quarta-feira, 14 de novembro de 2012


PCs com problemas – Quais os motivos?

Windows com problemas – Quais os motivos?

Usuários com problemas – Quais os motivos?

Os PCs, principalmente os mais modernos e potentes contando também com processadores potentes, tais como: Intel i3, Intel i5 e Intel i7 (todos com 8 núcleos, 4 físicos e 4 lógicos); AMD Bulldozer FX 8150 (8 núcleos), AMD Bulldozer FX 8120 (8 núcleos) e AMD Bulldozer FX 6100 (6 núcleos), utilizam de vários componentes puramente eletrônicos para serem produzidos. Componentes estes tais como, por exemplo – estes listados abaixo:
Fonte de energia, placa-mãe, processador (modelos modernos contam com mais de 800 milhões de transistores (na verdade são micros-transistores); módulos de memória SDRAM transistorizada, placa gráfica (modelos mais recentes contam com mais de 1 bilhão de micros-transistores); HD, drive leitor/gravador de CD/DVD, placa de som, placa de rede, e outros componentes adicionados ao PC.




Já os motivos – também podem ser muitos – pelos quais os usuários terão problemas estão relacionados diretamente com suas atividades profissionais e, provavelmente com a sua respectiva saúde. Ou seja, PCs e/ou Windows com problemas suas atividades param, seu comércio para, as vendas também param; o jogo para, o acesso a Interna para – é aí que as preocupações começam e a saúde física se debilita.
Portanto, os motivos – podem ser muitos também – que causam algum problema (ou muitos problemas) nos PCs, e também, no sistema Windows instalado nesses PCs podem estar relacionados direta ou indiretamente com os seguintes fatores que estão descritos nos mais de vintes passos abaixo.

1> Gambiarra na rede elétrica
Quase sempre a rede elétrica para os PCs são mal feitas, ou seja, sem o devido aterramento elétrico – ou se existe, é alguma gambiarra. Usuários de PCs não querem ter problemas com seus PCs e Windows, entretanto, não dão a mínima para a tomada onde os PCs estão ligados, e para piorar, instalam estabilizadores de péssima qualidade que custam abaixo de R$100,00. Em muitos casos, além do PC, podem ter outros equipamentos ligados numa única tomada do tipo benjamim – veja a imagem acima e o link: http://www.coopcert.com.br/dicas/dica1.html

2> Fonte, filtro, estabilizador e no-break
Também aqui, a fonte; o filtro, o estabilizador ou o no-break (caso se esteja usando algum desses três dispositivos) são de má qualidade, principalmente o estabilizador, e/ou equipamentos estes que podem estar pedindo para serem aposentados. Principalmente se os mesmos estiverem ligados numa rede elétrica descrita no passo (1>) e numa tomada tipo benjamim.

3> E os desligamentos errados dos PCs
O que se mais vê e que mais contribui diretamente para que ocorram vários problemas com o PC e principalmente com o Windows – na verdade com seus respectivos arquivos –, são os desligamentos errados dos PCs no dia-a-dia destes. Muitos usuários desligam os PCs diretamente, ou seja, retirando bruscamente da tomada da parede o cabo de energia que alimenta a fonte do PC. Ou também, desligam os PCs diretamente pela chave do estabilizador, por exemplo, às vezes com o pé. Também as interrupções bruscas da energia elétrica da rua pelas descargas de raios (veja a imagem abaixo) e as falhas bruscas dos estabilizadores de má qualidade podem causar vários problemas nos PCs, principalmente nas fontes sendo que estas podem se queimar rapidamente; na placa-mãe, no HD e no Windows – corromper os arquivos de sistema.

4> Arquivos corrompidos ou deletados
Com o desligamento direto e brusco os usuários interrompem bruscamente todo o processamento que o Windows estava mantendo na memória RAM, e como a memória RAM é do tipo volátil, perde-se tudo o que estava gravado nela quando não está energizada. Portanto, ao desligar ou reiniciar e ligar novamente o PC o Windows não carrega devido alguns arquivos estarem corrompidos ou faltando – foram deletados –, ou seja, não foram salvos corretamente com o desligamento incorreto.




5> PCs com montagem mal feita – até de fábricas
Quando os PCs são mal montados, isto é, dispositivos internos dos PCs mal instalados, isto é de praxe entre usuários e técnicos mechânicos – *inclusive PCs de fábricas. Para os técnicos mechânicos e usuários leigos, montar PCs é simplesmente abrir o gabinete, emparafusar a fonte de alimentação, a placa-mãe, o HD, o drive leitor/gravador de CD/DVD; espetar e emparafusar as placas de expansão e módulos de memória, etc. Montar PCs é uma arte e exige técnica que poucos contam com ela.
*Por falar em PCs de fabricas com montagens meia-bocas, alguns fabricantes de PCs do Brasil – a Kelow, por exemplo – colocam cola-quente em excesso que fica praticamente impossível retirar um cabo SATA, por exemplo, sem danificar o conector SATA na placa-mãe. Que pessoal IGNORANTE, a garantia deve estar do lado de fora do gabinete, ou seja, corretamente lacrado.

6> HD mal particionado e formatado
Estes também – partições e formatações do tipo meia-boca – são grandes causadores de problemas quando o HD foi mal particionado e mal formatado. Ou seja, quando se faz a formatação rápida o que é feita é somente renovar a tabela de partição e respectiva tabela de formatação já gravada no HD – não é feita a partição e formatação propriamente dita. Primeiramente, antes de se fazer uma nova formatação deve-se ZERAR o HD com utilitários tais como: MBRWipe.COM e MBRWork.exe.

7> Partição e formatação agressiva
A verdadeira formatação do HD é quando selecionamos – no caso do XP, por exemplo – a formatação completa e mais agressiva também que, num HD de 500 GB, demora horas. Outra forma de fazer uma formatação completa, agressiva, demorada e muito eficiente, principalmente quando se deseja eliminar pragas e erros lógicos na mídia do HD, é bootar o PC com o CD do Me (Windows Millennium Editon) e no prompt do A:\> digitar esta linha de comando:
format c:/u/v/c  e teclar (Enter)

OBS:
Para se fazer esta formatação pelo Windows Me, o leitor de CD/DVD deverá ser do tipo IDE/PATA, portanto, se você é técnico reserve um PC cobaia para essas tarefas.

8> E a limpeza de disco – é pecaminoso?
Quem em sã consciência se atreveu a fazer a limpeza de disco e respectiva desfragmentação dos arquivos gravados no disco semanalmente. Digo em sã consciência pelo seguinte: Parece-me que para os usuários de PCs fazer limpeza de disco e a respectiva desfragmentação dos arquivos do Windows e dos arquivos de programas instalados no Windows, é algo pecaminoso e proibido pelo Papa – somente alguns têm coragem para isto. A limpeza de disco no XP, por exemplo, ajuda a corrigir erros e a eliminar arquivos inúteis que podem estar contaminados por vírus. O correto mesmo é fazer a limpeza de disco e desfragmentação do mesmo já no término da instalação do Windows (todos).




OBS:
Além dos utilitários do Windows (cleanmgr e Desfragmentador de disco), na Internet existem ótimos utilitários para essas funções:
CCleaner, MV RegClean 5.5, Portinho, RegCorretor, Registry Mechanic, Wise Disk Cleaner; pagedfrg, UltimateDefrag, PuranDefragFreeSetup e Defraggler.

9> Windows mal instalado – Windows problemático
Quando o sistema operacional Windows XP – principalmente este – não foi corretamente instalado e, como já citado por alguns colegas, está com arquivos de sistema corrompidos ou faltando, devem ser corrigidos, reinstalados e, ou então, atualizados. E a limpeza de disco também pode recuperar arquivos corrompidos, já que durante a limpeza de disco o sistema pode pedir para inserir o CD do XP (imagem abaixo) para poder recuperar determinado arquivo (ou arquivos). Portanto, se você nunca fez a limpeza e respectiva desfragmentação do disco, faça, não é pecado.

10> Arquivos com erros ou faltando
Muitas vezes quando se está instalando o XP é reportado na tela do monitor mensagens dizendo que o instalador não conseguiu copiar para a memória RAM e, em seguida, copiar para a pasta Windows no HD, tal arquivo – som.dll, por exemplo –, dando a opção de repetir a cópia (teclar Enter) ou ignorar (teclar Esc). Isto pode estar ocorrendo devido aos seguintes fatores: Fonte de alimentação fraca, mídia do CD/DVD suja ou muito usada, HD com problemas ou mal formatado ou problema com o cabo; problemas com a memória RAM, processador muito quente, leitor de CD/DVD ruim – são os principais fatores que contribuem diretamente.

11> A ferramenta sfc –scannow resolve
E muitos técnicos e usuários – técnicos mechânicos em hardware e usuários leigos – teclam (Esc) em vários arquivos quando o programa instalador do Windows não consegue copiá-los para a memória RAM e, em seguida, para a pasta Windows no HD. Neste caso pode-se usar o utilitários do próprio Windows, o sfc –scannow  no Executar... do XP, sendo que será mostrada a Proteção de arquivos do Windows pedindo para inserir o CD de instalação (veja a imagem acima).

OBS:
Também podemos usar esta ferramenta no W7, por exemplo, para isto basta ir no Iniciar>Executar... (ou teclar este conjunto de teclas: Tecla Windows+R) e digitar cmd e clicar no botão OK. Já na janela do “cmd” (comand) digitar sfc –scannow e teclar (Enter) – aguardar alguns minutos.




12> Arquivos infectados com vírus
Também não se deve descartar a presença de arquivos do seu sistema operacional infectados com vírus; nos arquivos de programas instalados e/ou nos dados pessoais. O PC não pega vírus, são os arquivos do Windows (principalmente quando são baixados da Internet ou modificados) e dos respectivos programas instalados no Windows que são infectados por vírus, principalmente quando o PC fica muito tempo (horas e horas) conectado na Internet e usando um único endereço IP. Deve-se reiniciar o PC a cada três horas, no máximo, com isto muda-se o endereço IP dificultando a invasão por vírus ou por hakers (veja a imagem acima – imagens Hakers na Internet).

13> Windows XP que não carrega
Caso ocorra do seu XP, por exemplo, não carregar no modo normal, deve-se reiniciar o PC, ficar teclando seguidamente a tecla “F5” (tecla F8 é para o Vista e W7) até surgir uma tela preta com os primeiros caracteres em brancos. Nesta tela, selecionar Modo de depuração (filtrar arquivos com erros) e teclar (Enter) duas vezes, caso o problema não seja solucionado repetir o processo, mas, agora, selecionar a opção “Última configuração válida” (último carregamento normal do XP) e teclar (Enter) duas vezes. Nesta mesma tela preta com caracteres em brancos constam outras opções que podem ser usadas – como diz aquele comediante da Praça é nossa: “Vai que cola, ou seja, vai que uma delas da certo”.

14> Todos os Modos seguros possíveis
Mesmo executando o indicado no passo (13>) acima e o problema não foi resolvido, deve-se reiniciar o PC, ficar teclando seguidamente a tecla “F5” até surgir uma tela preta com os primeiros caracteres em brancos. Já nesta tela onde se pode ver o “Modo seguro” (primeira opção), selecionar esta opção e teclar (Enter) duas vezes. Pode-se também selecionar a opção Modo seguro com rede onde podemos fazer muitas coisas – emergencialmente, é claro –, inclusive, navegar na Internet se a sua rede (com fio) estiver ativada.

15> Modo seguro com linhas de comando
Também aqui podemos optar pelo “Modo seguro com prompt de comando”, para aqueles que dominam este modo – como os administradores de redes, por exemplo – e corrigir problemas no Windows usando as linhas de comando como, por exemplo: chkdsk /v/x/f/r/i/c  e teclar (Enter).




16> Manutenção completa pelo Windows Me
Outra forma de se fazer uma manutenção completa, mais agressiva, demorada e muito eficiente, principalmente quando se deseja eliminar erros lógicos na mídia do HD. Durante a execução do escaneamento pelo Scandisk, caso o HD tenha algum bad block (setor ruim) será mostrada na tela (veja esta imagem acima) a localização, e caso este bad block esteja no início do HD podemos isolar esta área e usar o HD normalmente.

17> Correção completa de erros
Para se fazer a manutenção completa usando o Me (Windows Millennium Editon), basta bootar o PC com o CD do Me e no prompt do A:\> digitar esta linha de comando abaixo. Observar que o Me só roda em drives leitores de CD/DVD IDE/PATA e só suporta partição FAT32, portanto, o HD deverá estar formatado com este sistema de arquivos.
scandisk c:/autofix/nosave/nosummary/surface

18> Restauração do sistema – a solução definitiva
Também no “Modo seguro com prompt de comando” podemos restaurar o sistema mais cedo com esta linha de comando descrita abaixo e teclar (Enter – veja a imagem abaixo). Aqui temos uma opção bem interessante e bem útil também, podemos acessar a área de trabalho do Windows XP teclando Cfrl+Alt+Delete selecionar Gerenciador de tarefas, no campo em branco digitar Explorer e clicar no botão OK.

%systemroot%\system32\restore\rstrui.exe

19> Será preciso reinstalar! Será?
Caso não se resolva o problema depois de todas as dicas acima executadas, será preciso reinstalar o XP a partir do CD de instalação do mesmo – nada daquilo que está gravado no HD será perdido. Isto pode ser feito pelos Modos seguros descritos acima, principalmente – se você ainda sabe – no Modo seguro com prompt de comando, para isto basta teclar Cfrl+Alt+Delete selecionar “Gerenciador de tarefas”, no campo em branco digitar Explorer e clicar no botão OK.



+

20> Windows não carrega nem no Modo seguro
Caso o Windows não carregue em nenhuma das três opções dos Modos seguro descritos acima, para reinstalar o XP, por exemplo, sem perder nada da configuração e dados (fotos, documentos.doc, por exemplo). Para isto basta bootar a máquina com o CD de instalação e deixar carregar como se fosse instalar o XP a partir do zero.

21> Aqui, na 1ª. tela que aparecer teclar “Enter”; na 2ª. teclar “F8” (se você tiver paciência leia os termos do contrato); e na 3ª. tela teclar “R” (de Reinstalação) para que o Windows seja reinstalado, os arquivos de sistema sejam restaurados e nada seja perdido do HD. Muitas das dicas acima também são válidas para o Windows 7 e 8.

                                                                                          Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário