quarta-feira, 13 de agosto de 2014

TOP – ANTIVÍRUS PARA COMPUTADORES

ANTIVÍRUS QUE PROTEGEM - E...

ANTIVÍRUS QUE NÃO PROTEGEM

Atualmente vemos na Internet uma grande quantidade de softwares direcionados para a proteção dos computadores, os famosos softwares antivírus.
Contudo, sabemos que na maioria das vezes a quantidade nunca foi sinônimo de qualidade – e muito menos produtividade e confiabilidade –, e muitos desses softwares apenas enfeitam a área de trabalho dos computadores com suas respectivas interfaces bonitas. Vejamos aqui alguns exemplos:
Numa de minhas máquinas (a de n.1) está rodando XP (Partição C); W7 (Partição D); e W8 (Partição E) – observar que esta ordem das partições se inverte com o carregamento do W7 ou W8.
No XP, por exemplo, está instalado o antivírus AVAST; o AVG está instalado no W7 e o antivírus Baidu mais o antivírus WD (Windows Defender) estão instalados no W8.1 (imagem abaixo). Mais informações sobre o WD neste link abaixo:



Também trabalho com cinco HDs externos de 500 GB cada, sendo que os HDs 1 e 2 (HDDrvrs_1_ e HDDrvrs_2_) são para o backup de “drivers” das respectivas máquinas desktops, notebooks e netbooks de meus clientes, e também, para as respectivas restaurações dos drivers depois das máquinas já formatadas e com o respectivo sistema operacional instalado, principalmente nos notes e nets. O HDDrvrs_2_ é uma cópia do HDDrvrs_1_ para o caso deste ser infectado por vírus – e isto já ocorreu algumas vezes.
Já os hds HDPrgrmsBkp_3_ e HDPrgrmsBkp_4_ são para o backup de “programas” para serem instalados (e reinstalados) nas minhas máquinas e nas de meus clientes, depois das mesmas já formatadas e com o respectivo sistema operacional instalado. E também, para o respectivo backups de dados das máquinas de meus clientes. Também aqui o HDPrgrmsBkp_4_ é uma cópia do HDPrgrmsBkp_3_ para o caso deste ser infectado por vírus – e isto já ocorreu algumas vezes.
Já o hd HDPrgrms_5_ fica guardado para o caso de uma emergência e, dependendo da necessidade, ele é atualizado com novos programas. Desta forma caso um dos HDs (HDPrgrmsBkp_3_ ou o HDPrgrmsBkp_4_) seja infectado, lançamos mão do HDPrgrms_5_.

Pragas que criam atalhos nas pastas
Há pouco tempo atrás um de meus quatros HDs externos (o HDPrgrmsBkp_3_) foi infectado com uma praga que cria atalhos nas pastas, somente nas pastas em HDs externos e em Pendrives.
Além de criar os atalhos nas pastas em HDs externos e também em Pendrives, alguns programas não aceitavam instalar como o skype, por exemplo, já outros não abriam.
Para solucionar o problema conectei o HDPrgrmsBkp_3_ na máquina “n.1”, carreguei o XP e mandei rodar o AVAST, este devidamente configurado e atualizado – nada encontrou; em seguida, carreguei o W7 e mandei rodar o AVG, este também devidamente configurado e atualizado – nada encontrou; em seguida, carreguei o W8.1 e, primeiramente, mandei rodar o Baidu e logo em seguida, o Windows Defender, estes também devidamente configurados e atualizados – mas também nada encontraram.




Como o HDPrgrmsBkp_3_ não poderia ser formatado, mesmo tendo uma cópia do conteúdo do mesmo no HDPrgrmsBkp_4_. E depois de esses quatros antivírus falharem, parti para a pesquisa na Internet para ver qual (ou quais) programa antivírus resolveria o meu problema.
A minha idéia “era” testar programa por programa até encontrar aquele que resolveria meu problema ao máximo. Como primeira opção baixei o “PSafe Total” (imagem acima), depois do mesmo instalado executei ele em três etapas, e para minha surpresa, já nos 10% de escaneamento já tinha encontrado mais de vinte pragas. No escaneamento completo ele conseguiu resolver 80% do problema, já o restante, foi só instalar e executar o YAC (yet_another_cleaner_glp) para remover os restantes das pragas. Em seguida, bastou fazer uma cópia do HDPrgrmsBkp_4_ para o HDPrgrmsBkp_3_.

Quais são os melhores antivírus
Quando se digita no motor de busca do Google o seguinte: Quais são os melhores antivírus, nos será reportado o resultado da buscas e, geralmente, sempre é a mesma coisa, melhor dizendo, sempre os mesmos programas: AVAST, AVG, AVIRA, veja a imagem abaixo e o respectivo link ( http://www.tecmundo.com.br/antivirus/48319-conheca-o-ranking-dos-melhores-antivirus-do-2-semestre-de-2013.htm ).
Na verdade muitos desses programas antivírus – lembrando que as versões grátis são demos das versões pagas – caem no gosto dos usuários de computadores não pela eficiência na proteção, e sim, pela rapidez na instalação, não incomodar os usuários com freqüentes mensagens de alertas, fazer tudo automaticamente como os downloads do banco de dados, por exemplo, e interfaces bonitas.




Neste contexto, o “Top – Antivírus para computadores” disponibiliza para serem baixados os programas antivírus que em nossos testes resolveu os nossos problemas e dos nossos clientes também. Para isto basta clicar nos três respectivos links abaixo:













                                                                       Por: Jkbyte