terça-feira, 7 de outubro de 2014

Como usar corretamente a bateria para NOTEBOOK

Usar – ou não usar – a bateria com o carregador

Melhor não usar a bateria e usar somente o carregador

Em todos os lugares onde as pessoas possuem e usam os Notebooks e, ou então, os Netbooks, existem – principalmente na rede mundial – pessoas dando dicas (ou às vezes falando bobagens) sobre de como usar (ou não usar) a bateria recarregável para Notebooks e Netbooks.
Porém, como a própria matéria aqui em questão aborda, para que essas dicas sejam válidas (muitas dessas dicas são postadas por curiosos, mechânicos e pessoas que nada entendem do assunto) será preciso conhecer a eletroeletrônica interna do dispositivo – aqui no caso, baterias para notebooks.
Muitos usuários usam seus Notebooks sem a bateria com a finalidade de prolongar a vida útil da mesma.
Na verdade o que prolonga é a vida útil das células capacitivas que armazenam a energia no interior das baterias, mas, também, pode – e com toda certeza isto ocorre – prejudicar os componentes internos e mais importantes dos Notebooks, principalmente no caso de quedas de energia elétrica.




E o primeiro componente e também o mais importante dos Notebooks a sofrer com isto são é o HD; depois a memória SDRAM, e por fim, a própria placa-mãe que poderá ser danificada permanentemente, e pelos seguintes motivos descritos abaixo:

1> Já recebi Notebooks com problemas na placa-mãe, no HD e com bateria interna (a modelo 20x32) zerada, bateria esta que alimenta uma pequena memória SDRAM onde fica gravada uma cópia rascunho do programa BIOS, o CMOSSetup, e que também alimenta o relógio calendário, o RTC (Real Time Clock).

2> Isto ocorreu devido as pessoas usarem os Notebooks sem a bateria (a externa). Ou seja, Note ligado diretamente no carregador sendo que houve cortes de energia elétrica – não da rede elétrica da rua –, e sim, por desconexões acidentais do carregador de alimentação externa do Note com a rede elétrica e desconexões do carregar do Notebook. Mesmo com a bateria no Notebook nunca se deve usar somente a bateria, ou seja, usar o Notebook sem o carregador.

3> Esses mesmos problemas podem ocorrer caso se use o Notebook SEM a bateria externa (usar somente o carregador de energia externa), caso ocorram quedas bruscas de energia na rede elétrica da rua. Principalmente se nessas quedas de energia ocorrer picos de energia, ou seja, sinais de altas voltagens super-rápidos e contínuos que chegam até o carregador podendo até queimá-lo.

4> Além do já citado acima, temos também o seguinte: Esses mesmos problemas podem ocorrer (na verdade com toda certeza eles ocorrem) caso a pessoa use o Note mais com a bateria externa e na fonte externa de energia (carregador), porém, não usa o mesmo no seu dia-a-dia. Ou seja, devido a viagens, problemas inesperados ou por trabalho, a pessoa usa o Note muito pouco.

5> Aqui os problemas podem ocorrer se o Note ficar muito tempo parado (sem ser ligado), e se a pessoa ligar o Note somente na bateria externa (por pressa ou preguiça mesmo não ligará o carregador de energia externa ao Note e a rede elétrica) que, certamente, a bateria estará descarregada (ou com baixa carga) por ficar muito tempo com baixa carga. Aliás, nesses casos deve-se retirar a bateria e ligar o Notebook somente pelo carregador de energia.

6> Outro fator que pode acabar com as células capacitivas das baterias de Note é o gerenciamento errado do uso de energia pelo Windows (todos). No caso do Windows 7 e 8, por exemplo, deve-se fazer o seguinte:




A> Clicar no botão do menu “Iniciar”, clicar no Painel de controle, em Opções de Energia (imagem acima), em Alterar quando o computador é suspenso, clicar em Alterar configuração do plano: Equilibrado.
B) Agora clicar na opção “Equilibrado (recomendável)”, clicar em Avançar e nas opções disponíveis inserir os seguintes valores: em “Conectado" (Notebook com a respectiva bateria e conectado ao carregador de energia) definir todas as três opções disponíveis para "Nunca".
C) Aqui (Notebook com a respectiva bateria e conectado ao carregador de energia) na opção "Na bateria" definir 10 minutos para a primeira opção (Esmaecer – reduzir o brilho do vídeo); 15 minutos para a segunda opção (Desligar vídeo); e 20/30 minutos para a terceira opção (Suspender atividades do computador). Clicar no botão “Salvar alterações”.
D) Em seguida clicar na opção “Criar um plano de energia”, clicar em Avançar e em Criar. Obs.: A placa de vídeo do notebook deverá estar corretamente instalada para que essas três opções descritas acima apareçam no menu de configurações.
E) Aliás – com relação a opção “Suspender” do Windows 7 e 8 –, para uma maior durabilidade da bateria e sem precisar desligar o Notebook com freqüência, deve-se clicar no conjunto de teclas “Ctrl+Alt+Del”, selecionar a opção “Sair”, clicar na imagem que aparece, clicar no botão “Desligar” e em “Suspender”. Fazendo isto a economia de energia da bateria é maior já que o usuário saiu do Windows.

7> Pode-se também fazer o seguinte para que a bateria tenha a sua vida útil prolongada sem causar problemas aos componentes do Note: Uma vez por mês e por uma hora (ou duas horas, aproximadamente) usar o Note sem bateria (imagem abaixo), fazendo isto evita-se que o Notebook fique viciado na bateria, e esta, fique viciada ao carregador de alimentação do Note.

8> Depois de passadas essas duas horas, por exemplo, mesmo que a pessoa tenha usado o Note por duas (mínimo) ou mais horas, recolocar a bateria, deixar o Note desligado, mas, com o carregador de alimentação conectado no Note e na rede elétrica da casa durante várias horas.

9> Muito se escreve, se lê e se houve também sobre temas tais como: “Como recuperar as baterias”, “Reciclagem de baterias”; e o principal: “Efeito de memória das baterias”, termo este popularmente conhecido por: “Baterias viciadas”. Com relação a isto reler o passo (7) e acessar os links indicados abaixo;

10> Essas questões são muito discutidas na Internet, sendo que cada um dá a sua versão sobre esses assuntos, em especial, a recuperação da bateria e o respectivo carregamento da mesma. Para mais informações sobre esses temas, basta ler as excelentes matérias nos links abaixo, depois, cada um pode tirar as suas próprias conclusões.









Modelos e preços das baterias – e onde encontrá-las
Atualmente no Brasil encontramos os mais diversos modelos de Notebooks, e os mesmos, fabricados por vários fabricantes nacionais e internacionais, como podemos ver nesses links abaixo.








Outra questão se refere ao preço de cada modelo de bateria. Como exemplo, caso o seu Notebook seja um modelo da Kennex ela está custando na faixa de R$ 250,00 a R$ 300,00. Agora, caso seja um modelo da HP cada modelo de bateria terá o seu respectivo preço – e a quantidade de modelos de Notebooks da HP é enorme também. Portanto, os modelos de bateria idem.

Inimigos e inimigas dos Notebooks e das baterias
Os Notebooks, Netbooks e respectivas baterias possuem muitos inimigos, tais como: O calor, as quedas, o excesso de uso, os jogos, os refrigerantes, e principalmente, os próprios usuários – mais ainda se forem crianças.
Com relação ao aquecimento dos Notebooks pode-se usar bases com ventoinhas alimentadas por uma porta USB do próprio Notebook (imagem acima), ventoinhas estas que fazem a refrigeração interna dos mesmos, já que os Notes recebem o ar externo pela sua parte inferior.
Na maioria das vezes um desses muitos inimigos do Notebook e Netbook são os próprios usuários (as) que o usam. Enquanto os Notebooks estão nas prateleiras das lojas eles duram muitos anos, já nas mãos dos usuários eles duram três anos – muitos deles menos ainda.
E isto pelo seguinte: Quando uma pessoa adquire um Notebook – e principalmente um Netbook – ela esquece de tudo e de todos, já que o mundo está em suas mãos, principalmente os jovens. E esta pessoa esquece principalmente da bateria e de que a mesma precisa ser recarregada (alimentada) sempre.
Aliás, muitos usuários de Notebooks e Netbooks esquecem até de se alimentar quando estão viciados nesses equipamentos. Agora, como saber quando a bateria precisa ser recarregada – de duas ou mais horas?
Para saber – aproximadamente – quando se deve carregar a bateria é preciso saber o tempo máximo (em horas) que ela dura carregada e usando o Notebook normalmente, isto quando ela é nova.




Logicamente com o tempo de uso do Notebook – mais de um ano, por exemplo – a bateria não terá a mesma autonomia de quando o Notebook tinha somente três meses de uso. Para conferir o status da bateria basta usar o excelente programa “batteryinfoview” – imagem acima e link para baixá-lo: http://www.baixaki.com.br/download/batteryinfoview.htm) –, este programa exibe mais de vinte linhas de informações referentes a bateria na sua janela principal, inclusive, a linha “Battery wear level”, ou seja, nível de uso (em percentual) da bateria.
Para que a bateria dure mais usar o Note de acordo o tempo necessário, isto é, usar por duas ou três horas seguidas, em seguida, deixar o mesmo desligado (desligado mesmo) por uma hora, o mínimo. O errado o que muitas pessoas fazem, ou seja, deixam seus Notebooks/Netbooks em “Modo de suspender” ou hibernado por longas horas, e na maioria das vezes, sem o carregador de energia elétrica.
Aliás – com relação a opção “Suspender” do Windows 7 e 8 –, para uma maior durabilidade da bateria e sem precisar desligar o Notebook deve-se clicar no conjunto de teclas “Ctrl+Alt+Del”, selecionar a opção “Sair”, clicar na imagem que aparece, clicar no botão “Desligar” e em “Suspender”. Fazendo isto a economia de energia da bateria é maior já que o usuário saiu do Windows.
O maior problema dos usuários brasileiros de computadores e, principalmente, usuários de Notebooks e netbooks, é eles acharem que esses equipamentos (seus componentes internos) duram eternamente.
Pelo contrário, não sabendo usar – e poucos usuários brasileiros sabem usá-los – esses equipamentos duram bem menos que as TVs, que os aparelhos de som e monitores de vídeo. Embora as TVs, os aparelhos de som e os monitores de vídeo usem os mesmos componentes elétrico-eletrônicos, tais como:
Transistores (principalmente estes); Capacitores, Varistores, Diodos, Bobinas, Cristais, Resistores, CIs (circuitos integrados), LEDs, e inúmeros outros.




Obs. Super importantes:
Os Notebooks e Netbooks modernos contam com várias portas para se conectar os mais diversos dispositivos, tais como:
Portas USB (para Pendrives e outros dispositivos); para conexão de Rede via cabo (muito pouco usada), porta HDMI (para TVs e Monitores), e tantas outras.
Acontece que estas portas possuem contatos de alumínio (ou os banhados a ouro), portanto, com as sucessivas conexões e desconexões elas se desgastam em pouco tempo – principalmente as portas para dispositivos USB e a porta para o carregador elétrico.
E os maus contatos elétricos nessas portas podem danificar os dispositivos que as usam e até a própria placa-mãe, isto porque esses maus contatos mecânicos geram picos elétricos em excessos. E devido a isto, o dispositivo é forçado pelo usuário já que ele “pensa” que o mesmo não está bem conectado.
E a solução para isto é a lubrificação desses contatos elétricos a cada seis meses, no máximo, usando para isto um bom lubrificante spray, principalmente os contatos elétricos da bateria e do carregador de energia – como exemplo, ver a imagem acima.
Você não precisa necessariamente direcionar o bico do spray lubrificante diretamente para as portas USB do Note, basta direcionar o bico do spray lubrificante diretamente para a porta de um Pendrive, por exemplo, e, em seguida, espetar o Pen lubrificado nas respectivas portas do Note. Melhores produtos para esta finalidade:
Desengripante lub spray da Autobelle (é ótimo e barato), link abaixo.


Lubrificante spray da Vonder (também é ótimo, mas não é bem mais caro)

Uma dica importante é a seguinte: Depois de comprar o Notebook (vale também para Netbook), depois de retirá-lo da caixa não colocar a bateria, e sim, colocar o carregador e usar o Notebook por uma hora, aproximadamente. Depois desse tempo de uso, desligar o Notebook e colocar a bateria e usar o Notebook normalmente.




OS ADAPTADORES
Outra observação importante é com relação aos adaptadores (do padrão novo para antigo – ou vice-versa, por exemplo) para as respectivas tomadas macho dos carregadores para Notebooks (imagem acima, à esquerda).
Muitos desses adaptadores são de péssima qualidade no que diz respeito aos contatos elétricos e a posição correta dos pólos, ou seja: de Positivo para Positivo; de Neutro para Neutro; e de Terra para Terra. Este modelo da imagem acima (primeira a esquerda) sai de fábrica com os pólos invertidos em relação aos originais.
Já os melhores modelos são fabricados pela “SMS” (imagem acima, à direita). Porém, a SMS deve resolver o problema da tampa do modelo do padrão antigo para o novo que sai com muita facilidade, como bem mostra a imagem acima (imagem do meio).
Como um exemplo de mau contato elétrico, esses adaptadores podem cortar a energia que chega até o carregador, neste caso, a bateria nunca fica carregada com a carga completa, e o usuário pode achar que a bateria está com problemas mesmo sendo nova. E isto já aconteceu com dois de meus clientes.

                                                                       Por: Jkbyte