terça-feira, 2 de abril de 2013


Como limpar contatos dos módulos de memória

Limpeza dos contatos vivos da memória

Como fazer limpeza completa no PC

Sempre bati nas mesmas teclas e vou continuar batendo: Quem não conhece eletricidade (e bem); não conhece eletrônica analógica (e bem) e não tem boas noções – no mínimo – de eletrônica digital, não conhece nada dos hardwares (placas e periféricos) internos do PC. Principalmente a placa-mãe, placa esta que mais conta com inúmeros componentes eletroeletrônicos.





Na verdade “dos hardwares”, ou seja, as ferramentas (componentes) que formam o PC, como a Fonte de alimentação (*, eletricidade e eletrônica analógica pura, formada por capacitores, diodos, resistores, varistores, indutores, cristais elétricos (veja um modelo exemplo na imagem acima, círculo em vermelho).

 Placa-mãe (*, idem); Processador (*, idem); Módulo de memória (*, idem); “HD” (*, idem); Placa aceleradora gráfica (*, idem); Drive leitor/gravador de CD/DVD (*, idem); Drive de disquete (*, idem); e as Placas off-boards que são conectadas diretamente na placa-mãe.

Limpeza dos contatos vivos
Sobre como limpar os contatos vivos dos módulos de memória, por exemplo, e contatos vivos das placas off-boards (de rede, som, modem, etc.) com a borracha – sou completamente contra, e pelo seguinte:
Embora a primeira vista a borracha limpe os contatos, caso ela seja usada com muita freqüência, ou seja, qualquer erro de hardware tira-se o módulo e borracha nos contatos.
Neste caso, a própria borracha contribuirá diretamente para o desgaste dos contatos causando maus contatos e, principalmente, aumentar o acúmulo de cargas eletrostáticas ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletrostática ).
Isto com toda certeza ocorrerá devido aos “atritos” (borracha com os contatos dos módulos de memória, por exemplo) e indução (formação e variação de campos elétricos magnéticos) nos contatos vivos elétricos do módulo de memória, que também pode causar os mesmos problemas nos contatos elétricos magnético nos contatos elétricos dos respectivos slots, soquetes ou conectores.

Kit para limpeza completa dos PCs
O meu “Kit de limpeza” (veja a imagem abaixo) para o PC consiste nestes quatros produtos: lubrificante splay da Vonder e da Autobelle, Soprador, Pincel e Óleo lubrificante dois tempos para moto, para limpar os contatos vivos dos módulos de memória, placas de expansão (placa de rede, som, vídeo, captura, e outras).




No caso dos contatos vivos basta limpá-los com o óleo usando o dedo indicador levemente umedecido com o óleo. Outro ótimo produto para limpeza é o lubrificante spray Autobele (link abaixo), este produto é tão bom quanto o da Vonder, porém, bem mais barato.


Inclusive, com este dois tipos de lubrificante spray (nem todos servem para esta finalidade) faço a limpeza – e respectivas lubrificações – nos conectores dos cabos IDE/PATA, IDE/SATA, USB, etc.; nos conectores Molex da fonte de alimentação de 4 pinos (alimentação do processador), 8 pinos (alimentação de placas gráficas potentes), 20 pinos e 24 pinos (alimentação da placa-mãe) que são conectados na placa-mãe; também em todos conectores power Molex (PATA e SATA) da fonte de alimentação para drives; nos rolamentos das ventoinhas, nas saídas da traseira e frontal do PC, etc.
Inclusive também, deve-se lubrificar os plugs (macho e fêmea, imagem abaixo) dos cabos Power que é ligado a fonte (fêmea) e a tomada elétrica na parede (macho); no filtro, no estabilizador e, ou no nobreak, e o cabo para dados do monitor – seja ele com conector DVI ou não.




De todos os produtos spray similares que já testei, estes estão sendo os melhores de todos, limpam, lubrificam na medida certa, isto porque possui óleo na medida certa para esta finalidade.

                                                                Por...: Jkbyte


Nenhum comentário:

Postar um comentário