Realmente existem – principalmente na rede mundial – inúmeras dicas sobre como usar (ou não usar) a bateria do Notebook. Porém, como a própria matéria aqui em questão aborda, para que essas dicas sejam válidas (muitas dessas dicas são postadas por curiosos e mechânicos no assunto) será preciso conhecer a eletroeletrônica interna do dispositivo – a bateria aqui no caso. Usar o Notebook sem a bateria pode prolongar a vida útil desta (na verdade o que prolonga é a vida útil das células capacitivas que armazenam energia no interior da bateria), mas, também, pode – com toda certeza – prejudicar componentes internos do Note, e o primeiro componente a sofrer com isto é o HD; depois a memória SDRAM, e por fim, a própria placa-mãe que poderá ser danificada, e pelos seguintes motivos descritos abaixo:
1> Já recebi Notebooks com problemas na placa-mãe, no HD e com bateria interna (a 20x32) zerada (bateria esta que alimenta uma pequena memória SDRAM onde fica gravada uma cópia rascunho do programa BIOS, o Setup, e que também alimenta o relógio calendário, o RTC (Real Time Clock), devido a pessoa usar o mesmo sem a bateria (a externa), sendo que houve cortes de energia elétrica – não da rua –, e sim, por desconexões acidentais da fonte de alimentação externa do Note com a rede elétrica.
2> Esses mesmos problemas podem ocorrer caso se use o Notebook SEM a bateria externa (usar somente na fonte de energia externa) e ocorram quedas de energia elétrica da rua, principalmente se nessas quedas de energia ocorrer picos de energia, ou seja, sinais de altas voltagens super-rápidos e contínuos.
3) Além do já citado acima, temos também o seguinte: Esses mesmos problemas podem ocorrer (na verdade ocorrem com toda certeza) caso a pessoa use o Note mais com a bateria externa e na fonte externa de energia, porém, não usa o mesmo no seu dia-a-dia. Ou seja, devido a viagens, problemas inesperados ou por trabalho, a pessoa usa o Note muito pouco. Aqui os problemas podem ocorrer se o Note ficar muito tempo parado (sem ser ligado) se a pessoa ligar o Note somente na bateria externa (por pressa ou preguiça mesmo não ligará a fonte de energia externa ao Note e a rede elétrica) que, certamente, a bateria estará descarregada (ou com baixa carga) por ficar muito tempo sem ser energizada.
4) Outro fator que pode acabar com as células capacitivas das baterias de Note é o gerenciamento errado do uso de energia pelo Windows (todos). No caso do Windows 7, por exemplo, deve-se fazer o seguinte: A> Clicar no Iniciar, Painel de controle, Sistema e Segurança, Opções de Energia, e em Criar um Plano de Energia; B> Agora clicar na opção “Equilibrado (recomendável)”, clicar em Avançar e nas opções disponíveis inserir os seguintes valores: “Conectado na bateria”: 5, 10, 15 minutos; “Conectado a fonte”: 10, 20 30 minutos, em seguida, clicar no botão Criar. C> Fazer isto com todas as opções disponíveis e existentes, para que haja um gerenciamento de energia sincronizado entre as opções.
5) Pode-se também fazer o seguinte para que a bateria tenha a sua vida útil prolongada sem causar problemas aos componentes do Note. A> Uma vez por semana usar o Note sem bateria por vinte e quatro horas, fazendo isto evitara que o Note fique viciado com a bateria, e esta, viciada a fonte de alimentação do Note; B> Depois de passadas as vinte e quatro horas, mesmo que a pessoa tenha usado o Note por duas (mínimo) ou mais horas, já a noite recolocar a bateria, deixar o Note desligado, mas, com a fonte de alimentação conectada no Note e na rede elétrica da casa durante a noite toda e no dia seguinte também.
Por: Jkbyte
Nenhum comentário:
Postar um comentário