domingo, 21 de julho de 2013

Recuperar dados excluídos acidentalmente do HD

Técnica para recuperação completa com o Recuva

Deletar dados que não devem ser recuperados

Há certas situações no dia-a-dia dos usuários de computadores em que será preciso apagar definitivamente todos os dados (arquivos) gravados no HD, principalmente dados (informações de natureza confidencial), para que os mesmos não caiam nas mãos de pessoas bisbilhoteiras.
Ou ainda, para que não caiam nas mãos dos espiões em informática que ficam a procura de informações para vendê-las a outros, evitando-se assim que outros não tomem conhecimento dessas informações. Informações tais como: dados de senhas, por exemplo.
Entretanto, já em outras situações será preciso recuperar os dados excluídos acidentalmente do HD (imagem abaixo), de Pendrives e até de Câmeras digitais e que não deu tempo de fazer backup (cópia de segurança) dos mesmos, antes do desastre acontecer.
Nestes casos precisamos de programas específicos para executar essas tarefas de forma correta e bem eficiente, tanto para recuperar os dados bem como para deletá-los definitivamente do HD.


  


Os programas mais utilizados nesta área
Na Internet encontramos muitos programas com as respectivas finalidades descritas acima, ou seja, apagar informações definitivamente e, ou então, recuperar informações deletadas acidentalmente.
Portanto, nas dicas descritas aqui indicamos programas (os freewares e os grátis) tidos como “os salvadores da pátria”. Vejamos quais são eles e as respectivas funções dos mesmos:

DiskDigger, na versão 1.5 ou superior...>, este programa tem a função de recuperar arquivos que foram excluídos de HDs, pendrives, câmeras digitais e outros dispositivos que possuam memória para o armazenamentos de dados. No caso de HDs, por exemplo, estes contando com uma grande quantidade da dados o DiskDigger torna a tarefa bem demorada.

Restoration, versão 2.5 ou superior...>, este programa – como o próprio nome já sugere – tem como função recuperar arquivos que foram excluídos do HD sendo que podemos executá-lo diretamente a partir de um pendrive (versão freeware);

PC Inspector File Recovery 4... (freeware)>, a função deste programa é recuperar arquivos e gravá-los em disquetes, pendrives ou em cartões de memória, já que estes dispositivos (os pendrives) já substituíram as mídias de disquetes já há um bom tempo.

GetDataBack 3. ...>, com as mesmas funções dos programas já citados acima, mas com um diferencial, conta com uma interface (em inglês) onde instrui o usuário no modo passo a passo apontando qual a melhor solução para o problema (é Grátis);

Zero Assumption Digital image recovery 1.2...>, já este programa tem como função recuperar imagens de dados inacessíveis no HD e, ou em cartões de memória e gravar as imagens em outras mídias – num HD externo, por exemplo, (versão freeware – imagem abaixo);




PC Inspector Smart Recovery 4.5...>, a função deste programa é recuperar imagens de vídeos de diferentes formatos de cartões de memória e de câmeras (freeware);

Simple File Shredder 3.2...>, aqui, este programa tem como função deletar documentos que não podem ficar disponíveis para os outros usuários e que usam o mesmo PC. Conta ainda, com a função de apagar informações do navegador da Internet (freeware);

Eraser 5.7...>, têm a função de deletar arquivos do HD de forma permanente usando diferentes alternativas. Também conta com a função para programá-lo para limpar diretórios e espaços livres no HD (Freeware);

Darik´s boot and nuke 1.0.6...>, este pequeno programa que gera um disquete de boot (também roda em CD/VD) e deleta permanentemente todo o conteúdo do HD. Portanto, antes de usá-lo faça backup de todos os dados do HD para não se arrepender depois HD (freeware);

Wondershare Data Recovery, 4.2.0...>, ótima ferramenta (está em inglês) para recuperar vídeos, fotos (imagem abaixo), músicas, documentos docs, e-mails a partir do disco rígido do seu PC, bem como a partir de dispositivos USB, discos rígidos externos, telefones celulares, câmeras digitais. Este programa também oferece mais duas opções adicionais de digitalização, tais como: "Enable Deep Scan (modo demorado)” e “Raw File Recovery (dado original)". Para evitar sobrescrever os dados que você deseja recuperar, deve-se instalar este programa em uma outra partição de disco. O Assistente de Recuperação de Dados ajudará a recuperar os dados em dois passos simples, basta selecionar o tipo de dado (fotos, por exemplo) que você deseja recuperar e, em seguida, selecionar o local onde os dados serão salvos.




DDR – Memory Card Recovery, 4.0.1.6...>, é um aplicativo bem simples de usar, e sua principal função é a de recuperar arquivos de fotos ou qualquer outro tipo de arquivos gravados em cartões de memória, por exemplo.

MBRWork. 1.0.7b...>, pequeno utilitário que pode ser executado a partir de disquete, CD/DVD e até pendrive de boot. Tem como função deletar todo o conteúdo da área do MBR/EMBR, área esta do HD localizada na trilha zero do HD onde são gravadas informações relacionadas com a partição ou partições de boot. Ótimo programa para deletar a área do MBR/EMBR no caso de vírus que se alojam na trilha zero do HD. E ou então, deletar o boot de algum outro sistema operacional, do Linux, por exemplo, que está impedindo a instalação do XP (beta);

MBRwipe.com 1.0.7b>, este é outro utilitário com a mesma função do MBRWork.exe (deletar todo o conteúdo da trilha zero do HD), porém, é mais agressivo que o MBRWork. E devido a isto, muitos programas antivírus o consideram como sendo um Trojan (vírus Cavalo de Tróia) que apaga a trilha zero do HD. Aliás, com o próprio MBRwipe.com podemos deletar vírus localizados na trilha zero do HD na máquina origem e, ou então, colocando o HD em outra máquina.

OBS:
O MBRwipe.com pode ser executado a partir de CD ou DVD de boot. No caso de usá-lo a partir de um pendrive com boot e caso este pendrive seja reconhecido pelo sistema como sendo uma unidade C, ele (o pendrive) será apagado totalmente. Para que isto não aconteça, com o excelente programa UltraISO basta integrar o MBRwipe.com no ótimo CD de boot “Hiren’s BootCD”.

Recuva – Este é o mais utilizado atualmente
Atualmente o programa mais popular da Internet, portanto, o mais baixado e mais utilizado também, para recuperar dados deletados ou perdidos no HD instalado no PC ou em mídia removíveis – Pendrives, por exemplo –, é o Recuva ( http://www.piriform.com/recuva ).
Como o Recuva foi um dos primeiros (ou o primeiro) a ser disponibilizado na Internet, outros programas similares foram lançados seguindo a mesma linha de recuperação, portanto, bem similares ao Recuva.
Porém, para que o Recuva recupere a maior quantidade de dados possíveis (algo próximo dos 100%) deve-se utilizá-lo conforme descritos nos passos abaixo – siga-os.




1> Primeiramente bootar a máquina com o CDBoot do Hiren’s BootCD 15.2, por exemplo ( http://www.hirensbootcd.org/download/ ) que conta com este excelente programa para recuperar dados já integra na grande lista de programas bem úteis para os técnicos em informática – e para os não técnicos também.

2> No caso desta tarefa nunca se deve salvar os dados que estão sendo recuperados na mesma mídia – no HD ou Pendrive, por exemplo –, ou seja, neles mesmos. Portanto, será preciso ter disponível outra mídia para poder salvar os dados – um HD externo ou Pendrives de 8 ou 16 GB podem ser usados, isto dependendo da quantidade dos dados que serão recuperados.

3> Depois de bootar o computador com o CDBoot do Hiren’s BootCD e com a respectiva mídia para onde serão salvos os dados, deve-se executar o Recuva a partir do próprio CDBoot do Hiren’s BootCD. Para isto dar duplo clique no ícone My Computer; clicar na pasta HBCD 15.2, por exemplo; clicar na pasta HBCD; em Programs e clicar no: Recuva.cmd,

4> Já na janela do Recuva clicar no botão Next >, na próxima janela (imagem acima) escolher o que deseja recuperar – Pictures (imagens), Music (Músicas), Documents (Documentos textos), são alguns exemplos.

5> Aqui – depois de selecionar uma das opções disponíveis –, clicar no botão Next >. Na próxima janela do recuva escolher onde os dados serão salvos, digamos que seja num Pendrive de 16 GB, por exemplo – na unidade j:\. Clicar no botão Next >

6> Já aqui, NÃO clicar no botão Start (Iniciar o processo de recuperação), e sim, no botão Cancel. Ao clicar neste botão será mostrada uma janela (imagem abaixo) onde podemos escolher outras opções (basta clicar no botão Options...), tais como:




7> Na guia “General” (Geral) e na opção “Secure overwriting” podemos escolher quais os níveis de recuperação, da “Simple Overwrite” (uma procura somente) até a “Gutemann (35 passos)”, ou seja, procuras profundas pelos os dados que serão recuperados.

8> Na guia “Actions” (Ações) podemos marcar, por exemplo, a opção “Show files found in hidden system directories”, isto é, procurar por arquivos ocultos nos diretórios de sistema. Na maioria dos casos deve-se deixar esta guia no modo de configuração original. Agora sim, clicar no botão “Scan” e “Sim” para iniciar a procura.

9> Depois de terminado todo o processo de busca pelo “Recuva” será mostrada uma janela uma lista com os arquivos que podem ser recuperados – facilmente pode passar dos 10 mil itens. Neste ponto marcar o campo “Filename” caso você deseje recuperar TODOS, ou então, marcar cada um individualmente.

10> Agora clicar no botão “Recover” e selecionar um local para salvar os arquivos recuperados que, dependendo da quantidade, pode ser num HD externo, numa segunda partição (unidade D ou E), num Pendrive ou numa pasta vazia na unidade na própria unida C:

OBS:
Você também pode executar o Recuva pelo Modo normal do Windows e, ou então, por um dos Modos seguros do Windows. Contudo, devido muitos arquivos do Windows e de programas estarem sendo executados na memória, o resultado pode não ser aquilo que se espera no quesito recuperação dos dados.
Dependendo do nível das buscas por arquivos deletados – simples ou profunda – e, também, dependendo da quantidade dos arquivos que serão recuperados, o processo poderá ser bem demorado.

                                                                 Por: Jkbyte