terça-feira, 2 de abril de 2013


O que os Vírus podem fazer no seu PC!

O que você pode fazer para tirar os vírus

AVG fez o escaneamento até 30% - falhou!

Uma de minhas clientes trouxe seu PC até a mim dizendo o seguinte: “O PC não liga, já fiz de tudo”. Quando os usuários (ou usuárias) de PCs nos ligam dizendo que o PC não liga e já fez de tudo, na verdade e na maioria das vezes o PC está ligando normalmente.
O que está ocorrendo, na verdade, é que é o Windows – certamente com algum arquivo de seu sistema corrompido – que não está carregando. Nos passos abaixo está descrito todo o processo que usei para descobrir e resolver o problema.

1> Liguei o PC na minha bancada de trabalho e ele ligou normalmente. Segundo a dona do PC o MSN também não conectava, parecia tudo normal com o sistema operacional e programas instalados – principalmente com a Internet e com o MSN.

2> Reiniciei o PC e reinstalei o MSN, mesmo coisa; reiniciei o PC em “Modo seguro” como Administrador e tentei remover o MSN, não aceitou. Como já estava em “Modo seguro”, executei o AVG 9 (versão com licença paga) para fazer um escaneamento completo em busca de vírus no computador todo.

3> O AVG fez o escaneamento até 30%, e, de forma inesperada, o PC reiniciou. Quando o PC está infectado por pragas, principalmente por Trojans (pragas conhecidas por Cavalos de tróia), é normal ocorrer a reinicialização do PC.

4> A questão é que depois do PC ter reiniciado não mais era encontrada a partição onde o XP estava instalado. Bootei o PC pelo LiveCD do XP e também do Linux e a partição não existia para o sistema, embora o Setup detectava o HD. Fiquei preocupado com os dados da minha cliente.

5> Bootei novamente o PC com o CD recover do Windows 7 e também não encontrou a partição para se fazer uma manutenção completas e agressiva usando esta linha de comando: CHKDSK /V/X/F/R/I/C  (veja a imagem abaixo).

6> Neste ponto resolvi ZERAR a tabela de partição usando os aplicativos “MBRwork.exe” e o “MBRwipe.com”. Ao executar primeiro o MBRwork.exe ele também não encontrou o HD voltando para a tela do DOS. E isto não era um bom sinal, pois o HD poderia estar com problema.




7> Como o MBRwipe.com é muito mais agressivo que o MBRwork.exe, executei o MBRwipe.com que “zerou” alguma coisa no HD, pelo menos ele não fugiu da raia como o MBRwork.exe. Porém, NÃO foi a tabela de partição como era o esperado que ele zerou, certamente ele deve ter excluído algum tipo de praga na a tabela de partição (na trilha zero) do HD.

8> Depois de ter rodado o MBRwipe.com, reiniciei o PC e o XP carregou normalmente. PORÉM, o MSN continuava a não conectar. Em Modo normal do XP e conectado a Internet, atualizei o AVG (que estava tudo normal) e mandei-o escanear todo o sistema, resultado: o AVG encontrou 14 pragas.

9> A melhor maneira de se fazer manutenções corretivas ou preventivas no Windows – em todos eles –, em busca de pragas e erros em arquivos do sistema e de programas instalados, é retirar o HD do PC ou do Note e fazer todo o trabalho num PC cobaia com somente o XP instalado num HD de 80 GB, por exemplo, e com o programa antivírus devidamente configurado e atualizado.

10> Este método é muito mais eficiente no caso do HD do PC estar muito infectado e/ou com muitos erros nos respectivos arquivos. Neste caso o HD não estará sendo usado já que não estará rodando nenhum sistema operacional. E, no caso do escaneamento a procura de plagas e a encontrá-las, elas não ficarão em “quarentena” no HD em manutenção – no HD do cliente –, e sim, em quarentena no HD do PC cobaia, HD este que deverá ser formatado logo em seguida.

OBS:
Antes de seguir os passos descritos acima, deve-se SALVAR todos os dados importantes do cliente para não se arrepender depois – e também, perder o cliente.

                                                                  Por...: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário