fixo (500 MB) para Pontos de restauração
Por padrão o XP e o Vista definem uma área de 12% do espaço livre do HD para criar Pontos de restauração (PRs). Ocorre que, caso o HD seja de 250 GB, por exemplo, esta área será de 30 GB – muito espaço só para os PRs. Para limitar esta área para 500 MB (fixa), basta fazer o seguinte:
1) Clicar em Iniciar>Executar>Abrir: digitar regedit e clicar no botão OK. Já no editor do Registro acessar a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/WindowsNT/CurrentVersion/SystemRestore
2) Ao encontrar esta chave dar clique duplo na subchave “SystemRestore” e na janela da direita dar clique duplo na opção “DiskPercent”, mudar o valor desse item para 0 (zero).
3) Agora dar clique duplo nesses itens: DSMax e DSMin e inserir o valor 1f4 (em hexadecimal). Fazer o mesmo processo no item “Cfg” (Configuration).
4) Sendo que, aqui, será preciso criar as entradas DSMax e DSMin e inserir o valor 1f4. Depois dessas definições, exportar a chave System Restore para poder importá-la posteriormente.
5) Para exportar uma chave basta clicar com o botão direito do mouse na repectiva chave e clicar na opção Exportar.

Restaurar arquivos originais de sistema
Inserir o cd de instalação do XP na unidade leitora de CD/DVD. Em seguida ir ao Iniciar\Executar e digitar sfc /scannow e clicar no botão OK.

Manutenção do XP usando o CD de instalação
Reiniciar a máquina com o CD de instalação do XP, pressionar qualquer tecla para iniciar pelo CD. Ao aparecer a primeira tela do XP teclar R (de Reparar), já na janela de Prompt teclar o número da partição (1, por exemplo) e a senha do administrador (caso exista), não existindo teclar Enter. No prompt digitar chkdsk /p /r e teclar Enter.

Restaurar o Windows XP via Prompt de comando
Reiniciar a máquina teclando F5 e ao aparecer a tela com várias opções, selecionar “Modo seguro com prompt” e teclar Enter. Já na tela do Prompt digitar a seguinte linha de comando: %systemroot%\system32\restore\rstrui.exe e teclar Enter.

                                                                                                              Por...: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário