domingo, 17 de junho de 2012

No mundo dos MONITORES

CRT, LCD, LED e OLED

Informações úteis para comprar um bom modelo

Monitores com a tecnologia LCD (Liquid Crystal Digital - Tela de cristal líquido), além de serem muito mais bonitos, leves, bem mais baratos (atualmente) e que consomem três vezes menos energia elétrica que os grandões e pesadões monitores CRT (Cathode Ray Tube - Tubo de raios catódicos), eles também são bem mais finos e tomam muito pouco espaço onde são instalados.
Na hora de comprar um monitor com a tecnologia LCD, por exemplo, para saber se um modelo de monitor LCD é de ótima qualidade e, ou então, se o modelo escolhido tem melhor desempenho – ou não – que um outro modelo. Além da resolução gráfica (quanto maior melhor, caso a placa aceleradora gráfica suporte), tanto para jogos quanto para o uso normal, devemos observar os seguintes detalhes técnicos descritos nos passos abaixo:





1> O Contraste dinâmico:
Contraste dinâmico ou DFC (Dynamic Fine Contrast, ou também: Digital Fine Contrast). Este recurso quanto maior for o seu valor melhor será a qualidade das imagens exibidas na tela do monitor, que no caso deste modelo exemplo da LG, o modelo LG “W2353 LG”, o contraste dinâmico é de “50.000:1”;

2> O Brilho na tela:
O brilho – quanto maior for melhor será – neste mesmo modelo exemplo da LG, é de “300 cd/m²” (300 Candelas por metro quadrado), parâmetro este que se refere a “unidade” de medida do sistema internacional de medidas para a “intensidade da luz” por metro quadrado. Monitores com tecnologia baseada em LED (Light Emitting Diode - Diodo emissor de luz) só operam com 250 cd/m2, menos que nos monitores CRT e LCD, portanto, a visão deve ser mais direcional para o usuário que está olhando para o mesmo.
*CD/m2
(CanDelas) Este termo se refere à unidade de medida (do sistema internacional de medidas) para a intensidade da luz (por metro quadrado) que é refletida pelo cinescópio do monitor de vídeo, por exemplo. Atualmente, devido os constantes progressos nas tecnologias utilizadas na fabricação dos monitores de vídeo para microcomputadores, especialmente tecnologias relacionadas com o cinescópio destes, os fabricantes de monitores do tipo CRT (Cathode Ray Tube) podem conseguir, graças aos excelentes níveis de focalização e direcionamento dos feixes de elétrons sobre os pontos de fósforos, níveis de “luminosidade” de 1 K cd/m2. Ou seja, monitores CRT podem operar com até 1.000 (ou mais...) candelas por metro quadrado, enquanto que os monitores digitais do tipo LCD só operam com uma quantidade de 300 cd/m2, e os monitores de LED só operam com 250 cd/m2, no máximo.

3> A resolução gráfica:
Como nos itens já citados acima, a resolução gráfica do monitor também segue a mesma lógica, quanto maior for melhor será a qualidade das imagens exibidas na tela do monitor. Neste mesmo modelo exemplo de monitor, o LG “W2353 LG”, a resolução gráfica máxima é de 1920 x 1080, operando a 60 Hz, por segundo:

4> O tempo de resposta:
Já aqui, quanto “menor” for o tempo de resposta do monitor melhor será o desempenho dele, ou seja, as imagens serão mostradas na tela mais rapidamente e com qualidade maior. E, atualmente, na maioria dos modelos este tempo de resposta é de “2 ms” (milésimos de segundo), e nos modelos mais antigos é de “5 ms”.

5> O modelo "ecofit PZ2370”;
Este modelo de monitor da Samsung opera com 250 cd/m²; portanto, neste quesito ele é menos eficiente que o modelo da LG citado acima, como exemplo. Já nos outros recursos, também citados acima, são iguais aos do modelo da LG;




6> O IPS (In Plane Switching):
Além dos recursos já citados acima, que indicam se o monitor é bom ou não, ou se tem melhor desempenho que outro modelo similar, alguns monitores contam com outro recurso ou tecnologia muito interessante – é um grande diferencial entre os monitores –, que se chama: IPS (In Plane Switching – Trocas de plano internamente);

7> A tecnologia “IPS”:
Esta é mais uma dentre as várias tecnologias existentes nos monitores LCDs, tecnologia esta com a finalidade de economizar energia e melhorar a qualidade das imagens exibidas na tela. Isto porque os cristais líquidos passam a ser alinhados no modo “horizontal” e não mais no modo “vertical”, como nos primeiros monitores de LCD. Além da economia de energia e de melhorar qualidade das imagens, a tecnologia IPS melhora em muito o tempo de reposta dos monitores, e pelo seguinte – ver o passo “9”:

8> As Freqüências em KHertz e Hertz:
As freqüências Horizontais são medidas em Kilohertz (kHz ou 1000 Hertz) por segundo (ver tabela acima - Everest), já as freqüências Verticais são medidas em Hertz (Hz ou 1 Hertz), por segundo.
Um monitor simples tipo CRT, por exemplo, opera com “freqüência” horizontal de 35,5 Kilohertz (35.500 Hz ou 35.500 linhas) por segundo. Como um exemplo, caso um monitor simples esteja operando na resolução de 800x600, cada “tela” é formada por 642 linhas (600 linhas normais mais o retraço vertical – linhas invisíveis – que aumenta as linhas verticais, em média, 7%).

9> As altas taxas de refresh:
Monitores LCD modernos operam com altas taxas de atualizações (refresh) das imagens na tela em menor tempo que modelos CRT. Neste contexto, as imagens exibidas na tela do monitor LCD ficam mais rápido ainda, devido as taxas de atualizações operarem na freqüência de 240 Hertz (Hz) por segundo, velocidade muito superior aos 60 Hz (padrão) e 75 Hz (máximo), por segundo, dos primeiros modelos de monitores LCD convencionais.





10> A Técnica Widescreen:
Portando, não se deve comprar um monitor LCD somente pelo tamanho em polegadas (inchs) – 17, 19, 20, 21, 22, 23, 24, por exemplo –, ou por ele ter o recurso “Widescreen”, ou que exiba maiores resoluções gráficas na tela. Há muito mais que isto na qualidade do monitor. E para aqueles que estão pensando em comprar um modelo com tecnologia “LED/LCD” (Light Emitting Diode / Liquid Crystal Digital), veja as especificações técnicas um modelo exemplo abaixo:

Especificações Técnicas:
Display: LED de 23´ Wide - Formato: 16:9
Resolução: 1920 x 1080 pixels
Brilho: 250cd/m²
Tempo de resposta: 5 ms. – será mais rápido se for de 2 ms.
Contraste: 5.000.000:1
Ângulo de visão(Horizontal/Vertical): 170°/160°
Compatibilidades: Windows e Graphic Card (placa gráfica) Nvidia e ATI
Conversão de 2D para 3D: Sim
Freqüência Horizontal: 30 ~ 83 kHz
Freqüência Vertical: 56 ~ 75 Hz
Revestimentos da Tela: Anti- Glare, Anti-reflexiva, anti-estática e Hard Coating (3H)
Tecnologia FPR 3D: Sim
Vesa: Sim: 75 x 75
Conexões: D-SUB; DVI; HDMI
Consumo de Energia: 39 Watts
Pixel Pitch: 0,265(H) mm x 0,265(V) mm
Fonte: Interna
Cor: Preto brilhante
Mais informações: Possui design minimalista com linhas retas
Voltagem: Bivolt
Conteúdo da Embalagem:
Monitor, Cabo de força, Óculos 3D, Cabo D-Sub e Manual do usuário
Garantia de 12 meses
Peso de 6501 gramas (bruto com embalagem).

As Melhores marcas de MONITORES
Segundo a conceituada "Pesquisa Info (Revista Info) de Marcas - Consumidores" para 2007, 2008, 2009, 2010, 2011(Décima edição) e 2012 (Projeção), pela ordem os melhores MONITORES são das seguintes marcas e respectivos fabricantes. Através dessas pesquisas podemos ter idéia de quais marcas estão dominando o mercado neste seguimento para 2012 (Projeção).

>2007 (10 empresas pesquisadas):
Sony(1), Samsung, LG, Apple, Philips(5), HP, AOC, Proview, Viewsonic, Waytec(10).

>2008 (9 empresas pesquisadas):
Sony(1), Samsung, Apple, LG, Philips(5), HP, AOC, Proview, Viewsonic(9).

>2009 (10 empresas pesquisadas):
Samsung (1), LG, Apple, HP, Philips(5), AOC, Semp Toshiba, Acer, Viewsonic, Proview(10).

>2010 (10 empresas pesquisadas):
Samsung(1), LG, Apple, HP, Philips(5), AOC, Semp Toshiba, Viewsonic, Proview(10).

>2011 (10 empresas pesquisadas): Décima edição
Apple(1), Samsung, Dell, LG,  HP(5), Philips, AOC, Acer, , Proview(10).

>2012 (Projeção para as marcas):
Samsung(1), LG, Apple, HP, DELL(5), Philips, AOC, Acer, Viewsonic, Proview(10).

Tecnologia CRT (Cathode Ray Tube)
Este termo se refere ao tubo de raios catódicos do monitor de vídeo. No tubo são geradas as imagens na forma de linhas horizontais e quadros verticais (resolução gráfica). Monitores de vídeo CRTs modernos operam com altas freqüências no modo horizontal (varredura horizontal) em KHz (KiloHertz) por segundo, algo como de 30 à 100 KHz, e com altas freqüências no modo vertical (varredura vertical) em Hz (Hertz) por segundo, algo como de 60 à 160 KHz.
Quanto mais alta a varredura horizontal e vertical, mais rápido as imagens são geradas na tela a cada segundo. No caso de um simples monitor CRT para placa de vídeo do tipo SVGA (Super Vídeo Graphics Adapter) e operando com uma freqüência de clock horizontal de 35,5 kHz. Ou seja, 35.500 Hz ou 35.500 linhas horizontais por segundo, numa resolução de 640 linhas de pixels x 480 linhas de pixels. Neste caso, o número de telas (quadros de imagens) à ser exibidas neste simples monitor será de 69 (35.500 ÷ 514=69)  por segundo (480 + 34 linhas (7% das 480 linhas)=514.
Observar que as “34” linhas que foram somadas ao valor “480” referêm-se as linhas do “Retraço vertical” na tela, que ocorrem numa média de 7%, no momento em que o circuito eletrônico do monitor desliga parcialmente os canhões de emissão de elétrons. Este número de “69” telas ou quadros de imagens é, na verdade, a freqüência de varredura vertical de 69 Hz (Hertz), por segundo. Ou seja, a freqüência de varredura vertical em que o monitor está operando.
No entanto lembre-se do seguinte: Com uma única varredura horizontal de 35 KHz/ps (35.500 Hertz ou linhas horizontais varrendo a tela, por segundo), forma-se um quadro de imagem mas esta imagem é muito fraca – praticamente invisível à olho nu e de qualidade ruim.

Perda na qualidade em monitores CRT
A perda na qualidade do vídeo em monitores CRT (Cathode Ray Tube – Tubo de raios catódicos – http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubo_de_raios_cat%C3%B3dicos ), pode ter como causa o seguinte:
1> Como é sabido, todos os sinais elétricos gerados no PC é no formato digital, já o cabo convencional para as transferências dos sinais entre a saída de vídeo (seja vídeo of-board ou on-board com conector VGA e SVGA de cor azul) para o monitor – também com conector VGA e SVGA – é no formato analógico.
2> Portanto, os sinais digitais serão convertidos para sinais analógicos na saída de vídeo do PC, e ao chegarem no monitor LCD, por exemplo (com conector SVGA), serão novamente convertidos para sinais digitais.
3> E é o circuito RAMDAC (Random Access Memory Digital-to-Analog Converter –Conversor de sinais Digitais para sinais Analógicos e vice-versa na memória RAM), integrado tanto nos chips de vídeo on-board quanto nas placas aceleradoras de vídeo of-board, sendo ele é que faz todo o trabalho das conversões de sinais digitais para analógicos e vice-versa.
4> Este circuito é encarregado de fazer todas as conversões dos sinais digitais para sinais analógicos. Portanto, os circuitos DACs modernos operam com altas freqüências de clock, principalmente nas placas aceleradoras modernas. Atualmente todos os modelos de placas aceleradoras gráficas (caso tenha o conector SVGA azul) possuem RAMDAC operando a 400 MHz – esta é a velocidade máxima. Como o próprio nome diz; RAMDAC, os sinais são convertidos para a memória RAM da placa aceleradora e/ou para a memória RAM principal, no caso do vídeo on-board.

Tecnologia LCD (Liquid Crystal Digital)
Este termo se refere a tecnologia utilizada na tela dos monitores digitais, que são fabricados com 100% de tecnologia digital. Enquanto podem-se construir monitores digitais (totalmente transistorizados) bem menores, já que a tecnologia é muito mais avançada, quando comparados com os CRT.
Esta tecnologia conhecida por LCD (Liquid Crystal Display ou Tela de Cristal Líquido), embora desenvolvida no ano de 1988, por Friderich Reinitzer, começou a ser aproveitada somente a partir de 1997 nos monitores para PCs (veja nesta imagem abaixo um modelo de 50 polegadas e bem exótico –  http://monitordelcd.com/lcd/monitor-lcd-com-50-polegadas-com-resolucao-4800x1200-pixels/ ).

Porém, a tecnologia LCD já era utilizada na maioria dos visores de notebooks, agendas eletrônicas, calculadoras e entre outros produtos eletrônicos. Na verdade os monitores digitais não são do tipo LCD, e sim, somente a tela dos mesmos que é do tipo LCD.





Monitores digitais são 100% transistorizados não operam com canhões de elétrons e muito menos com fósforos eletrônicos, que formam os pontos vermelhos, verdes e azuis. Como este tipo de monitor, ou seja, do tipo digital e com tela de LCD, não utiliza os três canhões para energizar os fósforos coloridos vermelhos, verdes e azuis, eles são de tamanho reduzido, pois não utilizam aquele enorme tubo de raios catódicos, e sim,  placas  de  circuito  impresso  com  milhões  de transistores.
Modelos modernos contam com mais 7 milhões de transistores. Atualmente os preços dos diversos modelos de monitores digitais estão bem acessíveis ao público de máquinas desktops. Outro detalhe se refere a vida útil deste tipo de monitor (digital) que é de no máximo 3 anos, contra 7 anos dos analógicos (CRT).
Aproveitando-se dessa nova tecnologia empregada nos monitores de vídeo super modernos de cristal líquido – aqueles de painéis de tela plana – mais conhecidos tecnicamente por FPD (Flat Panel Display ou Painel de tela plana). Alguns vendedores maus informados (ou por maldade mesmo, que trabalham na área de informática) enganam seus clientes menos informados, dizendo-lhes que os monitores com controles de ajustes digitais, são monitores construídos com a tecnologia digital. Monitores que realmente são construídos utilizando a tecnologia 100% digital são muito parecidos com os dois modelos que você vê nesta figura acima. Portanto, tome cuidado para não comprar gato (monitor analógico) por lebre (monitor digital). E, ou então, você sendo um técnico, indicar para um cliente um monitor com controles de ajustes digitais como sendo um monitor com tecnologia digital.

A tecnologia OLED para Monitores, TVs, Celulares
A tecnologia denominada de OLED (Organic Light-Emitting Diode ou Diodo para emissão de luz orgânica) é bem mais avançada que a tecnologia LED, que também faz uso da tecnologia que utiliza diodo que possui uma camada contendo composto orgânico. Esta tecnologia está sendo utilizada em telas de dispositivos como monitores de vídeo, de TVs, Relógios, Aparelhos celulares, etc.
Inclusive, possibilitando desenvolver telas transparentes e flexíveis adaptáveis nos mais diversos formatos e aparelhos modernos – sejam eles redondos, quadrados, retangulares, etc. (mais detalhes nesta imagem abaixo)



Na verdade esta não é uma tecnologia desenvolvida recentemente, e sim, da década de 80 quando foi criada pela Kodak. Atualmente já existem diversos aparelhos (Monitores, TVs, Relógios, etc.) que utilizam esta tecnologia, aparelhos estes que já estão disponíveis para o mercado mundial. Como exemplo, uma TV de 40 polegadas (criado pela Samsung) que usa a tecnologia OLED, possibilita obter resolução de até 1280x800.
Outra grande vantagem desta tecnologia é que, conjuntamente com a tecnologia Bluetooth, pode-se criar dispositivos que faz comunicações sem fio numa área de 100 metros – quando não existem obstáculos, como paredes, por exemplo.
Para formar as imagens na tela a tecnologia OLED utiliza de pigmentos orgânicos que emitem luz própria quando recebem baixas cargas de tensões elétricas. E devido a isto o consumo de energia será muito menor, a geração de calor no interior do aparelho também será bem menor, e o nível de lixo atômico será menor também.
E, atualmente, o menor consumo de energia elétrica e a menor quantidade de lixo eletrônico são o que o nosso planeta Terra está IMPLORANDO.

Resolução no Modo seguro
Nos Modos seguros do Windows do XP e W7 podemos fazer diversos tipos de manutenção no sistema quando o XP ou o W7 não carregam no Modo normal. Como exemplo, no Modo seguro é ideal para manutenção do sistema em geral; no Modo seguro com rede possibilita até navegar na Internet; e no Modo seguro com prompt de comando, possibilita usar linhas de comando no prompt de comando.
Porém, o XP costuma carregar no Modo seguro na resolução de 640x480 ou 800x 600 pixels e, nessas resoluções – principalmente na primeira – fica muito difícil de trabalhar no Windows, como por exemplo, abrir programas. Isto não ocorre com o Windows Vista e Sevem (W7).
Em Modo seguro do XP se você clicar com o botão direito do mouse na Área de trabalho, selecionar Propriedades/Configurações, na opção “Resolução de tela” você mudar a resolução de 640x480 ou 800x 600 para 1024x768, por exemplo, e clicar no botão Aplicar, nada acontecerá.
Portanto, para mudar a resolução gráfica resolução de 640x480 ou 800x 600 para 1024x768 no XP, este rodando num dos três Modos seguros, deve-se fazer o seguinte:

1> Clicar com o botão direito do mouse na Área de trabalho, selecionar Propriedades/Configurações, na opção Resolução de tela você muda a resolução de 640x480 para 800x 600 ou para 1024x768.

2> Mas, aqui, clicar no botão Avançadas/Monitor, clicar no campo “Freqüência de atualização da tela”, em seguida clicar no campo sombreado de azul e na opção “Usar a configuração padrão do hardware” e no botão Aplicar. Pronto, problema resolvido.

                                                                                            Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário