terça-feira, 10 de julho de 2012


Telas azuis na instalação do Windows 98Se/Me/Nt/XP, 2K, 2K3, VT/W7/W8


BSOD (Blue Screen Off Dead)

Quando se está usando ou se vai instalar o XP, por exemplo, quando menos se espera surge na tela do monitor uma (ou mais) tela azul, que pode ser (ou não ser) a famosa “Tela azul da morte” BSOD (Blue Screen of Death) com algum tipo de mensagem, cuja mensagem inicia com a seguinte palavra: “Fatal...”
Na verdade quando se está instalando o OS XP (Operating System ou Sistema Operacional XP), por exemplo, podem surgir telas azuis, mas que nada tem a ver com a tela BSOD, telas estas indicando algum tipo de erro.
Este termo BSOD se refere a famosa tela azul que é exibida quando ocorre um erro no sistema Windows, e que todos os usuários de PCs já tiveram (e ainda continuam tendo) o desprazer de vela. Quando sistema operacional exibe a tela azul na tela do monitor de vídeo, muitos técnicos de manutenção de PCs deduzem o problema como sendo na memória RAM ou no processador.




Entretanto, nem sempre é problema na memória ou na CPU, mas sim de algum outro componente que forma o sistema todo – no caso, o PC todo. Uma fonte de alimentação de má qualidade e com problemas nos capacitores eletrolíticos da própria fonte ou da placa-mãe, memórias com cargas eletrostáticas e arquivos corrompidos do sistema também geram telas azuis.
Muitos técnicos de hardware ao instalarem o XP, por exemplo, usando o CD de instalação riscado e ás vezes cheio de manchas de dedos, ou ainda, drive leitor/gravador de CD/DVD com problema ou pedindo para se aposentar, costumam ignorar arquivos que o sistema não consegue copiar para a memória no momento da instalação. Com isto o XP é instalado já corrompido ou faltando arquivos, e caso o sistema necessite posteriormente daquele arquivo para usá-lo e não o encontra, gera-se a tela azul.

Fatal...”
As causas de telas azuis também podem estar no HD quando este dispositivo não está 100% formatado e, ou então está com algum tipo de problema como bad block (setor ruim) sendo preciso zerá-lo com o utilitário do fabricante do HD. E quando se tenta instalar programas de 16 bits (programas estes para MS-DOS real, sistema de 16 bits) em máquinas rodando o XP (sistema 32 bits), por exemplo, que roda com memória de 64 bits, também é reportada na tela do monitor telas azuis acusando um dump ou despejo de memória.
Portanto, quando se vai instalar o XP, por exemplo, e quando menos se espera, surge na tela do monitor uma (ou mais) tela azul, que pode ser (ou não) a famosa “Tela azul da morte” (BSOD - Blue Screen of Death - http://pt.wikipedia.org/wiki/Tela_azul_da_morte ) com algum tipo de mensagem, cuja mensagem inicia com a seguinte palavra: “Fatal...”
Na verdade quando se está instalando o OS XP (Operating System ou Sistema Operacional XP), por exemplo, podem surgir telas azuis, mas que nada tem a ver com a tela BSOD, telas estas indicando algum tipo de erro. Por ordem de investigação, vejamos qual (ou quais) componente pode causar algum tipo de tela azul:

1> Fonte:
Primeiramente deve-se atentar para a fonte de alimentação do PC. Isto porque, caso a fonte não esteja liberando corrente (é Amperagem e não voltagem) na quantidade mínima exigida pelo PC, o PC pode até funcionar, mas de forma instável. Ou seja, o drive leitor de CD/DVD funciona de forma bem instável e deixa de ler corretamente os dados, e o HD deixa de gravar os respectivos dados, principalmente no ato da instalação do OS.
Aqui o HD o drive leitor de CD/DVD que usam as tensões de 5 e 12 volts (fios vermelhos e amarelos, respectivamente) e mais o processador que usa a tensão de 5 e 2v, mais a respectiva mídia de CD ou DVD, é que são os mais exigidos no ato da instalação do OS.

2> Processador:
Na instalação do OS, seja o Windows XP, 2000, 2003, Vista, 2008 ou o Seven (Windows 7), também o processador (que usa as tensões de 5 e 12 v, principalmente a de 12 v) é o mais exigido no processamento dos dados o tempo todo. Portanto, antes de iniciar a instalação do sistema operacional deve-se verificar o estado da fonte e, no caso do processador, se o mesmo não está trabalhando sob temperatura acima do normal. Para isto basta entrar no CMOS Setup e anotar qual é a temperatura, caso ela esteja acima de 50 graus, pode ocorrer problemas (algum tipo de tela azul) durante a instalação do OS.




3> Placa-mãe:
Quando o PC já tem mais de cinco anos de uso, a placa-mãe não deve ser descartada no caso de surgir telas azuis no ato da instalação do OS. Como se sabe, a grande maioria dos PCs usam fontes do tipo genéricas, ou seja, com etiqueta indicando 500 Watts. Porém, esse valor é de pico, e o que realmente interessa para o PC são Watts reais que, no caso de PCs padrão de 2005 em diante (sem placas aceleradoras gráficas, sejam AGP 8x ou PCI-Express x16), o mínimo é de 300 Watts reais, e as fontes genéricas só liberam 250 Watts reais, no máximo.
E devido a fraca potência das fontes genéricas, mais o sistema elétrico precário e sem o devido aterramento elétrico onde os PCs da grande maioria das residências, escritórios e pequenas empresas pelo Brasil afora estão ligados, as placas-mãe – os HDs e as memórias também – tem o tempo de vida útil reduzido consideravelmente.

4> Memória:
O componente mais visado por todos os usuários de PCs (técnicos e os não técnicos) como sendo o causador da BSOD, é o módulo de memória. Porém (como já explicado nos passos anteriores), nem sempre o módulo de memória é o culpado do erro e da respectiva tela azul, caso surja. Portanto, não adiante ficar trocando módulos de memória que o problema não será resolvido – na verdade será remediado, até que se descubra o verdadeiro problema.

5> HD:
Muitos técnicos de plantão acham que o HD nunca causará telas azuis. Quando o HD está com um (ou mais) bad block (setor ruim) no início do HD, é grande a chance de surgir no monitor telas azuis com mensagens dizendo que o OS não pode ser instalado. Isto ocorre porque o programa instalador não consegue gravar os dados na área danificada do HD. Inclusive na Web, há relatos de usuários que só conseguiram instalar o OS (o XP) depois de trocar o HD.




6> Cabo:
Pode ocorrer do HD não estar com nenhum setor ruim, mas sim, estar mal particionado e mal formatado; com problemas no cabo especialmente se o cabo for o de 80 vias ou se estiver mal conectado; no cabo SATA que pode ser de má qualidade e com mau contato nos respectivos conectores, principalmente os do tipo que não possuem travas de segurança; ou ainda, o HD pode estar recebendo corrente abaixo do normal (ver Fonte no passo 1).

7> Drives:
Outro componente que pode causar algum tipo de tela azul é o drive leitor de CD/DVD. Como já explicado anteriormente, caso o drive esteja recebendo corrente abaixo do normal ele não terá potência suficiente para ler corretamente as mídias de CD e, principalmente, se for mídias de DVD – no caso do Windows Vista, W7 e W8. Aqui também não se deve descartar o cabo (IDE/PATA ou SATA) pois ele pode ser a causa do problema.

8> PATA ou SATA:
Caso o drive já esteja bem usado (com mais de dois anos de uso) ou mal instalado com problemas no cabo PATA ou SATA (Parallel ATA ou Serial ATA, respectivamente), esses fatores podem ser os causadores das telas azuis. Fiquei sabendo que técnicos de uma empresa não conseguiram instalar o XP num PC rodando o Windows 98, disseram a dona do PC que era problema na placa-mãe e que ela precisava ser trocada. Contudo, mesmo depois da placa-mãe trocada eles não conseguiram instalar o XP naquele PC, foi aí que o PC chegou até a mim, e ao instalar o XP recebi as telas azuis com mensagens indicando erros de hardware – o problema era com o cabo PATA de 40 vias do drive leitor de CD/DVD.

9) Mídias:
Aqui, o que vemos na verdade são telas azuis normais com mensagens de erros (as telas azuis da morte sempre iniciam com a palavra “Fatal error...”). Essas telas azuis surgem devido a mídia (CD ou DVD) estar velha, riscada (muito usada), com mancha de sujeira, com algum tipo de problema ou ser de má qualidade.




10) SATA / ATAPI
Desta forma, o programa instalador do OS não consegue copiar os dados da mídia para o HD, principalmente se o drive leitor de CD/DVD for um modelo SATA, que é muito mais rápido nas transferências de dados que um modelo ATAPI (Advanced Technology Attachment Package Interface). E como já citado no passo (6), caso o drive seja mais antigo pode ocorrer telas azuis com mensagens de erros.

NOTA:
A cada ano, no máximo, deve-se fazer a limpeza interna no PC e lubrificar TODOS os conectores dos chicotes da fonte; dos cabos de dados do HD, Drive de CD/DVD, etc. e ventoinhas; e a cada três anos, no máximo, trocar a pasta térmica do processador. Melhor kit de limpeza que uso é este: http://img688.imageshack.us/f/kitlmpzpc.jpg/

                                                                                                                                Por...: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário