Notícias

Loading...

quarta-feira, 21 de março de 2012

Nobreaks e Baterias – As melhores marcas do mercado

Atualmente – com os baixos custos dos Nobreaks e das respectivas baterias – muitos usuários de PCs passaram a usar dispositivos Nobreaks para dar mais proteção aos seus equipamentos de informática e, principalmente, aos seus dados mais importantes gravados no HD do PC. A finalidade desta matéria é indicar as melhores marcas de Nobreaks e respectivas baterias usadas nos mesmos. É importante salientar aqui que o Nobreak ao ser instalado deve estar devidamente aterrado. Na verdade, para que o Nobreak funcione com muito mais eficiência na sua “autonomia1” e para que a bateria do mesmo tenha sua vida útil prolongada, o aterramento é OBRIGATÓRIO – isto na opinião dos fabricantes de Nobreaks e especialistas no assunto.





Para que Estabilizadores, Nobreaks e suas respectivas baterias, principalmente estas, funcionem com 100% de sua eficiência, “autonomia” e tenham a vida útil prolongada, deve-se implantar um sistema elétrico aterrado igual (ou melhor) ao exemplo dado na figura acima.
Autonomia1 – no caso dos Nobreaks – refere-se ao tempo (em minutos) em que o PC, Monitor, HD externo, Modem DSL e Roteador, caso existam, permanecem ligados na falta de energia da rede elétrica externa.
Com relação aos Estabilizadores e Nobreaks deve-se observar o seguinte: Caso um modelo de Nobreak, por exemplo, opere com 600 VA (relação Volts x Amperes), mas tenha valor de “0,7” (ou 0,8) para a relação “Volts x Amperes”, isto quer dizer que este Nobreak opera, na verdade, com 420 Watts reais (600 x 0,7) ou com 480 Watts Reais (600 x 0,8), respetivamente. Neste caso modelos de Nobreaks operando com 420 W/R) suportam um PC, um Monitor LCD de 17 (ou 19/20/22) polegadas, Modem DSL, Roteador e um HD externo. Já modelos de Nobreaks operando com 480 W/R) suportam dois PCs, dois Monitor de 17 polegadas, Modem DSL, Roteador e um HD externo – isto pode variar dependendo do modelo de Nobreak. Para mais detalhes sobre como ligar os dispositivos (PC, Monitor, etc.) no Nobreak, deve-se observar a figura abaixo:





Agora, com relação às melhores marcas (e respectivos fabricantes) de Nobreaks existentes no mercado nacional/internacional para usuários domésticos, pequenos escritórios e pequenos estabelecimentos comerciais, tomando-se por base requisitos tais como: custo, preço, qualidade, autonomia e disponibilidade em potência elétrica – no máximo 2 KVA. Pela ordem na lista “Top 10” abaixo temos as seguintes marcas – e respectivos fabricantes – consideradas as melhores, ou seja, marcas estas mais citadas pela mídia especializada e por muitos usuários que as utilizam.

1) APC (http://www.apc.com/site/apc/index.cfm )

2) SMS (http://www.sms.com.br )

3) ENERMAX ( http://www.enermax.com.br/ )

4) MICROSOL2 ( http://www.apc.com/products/category.cfm?id=13 )

5) TS SHARA ( http://www.tsshara.com.br/ ).

6) FORCELINE ( http://www.forceline.com.br/novosite/ )

7) RAGETECH ( http://www.ragtech.com.br/produtos.htm )

8) NHS ( http://www.nhs.com.br/ )

9) BMI http://www.bmi.com.br/novosite/

10) EATON ( http://www.eaton.com.br/EatonBR/index.htm )

MICROSOL2: Esta empresa foi recentemente adquirida pela APC, portanto, hoje é APC/Microsol.

Além desses fabricantes de No-breaks citados na lista “Top 10” acima existem outros que fabricam No-breaks com qualidade igual ou até superior, porém, como os produtos dessas empresas são direcionados para gerenciamento pesado de energia, ou seja, de 2 KVA para cima para servidores de Datacenters, por exemplo, eles custam bem mais caros como podemos ver um exemplo no link abaixo:

http://www.atera.com.br/lista/45/12/0/0/Nobreaks+Senoidais%20(servers)

Na lista das empresas que fabricam Estabilizadores, Nobreaks e UPS2 potentes estão as seguintes:

UPS2 (Uninterruptable Power Supply) refere ao dispositivo (também conhecido por No-break On-line) para suprimento de energia sem interrupção que muitos usuários (até mesmos técnicos desavisados) o chamam de No-break. Na verdade um No-break (também conhecido por No-break Off-line) comum fornece a energia (retirada da bateria) ao sistema todo quando ocorre queda total da energia na rede elétrica da rua. Já o “UPS” fornece a energia para o sistema todo diretamente da bateria, nunca da rede elétrica da rua, sendo que a energia da rede elétrica é somente para alimentar a bateria do UPS.

DELTA
http://www.deltapowersolutions.com/pt/ups.htm?gclid=CIb24cDZ664CFZFR7AodmF5lLg

ELOHIM
http://www.elohimenergia.com.br/

ENGETRON
http://www.energiagarantida.com.br/

HDS
http://www.hdspr.com.br/

CM
http://www.cmcomandos.com.br/?gclid=COeA1-PG8K4CFeJe7AodJ0mgLA

EMERSON
http://www.liebert.com.br/

AMPLIMAG
http://www.amplimag.com.br/no_breaks_ups.html

TEASE
http://www.tease.com.br/

Abaixo alguns links interessantes e relacionados diretamente com os assuntos abordados nesta matéria:

http://www.sitesbrazil.com/brasil/business/indeletr/estnobre.htm

http://www.google.com.br/search?q=melhor+marca+de+bateria+para+nobreak&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=h2VjT-mFH-2w0QGYjIXGCA&ved=0CIwBELAE&biw=1024&bih=653

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/descubra_qual_o_no-break_mais_adequado_para_voce

http://www.jacotei.com.br/no-breaks.html

http://www.bondfaro.com.br/protecao-eletrica.html

http://www.programacasasegura.org/br/outras-noticias/no-break-ruim-com-ele-pior-sem-ele/

http://www.nobreakcia.com.br/

Baterias – melhores marcas
Agora, com relação as melhores marcas de “Baterias” seladas para serem utilizadas nos respectivos No-breaks, mesmo fazendo uma pesquisa profunda na Internet não encontrei uma lista tipo “Top 10” indicando as melhores marcas de baterias para No-breaks. Neste caso, a melhor indicação mesmo é utilizar a mesma marca de bateria que está sendo utilizada no respectivo No-break. Particularmente prefiro as seguintes marcas:

FirstPower FP ( http://www.efirstpower.com/products.html )

CSB (http://www.csb-battery.com/ )

PowerSafe (http://www.powersafe.com.br/ )


Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário