terça-feira, 2 de abril de 2013


Fontes de alimentação e os Jogos pesados para PCs

PCs para jogos precisam de potência elétrica

Potência de Pico não é potência Real

No que se refere as fontes de alimentação elétricas para os computadores há muitas confusões sobre as potências elétricas, ou seja, potência genérica, potência de pico e potência real, principalmente com relação as fontes para os PCGAMERS – PCs montados especificamente para jogos.
E para aumentar essas confusões ainda mais, as próprias empresas que fabricam as fontes contribuem diretamente para esta confusão toda. Vejamos aqui um exemplo:
Uma fonte que opera com potência de 500 Watts de pico (potência real obtida por alguns segundos apenas), mas que disponibilizam apenas 220 W/R (Watts/Reais – potência real obtida em tempo real e permanente). Sendo que isto dependendo dos fabricantes das fontes, como a WiseCase, por exemplo, que na minha opinião produz ótimas fontes ( http://www.wisecase.com.br/2010/ ).
Veja aqui mesmo no blog uma matéria sobre as melhores fontes de alimentação para PCs e similares.





Portanto, nem todas as fontes disponibilizam os 300 Watts/Reais como muitos dizem. Já com relação as observações de alguns técnicos sobre os recursos *80 PLUS (veja a imagem abaixo ou Imagens na Internet). A fonte pode operar com 500 W/R, sendo que ela não precisa, necessariamente, ter algum recurso dos recursos 80 PLUS.
PORÉM, sendo uma fonte de 500 W/R e tendo um dos seis recursos 80 PLUS – somente o 80 PLUS ativo, por exemplo –, ela em qualidade, durabilidade e potencialidade já é muito superior as outras fontes similares disponíveis no mercado que não possuam este recurso. Lembrar que um bom sistema elétrico adequado mais o aterramento elétrico contribuem – e muito mesmo – o melhor desempenho da fonte e, conseqüentemente, melhor desempenho do computador.

*PFC ativo; certificação 80 PLUS; nas versões: Bronze, Silver, Gold, Platinium e Titanium ( http://en.wikipedia.org/wiki/80_PLUS ); e por último, verificar se a sua eficiência é de 80%, é o mínimo aceitável nas ótimas fontes, que, neste caso, dependerá da certificação do “80 PLUS” (Bronze, Silver, Gold, Platinium e Titanium).

A boa notícia é que as fontes de 500 W/R (ou modelos superiores), com ou sem o 80 PLUS ativo estão com preços bem acessíveis atualmente. Um exemplo da influência da fonte no PC sendo que os usuários e técnicos leigos no assunto hardware, aqueles que NÃO conhecem eletricidade e muito menos a eletrônica do PC (componentes físicos que se encontram nos dispositivos que formam o PC, como a placa-mãe, por exemplo), ignoram este detalhe.
Como um exemplo a destacar, vejamos o seguinte: em 2006 instalei no PC do meu sobrinho o jogo de futebol Fifa 2005, porém, o jogo não carregava; aumentei a memória e também não carregava, troquei o HD de 20 GB por um de 80 GB e também não carregava, e trocar a placa-mãe e o processador não era o caso – como os leigos no assunto hardware poderiam sugerir.
Como na época mesmo as fontes de 300 Watts reais eram muito caras (mais de R$ 400,00), e as comuns custavam na faixa de R$100,00 e disponibilizam 150 Watts reais, optei por unir “duas” fontes dentro do PC como se fosse uma única fonte, obtendo-se assim os “300 Watts reais”. Problema resolvido, o jogo rodou normalmente.
Atualmente é viável fazer este esquema de “duas” fontes de 500 W/R para substituir uma fonte de “1000 Watts reais” – vejam nestes links abaixo os preços dessas fontes operando com mil Watts/Reais:


e comparem com o preço de alguns modelos de fontes operando com 500 Watts reais neste link abaixo:


Portanto, podemos obter os mesmos 1000 Watts reais gastando bem menos, para isto basta ligar duas fontes de 500 Watts reais. Veja neste link abaixo como fazer isto, ou seja, ligar duas fontes de 500 W num mesmo PC para funcionar como 1000 W:


                                                                  Por...: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário