segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sistema Windows (TODOS) mais eficiente e rápido

Se você quer um sistema mais eficiente e rápido na abertura de programas, ou seja, sem arquivos fragmentados, sem erros e devidamente organizados no HD, deve-se fazer o seguinte: PS: Meus colegas dizem que eu sou viciado em chkdsk, cleanmgr e defrag.
1) Já no término da instalação do sistema operacional Windows (todos) deve-se fazer a checagem de disco (Iniciar>Executar>Abrir:>digitar cmd>clicar no botão OK>digitar esta linha de comando: chkdsk /v/x/f/i/c e teclar Enter>teclar "S" e teclar Enter> e reiniciar o PC).
2) Em seguida (depois da primeira etapa já realizada), fazer a limpeza de disco usando a própria ferramenta do Windows, o utilitário cleanmgr (encontra-se no C:\Windows\System32), depois da limpeza de disco já feita executar o utilitário desfragmentador do próprio Windows, o dfrg (C:\Windows\System32). OBS: Deve-se fazer a limpeza de disco e a desfragmentação a cada três dias, no máximo.
3) Caso o seu XP seja do tipo personalizado, ele não contará com o programa desfragmentador de disco nativo do XP, portanto, basta usar estes ótimos softwares – pela ordem: PuranDefrag, UltimateDefrag, Defraggler e/ou SmartDefrag. Já para a limpeza de disco uso a própria ferramenta do XP, o cleanmgr.exe, mais o Wise Disk Cleaner e Your Cleaner.
4) Além da desfragmentação normal do disco deve-se fazer a desfragmentação da memória virtual, e para isto basta usar este excelente utilitário: pagedfrg.exe. Também pode-se fazer a desfragmentação do sistema por meio das linhas de comandos dos DOS, inclusive, no Vista,W7 e W8. Para isto basta teclar Tecla Win+R, digitar cmd, teclar Enter e digitar defrag para visualizar as opções existentes e disponíveis.
5) No caso do Windows XP, por exemplo, as opções disponíveis são as seguintes:
defrag c:\ -a (faz uma análise rápida da unidade); defrag c:\ -f (força a desframenta mesmo com pouco espaço em disco); defrag c:\ -v (exibe uma relatório completo sobre o tamanho do volume, e outros informações importantes). Pode-se usar esta linha de comando: defrag c:\ -a –f -v (faz todo o trabalho completo).
6) Já no caso do Windows Vista, Sevem (ou 7), por exemplo, as opções disponíveis são praticamente as mesmas, com a diferença de usar a barra invertida para a direita ao invés de usar o traço na horizontal:
defrag c:\ /a (faz uma análise rápida da unidade); defrag c:\ /f (força a desframenta mesmo com pouco espaço em disco); defrag c:\ /v (exibe uma relatório completo sobre o tamanho do volume, e outros informações importantes). Pode-se usar esta linha de comando: defrag c:\ /a /f /v (faz todo o trabalho completo).
7) Como todos os técnicos em hardware sabem (estou me referindo aos “técnicos em hardware” e NÃO aos “mechânicos em hardware”), desde o primeiro momento em que se liga o PC e se vê algo na tela do monitor, seja um minúculo pontinho branco (único caractére na tela), por exemplo, desde este minúculo pontinho branco tudo estará sendo carregado na memória RAM principal. Neste contexto, a melhor forma de se fazer a “checagem” de disco, a “limpeza” do mesmo, a “desfragmentação” dos arquivos instalados no Windows, e a “varredura completa” a procura por vírus (ou as muitas outras pragas que possam estar no disco), é retirar o HD do PC origem e fazer tudo num outro PC – preferencialmente num PC mais potente com um bom programa antivírus atualizado.


Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário