segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Estabilizador pode custar mais caro que um No-break?

Para aqueles que pensam que estabilizadores custam mais baratos que os No-breaks, enganou-se, isto porque muitos modelos de estabilizadores top de linha custam mais que modelos de No-breaks de média para baixa qualidade.
Como um exemplo, veja este ótimo modelo de estabilizador (TS Shara Estabilizador EVS II 1500VA Full-Range 248, no primeiro link indicado abaixo), este modelo de estabilizador do primeiro link custa mais de 230,00 (30/01/12); já o modelo de estabilizador do segundo link (Estabilizador Sms 2kva Progressive Iii 2000s 115v Black) custa quase 350,00. Enquanto isto, este ótimo modelo de No-break (Enermax No-Break Yup-E 700VA Preto - Bivolt 22.07.550P) custa mais de 220,00 (terceiro link):

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:288:292:01&tag=

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217702902-estabilizador-sms-2kva-progressive-iii-2000s-115v-black-_JM

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:43:3634&

Outro detalhe: muitos usuários de PCs – inclusive muitos técnicos de hardware mechânicos – confundem os UPS (Uninterruptable Power Supply) com os No-breaks.
Os UPSs são dispositivos que operam com suprimento de energia sem interrupção, na verdade, um No-break comum fornece a energia (retirada da bateria) ao microcomputador quando ocorre a queda total da energia na rede elétrica da rua. Já os UPS fornecem a energia para o microcomputador diretamente da sua bateria interna ou externa, sendo que a energia da rede elétrica é somente para alimentar a bateria deste.
Além disso, os UPS trabalham de forma mais inteligente que os No-breaks, pois contam com programas para o gerenciamento próprio de energia. Assim, todos os problemas que ocorrem na rede elétrica da sua cidade, como por exemplo: as sobretensões (excessos), subtensões (quedas), os spikes (picos de energia superrápidos e nocivos aos componentes eletrônicos da fonte do PC e ao próprio PC); os blackouts (ou blecautes – total falta de energia), entre muitos outros problemas que ocorrem com os temporais, por exemplo, param na bateria do UPS. Sem mencionar também que os UPS contam com ótimos componentes internos que protegem o computador de todos os problemas que ocorrem na rede elétrica – ocorrendo temporais ou não.
Porém, com todos os problemas (ou sem os problemas na rede elétrica, raramente isto acontece), e com energia ou sem energia na rede elétrica, a bateria do UPS continua alimentando o computador e o monitor. Também aqui, os UPS – para que sejam 100% mais eficientes – obrigatoriamente devem estar devidamente aterrados.
OBS: Mesmo os No-breaks contando com circuitos de estabilização interna integrados, como este modelo (Enermax No-Break Yup-E 700VA Preto - Bivolt 22.07.550P), os mesmos necessitam de dispositivos estabilizadores esternos, e pelo seguinte: Como podemos ver nas características técnicas deste modelo exemplo (é Bivolt) ele opera com tensão nominal de entrada estabilizada de 115V (mínima) à 220V (máxima), caso ocorram quedas de energia abaixo de 115V – ou elevações acima de 220V – o No-break entenderá que estará faltando energia da rede, com isto, ele entrará no modo bateria com freqüência fazendo com que a vida útil da carga da bateria seja reduzida consideravelmente, algo como de três anos para dois.
Para aqueles que escrevem criticando os estabilizadores – criticar é fácil – e nessas críticas nunca citam quais os modelos "piores" (para mim os piores modelos são da Ragtech) e os "melhores" (para mim os melhores modelos são das marcas: Enermax, APC, SMS, TS Shara, ForceLine). Alguns links interessantes ligados a esta matéria:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140124600-estabilizador-engetron-4kva-gabinete-4bat-quadro-energia-_JM

http://www.amplimag.com.br/estabilizador_tensao_robot.html

http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Energie-Triphases-II )

http://www.sitesbrazil.com/brasil/business/indeletr/estnobre.htm


Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário