sábado, 24 de dezembro de 2011

Potência total do PC como um todo

Um PC para ser potente e rápido mesmo não basta ter processador potente, mais memória ou HD de grande capacidade para o armazenamento de dados permanente. Isto porque cada hardware instalado e que forma o PC depende diretamente de outro hardware, como veremos nas informações abaixo.
Fonte de energia
Quando a fonte do PC é um modelo genérico que opera de 200 a 300 Watts reais (W/r) e 500 Watts de pico W/p), sendo que um PC atual (devido ao hardware instalado) está pedindo uma fonte de, no mínimo, 500 W/r, define-se que o PC possui baixa “potência elétrica”. Neste caso, deve-se instalar neste PC uma fonte que opere com 500 W/r ou mais. OBS: Em eletricidade “Potência” elétrica é medida em Watts (W); “Tensão” elétrica é medida em Volt (V); “Corrente” elétrica é medida em Ampere (A); e “Resistência” elétrica é medida em Ohm. Como exemplo, 10v x 10a=100w, agora, caso na linha de transmissão elétrica exista alguma resistência (r), como várias emendas e dobras no cabo, ocorrerá perda na potência elétrica. Resumindo: Fonte fraca torna o PC fraco como um carro com a parte elétrica em mau estado – uma hora liga outra não liga.
Placa-mãe
Quando a placa-mãe do PC é um modelo também genérico (modelo de baixo custo, que custa na faixa de 150 a 250,00), define-se que o PC possui baixa potência no hardware principal. Neste caso, deve-se instalar uma placa-mãe que seja mais potente, levando em conta três requisitos importantes: custo x eficiência x benefício, ou seja, modelos que custam atualmente mais de 500,00.
Resumindo: Com a placa-mãe fraca, muitos periféricos instalados nela funcionam de forma instável, como exemplo, dispositivos USB e drives leitores/gravadores de CD/DVDs que muitas vezes não são detectados.
Processador
Quando o processador (CPU-Central Processing Unit ou Unidade central para o processamento de dados) do PC é um modelo SingleCore (SC), que opera com um núcleo apenas – como os Celeron da série 400 (415, 420, 430, 440, 450) –, define-se que, atualmente, o PC opera com baixa potência para os processamentos de dados. Neste caso em questão, deve-se instalar um processador que opere com dois núcleos (ou mais), como os modelos DualCore, CoreDuo, Core2Duo, QuadCore, seja da Intel ou da AMD.
Resumindo: Processador fraco deixa o PC devagar como um carro lotado com o motor fraco, subindo o morro.
Memória RAM
Quando o PC possui pouca memória RAM DDR2 ou mesmo DDR3, como, por exemplo, 2 GB DDR2 e operando com baixa freqüência de clock (533 ou 667 MHz), define-se que este PC possui baixa potência para o armazenamento de dados temporários, e ainda, baixa velocidade para liberar os dados para o processador depois dos dados já processados e armazenados na nesta respectiva memória RAM. Neste caso, deve-se instalar mais memória (4 GB) e que operem com mais velocidade, 800 MHz. Atualmente as memórias mais rápidas são as DDR3 e as DDR4, porém, placas-mãe que recebem módulos de memória DDR2 não suportam memória DDR3 e muito mesmos as DDR4.
Resumindo: PC com pouca memória RAM e operando com baixa velocidade é o mesmo que um carro com pouco combustível no tanque e peneu careca.
Placa gráfica
Quando o PC só conta com o chip de vídeo on-board (vídeo integrado na própria placa-mãe), define-se que o PC possui fraco processamento para dados de vídeo, inclusive, baixa qualidade nas imagens e baixa velocidade nas exibições das imagens no tela do monitor. Neste caso, deve-se instalar uma placa aceleradora gráfica que conte com processador gráfico (GPU-Graphic Processing Unit ou Unidade para o processamento de dados gráficos), desta forma a CPU processa dados reais e a GPU processa dados de vídeo, com isto, além do PC ficar muito mais potente e mais rápido, as imagens que serão exibidas na tela do monitor terão muito mais qualidade e serão mostradas mais rapidamente também.
Resumindo: PC com imagens ruins é a mesma coisa que assistir filmes em TVs antigas, isto sem contar que as imagens (ou frames) demoram mais para serem montadas na tela do monitor.
HD – Hard Disk
Quando o PC conta com um HD de pouca capacidade para o armazenamento de dados de forma permanente (para os dias atuais aabixo de 160 GB) e, para piorar, HD este operando em baixa velocidade (5700 RPM-Rotação por Minuto), define-se que este PC possui baixa potência para o armazenamento de dados de forma permanente e que serão utilizados (processados) pelo processador quando os mesmos forem solicitados pelos usuários do PC. Neste caso, a solução mais lógica é colocar um HD com capacidade como os modelos de 320, 500 ou mais GB, como suportam mais capacidade para o armazenamento de dados também operam com mais rotação por minuto (7200) e mais memória buffer (cache), indo de 16, 32, 64 e até 128 MB de memória SDRAM.
Resumindo: PC com pouco espaço para o armazenamento de dados permanente é o mesmo que um carro com tanque que recebe poucos litros de combustível – não vai muito longe.
Proteção para o PC – item obrigatório
De que adianta montar um PC com fonte potente de 1000 W/r; uma placa-mãe top de linha de R$1000,00 (ou mais); processador potente como um modelo i7 ou superior; 8 GB de memória DDR3 operando a 1866 MHz (ou mais); HD de 1, 2 ou mais TeraBytes; e placa gráfica de 1,5 GB, 384 bits e memória operando a 3696 MHz (3.69 GHz); se o sistema elétrico que alimentará este potente PC continuará precário. Neste caso, define-se que este PC possui baixa potência em alimentação elétrica e, logicamente, o desempenho do PC será algo em torno de 60/70%, ocorrendo uma perda de 30/40%. Portanto, para que este potente PC opere com 100% de potência que todo o seu hardware disponibiliza, deve-se implantar um sistema elétrico adequado para ele e – obrigatoriamente – sistema este devidamente aterrado. E mais ainda: entre a fonte do PC e a tomada de onde será retirada a enegia elétrica para alimentar o PC, deverá estar um bom Nobreak que opere de 1000 VA (relação Volts x Amperes) ou mais, com automia de 20/30 minutos – ou mais.
OBS: Deve-se tomar os devidos cuidados com relação à definição de “VA” (Volts x Amperes – Fator de Potência) para dispositivos como estabilizadores de tensão e No-breaks, e pelo seguinte: Um No-break de 600 VA que realmente disponibilize 100% da potência indicada, ou seja, 600 Watts reais, deve operar com relação VA a “1” (600 x 1=). Caso um modelo de No-break seja indicado como sendo de 600 VA e em sua lista de informações técnicas constar a indicação “Fator de Potência 0,65” (este modelo, por exemplo: No-Break TS Shara UPS Compact 600 1BS mono 115V 375), na verdade a potência real deste modelo é de 390 W/r (600 x 0,65=).
                                                                                                                                           Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário