segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Navegadores da Internet mais rápidos

Navegadores da Internet mais usados

Dicas para acelerar os navegadores

Muitos usuários de computadores reclamam que o navegador (browser) IE8 (Internet Explorer versão 8, ou versões superiores, da Microsoft) para o Windows XP/Vt/W7/W8 é lento, e que conta com muitos recursos desnecessários tornando a navegação mais pesada.
Agora, que ele é estável isto ele é e ninguém pode negar e, além disso, ele conta com níveis de proteção bem superiores aos outros navegadores similares. E devido a esta proteção as grandes instituições financeira – como o Bradesco, por exemplo – só dão suporte ao IE.
Na grande maioria das vezes não é o IE que é ruim, e sim quem formatou o computador e instalou o Windows – qualquer versão deste. A idéia fixa de que o IE é ruim ganhou mais força ainda com o lançamento GC (1Google Chrome), devido ele economizar recursos gráficos, de proteção e ser rápido na abertura, este ganhou simpatia dos usuários da Internet a nível mundial – e de forma bem rápida.

 



1OBS:
O navegador (ou browser) "GC” (Google Chrome) foi criado à partir do projeto Open Source Chromium ( http://www.chromium.org/ ), ou seja, utilizando códigos fonte deste, daí o nome Chrome no segundo nome.
Portanto, "GC" não foi criado do zero pelos seus autores: Larry Page e Sergey Brin, como muitos pensam, eles pegaram a receita do bolo (na verdade, da fortuna) já prontinha – mais informações nos links abaixo.
Além do "GC" que foi criado à partir do projeto Chromium, também foram criados outros navegadores clones do Google Chrome, tais como:
Comodo Dragon, Yandex, Rockmelt, Beamrise, CoolNovo (este é ótimo, igual ou até melhor que o GC), e o SRWare Iron.

Desta forma, como o projeto Chromium é de natureza "Open Source Software", ou seja, Programa de Código aberto ( http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto ), qualquer bom programador pode criar seu próprio navegador clone do Chrome.




Já o “MF” (Mozzila Firefox) – a raposa da Web – corre por fora na briga pela liderança e se esforça muito para conquistar mais simpatia dos usuários da Web. O MF nunca foi e não é um navegador rápido, porem, ele é muito estável e com ótimos níveis de proteção.

Lista dos navegadores mais utilizados
Esses navegadores citados acima não estão sozinhos na corrida pela liderança de qual será o melhor navegador da Web na opinião de sites especializados e de especialistas no assunto, e ganhar mais simpatia dos milhões de usuários que navegam pela Web diariamente.
Isto porque existem outros navegadores que também querem ser os primeiros dessa lista de navegadores mais usados ou mais baixados. Vejamos quais são eles:

Chromium (Quem é quem - o Chromium é o Chrome ou o Chrome é o Chromium). Além de ser ótimo não precisa ser instalado, basta executá-lo diretamente de sua pasta no HD ou a partir de um Pendrive. Isto é ótimo para que todo o conteúdo do histórico (na maioria das vezes só bobagens mesmo) não fique armazenado no HD.





Safari (da empresa Apple Inc.). A cada versão está melhor – imagem acima, como exemplo. Como não é direcionado exclusivamente para sistemas Windows, carece de muitos recursos para que possa competir de igual para igual com o Google Chrome, Mozzila Firefox, Internet Explorer e Opera.

Opera (da empresa Opera Software). Está entre os melhores navegadores. Porém, está difícil ganhar a simpatia dos usuários da Internet por parecer um navegador pesado, que para muitos usuários iniciantes, ele parece ser bem complicado de usar.

AOL Explorer 9.5 (da AOL). É um navegador desconhecido, e talvez por ser muito parecido com o desprezado Internet Explorer, da Microsoft, ele é pouco explorado pelos internautas.

NetScape (da empresa NetScape). Navegador que tentou-tentou, mas, nem de longe está conseguindo ameaçar os líderes Google Chrome, Mozzila Firefox, Internet Explorer e Opera. Navegador bem parecido com o Mozzila Firefox.

Comodo Dragon. É o irmão gêmeo do Google Chrome. É muito bom navegador, não está longe de ser igual ao Google Chrome e ao CoolNovo, principalmente na aparência e na usabilidade. Aqui o nome nos faz pensar que é mais um jogo on-line. No ato da instalação temos a opção de fazer com que ele se torne um navegador portable, ou seja, que podemos executá-lo à partir de um Pendrive, por exemplo.

Yandex. Também e um bom navegador, mas está longe de ser igual ao Google Chrome, CoolNovo e Comodo Dragon – igual somente na aparência.




SRWare Iron. Este também é um ótimo navegador (imagem acima). Outro irmão gêmeo do Google Chrome, do CoolNovo e do Comodo Dragon – igual em tudo, principalmente na aparência. Só o nome que é bem estranho para um navegador, com isto, afasta os internautas.

Rockmelt. Mais um navegador da empresa NetScape, que tenta reviver, aparecer e crescer com este navegador – promete. Como no caso do Comodo Dragon e do SRWare Iron, o nome pode atrapalhar a sua escalada para o sucesso.

Beamrise. Navegador que promete bastante, bem simples, prático e rápido.

CoolNovo. Este é um ótimo navegador, está bem perto de ser igual ao Google Chome – ou até melhor –, principalmente na aparência. Mais um irmão gêmeo do Google Chrome.

Creative browser. Você pode experimentar este navegador que roda direto sem ser preciso instalar – também promete –, baixe-o do link abaixo.

E pelo visto a lista de programas para navegar na Internet não é pequena, como mostra este link abaixo – alguns deles nem existem mais:






Dicas para acelerar os navegadores
Aqui veremos algumas dicas para melhorar a velocidade, principalmente, a estabilidade do IE8 – principalmente este –, do GC e do MF.
Essas dicas não estão direcionadas somente para navegadores da Internet, elas também podem ser usadas para outros programas instalados no Windows (todos).

Começando pelo IE
Quando o Windows XP é instalado por padrão ele instala o Internet Explorer na verão 6 (imagem acima), e muitos usuários e técnicos atualizam o IE6 para o IE7 ou para o IE8 posteriormente – o que é errado. O correto é fazer o seguinte:

1> Depois do XP completamente instalado, mais os respectivos programas e drivers instalados, a primeira coisa a fazer é ir ao Painel de controle>Adicionar ou remover programas>Adicionar/remover componentes do Windows.

2> Aqui, em Adicionar ou remover programas>Adicionar/remover componentes do Windows, deve-se desmarcar as seguintes opções: Internet Explorer, Windows Media Player e Windows Menssenger. Clicar agora nos seguintes botões: Avançar e Concluir e reiniciar o computador.

3> Depois do computador já ter reiniciado e estar conectado a Internet, instalar o IE8 (imagem abaixo) e o Windows Media Player 11. Em seguida, reiniciar o computador novamente, ir ao Painel de controle>Adicionar ou remover programas>Adicionar/remover componentes do Windows e marcar a seguinte opção: Internet Explorer. Em seguida, clicar nos seguintes botões: Avançar e Concluir.




4> Como não será criado o atalho para executar o IE8, deve-se criá-lo  manualmente. Para isto basta fazer o seguinte: Clicar com o botão direito do mouse na Área de trabalho, selecionar Atalho>Procurar...>Meu computador>Disco local (C:)>Arquivos de programas>Internet Explorer>IEXPLORE>Avançar>Concluir. Com este atalho criado manualmente o IE (ou outros programas e jogos) serão executados mais rapidamente.

Continuando com o Google...
Já no caso do navegador "Google Chrome", por exemplo, podemos instalá-lo muito mais rapidamente fazendo o seguinte:

1> Depois de instalar ele pela primeira vez, ir até a pasta "Google" localizada em: C:\Arquivos de programas (ou x86, no caso do Windows Vt, W7, W8, W9 32 bits).

2> Em seguida, acessar a pasta "Update>Install>{F56D060E-2F50-45C6-9935-C177108EA641}" e copiar – para um Pendrive, por exemplo  – o arquivo instalador dele, de nome:  23.0.1271.91_chrome_installer.exe (este arquivo em questão refere-se a versão "23.0.1271.91" do Google do dia 27/11/12). Instala-se o Google á partir deste arquivo sendo que não será preciso nem mesmo estar conectado a Internet.

3> Também ajuda muito a cada três meses, por exemplo, desinstalar o navegador e reinstalá-lo novamente, com isto, elimina-se todos os arquivos inúteis – principalmente os temporários – ligados ao navegador.

4> Como um exemplo, o Google grava cada acesso a Internet em seu Histórico que, com três meses de uso do computador – ou Notebook e Netbook –, e por mais de três usuários, com o Google aberto basta teclar "Ctrl+H" para ver a enorme lista de sites acessados e gravados no Histórico do Google.

5> É aconselhável reconfigurar a pasta Histórico do Google (também no Chromium, Comodo Dragon, Yandex, SRWare Iron e CoolNovo). Para isto – com o Google aberto – clicar em "Personalizar e controlar o Google Chrome" (as três barras em baixo do X de fechar).

6> Agora escolher "Configurações", clicar em "Mostrar configurações avançadas", clicar em "Limpar dados de navegação" e marcar todas as opções – ou as aquelas que desejar (imagem abaixo).

Melhorar a conexão banda larga
Não adianta o navegador ser rápido se a sua banda larga está lenta e precisando de alguns ajustes. Portanto, se você se conecta a Internet via banda larga (Speedy, por exemplo) é possível melhorar a qualidade da conexão fazendo o seguinte:





1> Depois de tudo instalado e pronto para se conectar a Internet, reiniciar o PC em Modo seguro. Já na área de trabalho em Modo seguro clicar com o botão direito do mouse no Meu computador, clicar na opção “Propriedades>hardware>Gerenciador de dispositivos e expandir o item Adaptadores de rede”.

2> Agora clicar com o botão direito no nome da placa de rede (Atheros AR8151 PCI-E Gigabit Ethernet Controller, por exemplo) e clicar na opção Verificar se há alterações de hardware.

3> O mais correto mesmo é – no Modo seguro do Windows – Desativar e, em seguida, Desinstalar o dispositivo e desligar o PC. Em seguida,  ligá-lo, entrar no programa Setup e, dentro deste, procurar pelo item Integrated Peripherals (Dispositivos integrados) e desativar a opção Onboard LAN Controller (ou algo similar). Agora teclar (Esc), F10 e (Enter) para inicializar o Windows.

4> Depois do Windows carregado, fazer um Logoff e, de volta a área de trabalho do Windows, reiniciar o PC, entrar no programa Setup e ativar o Onboard LAN Controller (imagem abaixo). Também deve-se remover aquele link que é criado para se conectar a Internet (quando não se usa o CD de instalação do Speedy, por exemplo) e recriar o mesmo depois do Windows ter reiniciado. Deve-se fazer isto periodicamente.

5> Outro tipo de manutenção que se deve fazer a cada seis meses, no máximo, é no cabeamento e nos conectores (RJ-11 e RJ-45), pois estes componentes podem se danificar (quebrar a trava de segurança, por exemplo) e não fazer o contato direito, causando problemas na conexão.

6> Outro detalhe se refere a crimpagem do fios condutores nos respectivos conectores, caso não seja feita de acordo com os padrões pode gerar interferências na sinalização e a conexão funcionar mais devagar ou com interrupçõs momentâneas. Deve-se também evitar as dobras nos cabos (de Rede e Telefônico), as expansões da linha telefônica e cabos com sobras – mais de dois metros.




Banda larga mais rápida com ligação Gigabits
Quando se recebe o Modem DSL para poder se conectar a Internet via serviço Speedy (da Telefônica), por exemplo, ou seja, conexão a Internet no modo de banda larga – Internet rápida. Também se recebe um cabo par trançado de “quatro fios” para ligar o PC ao Modem DSL, mas, ocorre que a crimpagem das pontas RJ-45 feita neste cabo é feito no modo lento, de 10 Mbps.
Isto é preciso devido a muitos PCs (muitos ainda rodam Windows 98SE) ainda usarem placas de redes que operam com banda de 10 Mbps. Portanto, a conexão a Internet rápida pode ficar mais lenta (de 10 a 20%), e esta lentidão é causada pela demora no reconhecimento (conversação) entre os dispositivos envolvidos diretamente na conexão – aqui no caso o Modem DSL (que opera a 100 Mbps) e a placa de rede conectada no PC.
Sendo assim, para obter mais velocidade na sua conexão a Internet via banda larga Speedy (para PCs com placas de rede 10/100 Mbps), basta seguir estes passos:

1> Primeiramente adquirir um cabo par trançado de “oito fios” (pode ser o azul mesmo) com tamanho mínimo de 2 m (200 cm.), ou de acordo com a distância entre o Modem DSL e o PC. Adquirir também duas pontas tipo RJ-45 para ligar as duas extremidades (Lados A e B) do cabo azul.

2> Agora pedir ao técnico da loja onde se comprou o cabo e as pontas RJ-45, para que ele crimpe as respectivas pontas nas respectivas extremidades (Lados A e B) do cabo par trançado. A crimpagem deve ser feita de acordo com o padrão Ethernet Gigabits, mas, seguindo estes dois esquemas de crimpagem (imagem abaixo).

OBS: Com a trava da ponta RJ-45 para baixo, o pino 1 fica a esquerda e o pino 8 a sua direita.

3> Ao conectar e navegar na Internet e fazer downloads usando um dos dois esquemas descritos aqui, você notará que a conexão estará mais rápida e estável, já que agora a conexão não está limitada ao padrão Ethernet 10/100 Mbps.

Detalhe: Muitos PCs modernos já contam com placas de redes “on-boards” operando no modo de 1 Gbps. E, também, PCs modernos que contam com placas de redes “off-boards” operando no modo de 10 Gbps.




Mais velocidade para as conexões de Rede e Speedy
Caso o seu PC esteja conectado numa LAN (Local Area Network) ou a Internet via banda larga usando o Speedy (da Telefônica), por exemplo, pode-se aumentar a velocidade de sua conexão. Para isto basta seguir estes passos:

1> Clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Meu computador, selecionar Propriedades/Hardware/Gerenciador de dispositivos.

2> Clicar agora no sinal de + do item Adaptadores de rede (Placa de rede), clicar com o botão direito do mouse no item: Adaptadores de rede, selecionar Propriedades/Avançado.

3> No campo Propriedades: procurar pela opção denominada de Connection Type (Tipo de conexão), encontrando-a mude o valor (no campo Valor:) para 100BaseTXFullDuplex (imagem abaixo, da esquerda).

OBS:
Caso sua placa de rede seja uma modelo mais antigo que opera no modo de 10 Mbps, deixar o valor no modo de AutoDetect (ou Negociação automática).

Banda larga - Mais velocidade na conexão
Esta dica é para tornar a sua conexão a Internet mais rápida, caso esteja usando banda larga Speedy (da Telefônica), por exemplo.
Como o Speedy ainda utiliza linhas de transmissão cabeadas (cabos de cobre), a conexão a Internet – mesmo sendo chamada de banda larga – ela não é tão rápida como deveria ser. Seria sim, caso as linhas de transmissão fossem de cabeamento óptico. Portanto, para tornar a conexão um pouco mais veloz siga estes passos:




1> Clicar com o botão direito no ícone Meus locais de rede, selecionar Propriedades, clicar com o botão direito no item “Conexão local” e selecionar Propriedades. Na tela “Propriedades de conexão local”, na guia “Geral” marcar todos os itens que se encontra em “Esta conexão usa estes itens:”.

2> Clicar agora com o botão direito do mouse na conexão banda larga (internet@speedy.com.br, por exemplo) e selecionar Propriedades, na guia “Geral” e no campo Nome do serviço digitar este endereço: internet@speedy.com.br, caso sua conexão banda larga seja o Speedy (da telefônica) e o provedor seja speedy. Agora, ir ao Iniciar>Executar, no campo Abrir: digitar gpedit.msc e clicar no botão OK.

3> Na janela que se abre (Diretivas de grupo) clicar no item Modelos administrativos>Rede>Agendador de pacotes QoS>Limitar largura de banda reservável (imagem acima, da direita), clicar na opção Ativado e mudar o valor para 10 (10%).

4> Não é aconselhável deixar em 0 (zero), isto porque muitos arquivos de vídeo da Web necessitam de alguma banda reservável para poder funcionar corretamente. Portanto, uma banda reservável de 2% para o QoS está de bom tamanho. Configurações com 0 (zero) o Windows entende que é para desativar. Mais dicas neste link abaixo:


                                                                                        Por: Jkbyte

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A verdadeira função do programa “Setup” do BIOS

DISPARIDADE: Não é a BIOS, e sim, programa BIOS

POST (Power On Self Test – Ligar/Testar e Inicializar)
 

Atualmente está sendo feita muita confusão – aliás, sempre aconteceu isto – sobre o que seria e qual a função do programa “Setup” do programa “BIOS”.

Isto porque são poucos que conhecem a verdadeira função do programa Setup, e a grande maioria dos usuários de PCs, inclusive técnicos em hardware – e até mesmo os professores de informática –, ensinam errado por também terem aprendido também erradamente.

Tecnicamente não é correto chamar o chip com memória EPROM e/ou com Flash ROM, de a BIOS. Isto porque é no chip com memória EPROM (Flash ROM nas placas-mãe modernas) e que muitos o chamam de erradamente de a BIOS, que se encontra gravado o programa BIOS. Na imagem abaixo vemos alguns exemplos de chips com memória EPROM ou com memória Flash ROM com os respectivos programas BIOS gravados.










BIOS (Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída). No chip com memória EPROM (ou Flash ROM) também se encontra gravado mais dois softwares.



Notas:

O Mestre e Professor Laércio Vasconcelos (( http://www.laercio.com.br/ )) sempre escreveu em seus ótimos livros sobre hardware que o programa BIOS é do masculino, portanto, deve-se pronunciar o BIOS – já a pronúncia no Inglês é algo como: bai-os (programa Talk It! – http://ziggi.uol.com.br/tag/baixar-talk-it).



Disparidade

Outra “disparidade” que ouvimos de profissionais (se dizem esta disparidade não podem ser chamados de profissionais em informática) é com relação ao seguinte: “Entrar na bios”.

Ninguém acessa; ninguém edita e muito entra no programa BIOS, nem mesmo os profissionais da Intel ou da AMD. O que pode ser feito por profissionais com aparelhos próprios (ditos gravadores de EPROM) para esta finalidade, é programar ou gravar um novo programa BIOS num chip com memória EPROM ou FlashROM.






OBS. importantes:

Não existe um único programa BIOS para todos os dispositivos de hardware, isto porque as PCBs (Print Circuits Boards ou Placas para circuitos impressos) para HDs, impressoras; como também para chips de vídeo Onboard, placas de vídeo para slots PCI, placas aceleradoras gráficas modelos tais como:

Placas de vídeo PCI (modelos antigos), placas aceleradoras gráficas AGP, placas aceleradoras gráficas PCI-Express; placas de rede (um exemplo na imagem abaixo, que pode ser instalado um chip com memória FlashROM), e muitos outros dispositivos utilizados nos hardwares dos computadores também possuem seus respectivos programas “BIOS”.

E esses programas “BIOS” não são controlados diretamente pelo programa “BIOS” principal da placa-mãe, e sim, são intercambiáveis – isto é, trocam informações em tempo real.








Quando o PC conta com 4 GB de memória instalada e ao ligá-lo vemos na tela do monitor o valor 4096 MB. Aqui, esta quantidade de memória RAM é gerenciada pelo controlador integrado no programa BIOS (principal) da placa-mãe.

Agora, quando o PC conta com uma placa gráfica instalada (PCI, AGP ou PCI-E) e esta placa conta com 2 GB de memória RAM, e ao ligar o PC vemos na tela do monitor o valor 2048 MB – não vemos o valor 4096 MB. Aqui, esta quantidade de memória é gerenciada pelo controlador integrado no programa BIOS da placa gráfica, que toma a frente do controlador integrado no programa BIOS (principal).



Programas e funções extras



POST (Power On Self Test ou algo como Auto-teste automático quando se liga/reinicia o computador). Mais informações mais abaixo.



Setup (Set Up ou Instruções configuradas e sendo executadas na memória SDRAM, instruções estas gravadas no chip CMOS).

Aqui, este serve para se fazer configurações personalizadas do hardware no chip CMOS Setup. E é neste chip CMOS – mais precisamente na memória SDRAM deste – que fica gravada uma cópia do pequeno programa chamado de Setup, e neste estão todas as configurações personalizadas e realizadas – manual ou automaticamente – no programa “CMOS Setup”.

No chip CMOS encontra-se também um pequeno circuito referente ao relógio em tempo real RTC (Real Time Clock) e ao ADC (Actual Date Calendar ou Calendário com data atualizada).

Vejamos aqui, então, qual a verdadeira função do famoso programa Setup do BIOS – na verdade uma cópia rascunho do programa BIOS. Dá mesma forma que o aplicativo “Regedit.exe” é o editor do “Registro” dos Windows, este (o Registro) sendo o maior banco de informações (códigos e instruções do Kernel) sobre os sistemas operacionais Windows.

Como um exemplo apenas, somente a chave “HKEY_CLASSES_ROOT” (veja a imagem abaixo) no PC em que esta matéria estava sendo escrita contava (sem espaços entre elas e exibidas pelo programa Notepad++) com mais de “130.000” linhas de instruções.








Neste caso, o programa “Setup” é o editor básico do programa BIOS (Basic Input/Outiput System ou Sistema de entrada e saída de informações ou códigos de instruções), sobre os hardwares já integrados nas placas-mãe – vídeo on-board, por exemplo. Ou então, dispositivos que serão conectados nas placas-mãe – uma placa gráfica, por exemplo.

E como é no “Registro” que está registrado o maior banco de informações sobre o sistema operacional Windows Sevem (W7), por exemplo, ou seja, sobre o que ele dá suporte – programas de 32 ou 64 bits, por exemplo.

Também é no programa “BIOS” que está o maior banco de informações sobre todos os dispositivos de hardwares que ele dá suporte, como por exemplo: chips (de som, rede, vídeo, etc.) on-boards já integrados na placa-mãe, e também, os dispositivos (placa de som, de rede, vídeo) off-boards que serão instalados na placa-mãe.

Portanto, quando acessamos Setup do programa BIOS – na verdade quando editamos este – estamos na “editando” determinadas informações que foram gravadas (cópia) na pequena memória SDRAM, e que são permitidas manipulá-las, informações estas gravadas numa pequena memória SDRAM, memória esta integrada no chip CMOS.

Como no caso do Registro do Windows que nem todas as informações desse maior banco de dados podem ser editadas, no programa BIOS ocorre o mesmo, ou seja, nem todas as informações desse maior banco de dados sobre o hardware do PC podem ser editadas – ou modificadas.



Programas POST, Setup, BIOS – e CMOS

Vejamos aqui o que significa estes termos relacionados diretamente com os programas POST, Setup, BIOS e tecnologia CMOS.



POST (Power On Self Test)

Este termo se refere ao auto-teste que o programa BIOS faz na inicialização da máquina, com a finalidade de verificar como os componentes e periféricos do hardware se comportarão depois da máquina ligada ou resetada. A memória ROM (EPROM e FlashROM, por exemplo) existente na placa-mãe, normalmente possuem 64 KB  (65.536 bytes) ou mias nas placas-mãe mais antigas.

Porém, possuem capacidade bem acima de 512 KB nas placas-mãe mais modernas. Isto quando a tela do programa CMOS Setup é mostrada em modo gráfico, ou seja, no modo WinBIOS.

Além de armazenar o programa BIOS esta memória ROM também armazena o programa de diagnóstico do PC chamado de “POST” (Power On Self Test ou Ligar o PC e executar o auto-teste na memória).

Veja nesta imagem abaixo toda a rotina básica de testes na inicialização da maioria das máquinas até a execução do sistema operacional Windows, na memória RAM – na verdade, na memória RAM Estendida.








SetUp - Set, de instruções já gravadas numa pequena memória RAM integrada no hip CMOS; e Up, de alterar ou ajustar esses determinadas configurações já gravadas na memória RAMCMOS.

Portanto, a palavra “Setup” é formada pela junção de outras duas palavras: Set e up. O mesmo ocorre com a palavra “Chipset” – junção de outras duas palavras: Chip e set (veja abaixo mais informações sobre o termo Chipset).



Exemplo:

Se no programa BIOS de uma determinada placa-mãe não está gravado as respectivas informações para o suporte de um determinado dispositivo integrado nesta – USB na versão 3, por exemplo –, mesmo o chipset contando com os respectivos controladores internos, isto que dizer que o Chipset não dá suporte ao USB 3.









Veja na imagem abaixo os recursos (em verde) que o programa BIOS suporta e os que ele não suporta (em vermelho). Nesta mesma imagem abaixo podemos ver a data do BIOS e o respectivo tamanho do mesmo, que é de1024 KB (KiloByte), ou mais precisamente, 1 MB (MegaByte).



ChipSet (Chip Set)

Este termo se refere ao conjunto dos dois principais chips (Chip North bridge ou Ponte Norte, e chip South bridge ou Ponte Sul) de todos que são encontrados numa placa-mãe, desde um modelo antigo para receber processadores i386, por exemplo, até para os mais recentes modelos de processadores – um Quad Core, da Intel ou da AMD.

E o chipset depende diretamente das informações gravadas no programa BIOS para poder fazer (ou controlar) com que todo o hardware existente na placa-mãe opere de forma compatível e estável.

Na verdade a palavra “ChipSet” possui duplo significado, pois ela é composta por duas palavras distintas numa só, como: “Chip” que se refere ao circuito (CI – Circuit Integrate ou Circuito integrado eletronicamente digital) propriamente dito, e “Set”, que se refere ao grande conjunto de instruções que são integradas nos respectivos chips (chip North bridge e South bridge). Também pode significar “Auto/Set” ou “Auto/Ajustar” configurações.








Como podemos ver na imagem mais abaixo, tudo (ou quase tudo) que entra e sai (dados binários) passam pelo “Chipset”, este formado pelos chips Nb (North bridge) e Sb (South bridge), respectivamente.

Principalmente pelo NB, que faz a ponte direta entre o próprio Sb (via barramento local), com a memória (via bus da memória) e com o processador (via bus FSB – Front Side Bus ou Barramento Superior Frontal ao processador). É neste chip “Nb” que estão todos os chips controladores on-boards, como por exemplo, o controlador de som, de rede, de vídeo, e outros.

Ainda observando atentamente esta imagem abaixo, chegamos a conclusão de que a memória e o processador (principalmente este) ficam totalmente dependentes do ChipSet (chips Nb e Sb) e, caso um modelo de placa-mãe conte com um chip South bridge problemático, por exemplo – que foi mal projetado eletronicamente ou que esquenta demais –, o sistema todo funcionará de forma bem instável (isto se funcionar) gerando diversos problemas, inclusive corrompendo os dados que passam por ele – vindo do HD, por exemplo.

Como bem exemplifica a imagem abaixo, todo o tráfego de dados que entram (Input) e saem (Output) no sistema passam pelo chip “Sb”, menos os dados que trafegam pela memória e pelo sistema de vídeo AGP ou PCI-Express (placas aceleradoras gráficas AGP 8x e, ou as placas aceleradoras gráficas PCI-Express x16). Porém, TODOS dependem DIRETAMENTE dos controladores integrados no chip “Nb” para poder se comunicarem com o processador – ou processadores.

Para se ter idéia do tamanho da importância do Chipset para o sistema todo, especialmente para qualquer modelo de processador – inclusive os modelos mais recentes já desenvolvidos com dois, três, quatro ou mais núcleos.

O desenvolvimento do chipset (chips North e South bridge) ocorre de forma simultânea ao desenvolvimento do respectivo modelo de processador. E como atualmente é a Intel (arquitetura Intel) e a AMD (arquitetura AMD) os maiores desenvolvedores de processadores para computadores de todo o planeta, os chipsets são desenvolvidos seguindo normas tecnológicas, eletrônica, elétrica e binária das respectivas arquiteturas, já que a arquitetura da Intel é totalmente diferente da arquitetura empregada pela AMD para a fabricação de seus processadores.

Portanto, é errado dizer que a placa-mãe (ou o processador) não suporta um determinado modelo de placas aceleradoras gráficas PCI-Express x16, por exemplo. Na verdade é o chipset que conta (ou não conta) com recursos (sets ou instruções controladoras internas) para que determinada placa-mãe dê (ou não) suporte ao sistema de vídeo PCI-Express x16, por exemplo.










Antes do surgimento do bus AGP e PCI-Express, o sistema de vídeo utilizava o barramento PCI de 32 bits, portanto, todo o tráfego de dados relativos ao vídeo era obrigado a passar pelo chip “Sb”, como bem mostra a imagem abaixo. Com isto as transferências de toda a sinalização do vídeo – gerada no computador para o monitor – ocorrem de forma bem mais lenta.



BIOS – (Basic Input/output System)

Este termo se refere ao sistema básico de entrada e saída para que o computador dê sinal de vida. O programa BIOS “era” um pequeno programa (não é um chip) gravado num chip com memória ROM nos micros mais antigos; ou numa FlashROM nos micros modernos, memória esta embutida no chipROM.

Atualmente o programa BIOS – com o desenvolvimento de novas tecnologias para o hardware potente dos computadores modernos – deixou de ser um programa básico, isto porque programas BIOS de computadores modernos são bem complexos e com uma grande quantidade de instruções e códigos de entrada e saída.

Veja na primeira imagem acima modelos de chipsROM onde o programa BIOS é gravado na memória ROM/Flash integrada nestes chips. Aliás, chips de memórias ROM (chips EPROM, FlashROM, por exemplo) não necessitam ser energizadas como os chips de memória RAM – chips CMOSRAM, por exemplo, onde fica gravado o programa Setup.



ATENÇÃO:

A principal função do programa BIOS é dar vida a PLACA-MÃE. Ou seja, inicializá-la quando se liga a mesma fora do gabinete diretamente a uma fonte de alimentação, mesmo não tendo a bateria, não tendo a memória RAM, e muito menos um sistema operacional instalado. Quando há memória RAM vemos na tela do monitor o programa básico em branco e preto sendo carregado na memória RAM. Atualmente neste programa básico vemos até imagem em baixa resolução – PCs da Positivo, WinFast, SempToshiba, por exemplo.

Se sua máquina não dá sinal de vida e o defeito não está na fonte, não está no processador e nem está na memória RAM, é porque o conteúdo do programa BIOS está corrompido, foi alterado erradamente ou foi apagado.

É o programa BIOS que controla o teclado, vídeo, unidades de discos, portas seriais, portas paralelas, etc.

Quando se liga a máquina pela primeira vez, o processador processa o programa BIOS ao mesmo tempo em que é criada uma cópia padrão do programa BIOS e esta cópia é copiada para uma pequena memória SDRAM no chip CMOSRAM Setup e, em seguida, copiada para a memória SDRAM principal.








Nota:

Se sua placa-mãe parou de funcionar porque o programa BIOS dela foi corrompido e, ou então, o chip contendo a memória FlashROM (imagem acima, a esquerda) não funciona mais. Neste caso, basta retirar o chipROM bom com cuidado para não danificar nenhum terminal de contato do mesmo (imagem acima, a direita) de uma placa-mãe morta e substituir o chipROM danificado da sua placa-mãe.

Na verdade, sem ser feita esta cópia para a memória RAM principal a máquina não inicializa, caso a máquina esteja sem a memória SDRAM principal instalada, mesmo que conte com um HD e o sistema operacional corretamente instalado. Em máquinas modernas, quando se retira a bateria que alimenta a pequena memória SDRAM no chip CMOS Setup, a máquina somente exibe uma mensagem do programa Setup (mensagem esta carregada na memória principal) na tela dizendo que não há bateria.

Portanto, não podendo armazenar a cópia do BIOS na memória SDRAM CMOS Setup para, em seguida, armazenar uma cópia da memória SDRAM CMOS Setup na memória SDRAM principal. Assim, quando se configura parâmetros no CMOS Setup está-se configurando esta cópia do programa BIOS.



CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor).

Este termo se refere ao chip CMOS onde existe uma pequena memória RAM que é alimentada por uma bateria de Lithum de 3.2 volts, modelo 20x32, ou seja, 20 mm. de diâmetro circular por 3.2 v. – nesta imagem abaixo vemos vários modelos de bateria.

Neste mesmo chip CMOS encontra-se também dois pequenos circuitos, um referente ao relógio em tempo real RTC (Real Time Clock) e o outro ao ADC (Actual Date Calendar ou Calendário com data atualizada).

Veja nesta imagem acima três modelos de bateria, sendo que o modelo de bateria à esquerda (de cor azul, bateria de Níquel) é recarregável pelo próprio sistema quando fica descarregada.

O modelo do centro (no formato de moeda, de Lithium) deve ser trocado a cada dois anos aproximadamente. Já o modelo da direita chega a durar  mais de  dez  anos.

Na pequena memória RAM está gravado um pequeno programa, chamado de Setup (Configurar/Reconfigurar), onde se grava as configurações realizadas pelo usuário. Retirando-se a bateria a pequena memória RAM é limpa, ou seja, todas as configurações feitas são apagadas, técnica conhecida por CLEARCMOS.








Como a pequena memória RAM não é energizada (está sem a bateria), todas as vezes que se liga o PC o processador processa uma nova cópia rascunho padrão do programa BIOS para esta pequena memória RAM, ou seja, com informações de fábrica referente ao hardware da placa-mãe.

Pode-se também usar esta técnica via jumper CLR RAMCMOS (Clear CMOS ou Limpar a pequena memória RAM). Para isto basta inverter a posição do jumper de 1-2 para 2-3 e contar até dez para, em seguida, retorná-lo para a posição inicial, ou seja, 1-2.

Não encontrando um jumper com a respectiva função, retirar a bateria e curto-circuitar (por cinco segundos) os terminais positivo (+) e negativo (-) do conector da respectiva bateria. Em determinadas placas-mãe, o clear é realizado invertendo-se a posição do jumper de 2-3 para 1-2. Outra opção é usar programas com a função de limpar a memória RAM que armazena as configurações no CMOS Setup, como o BIOS.EXE e o KILLCMOS.EXE.

A tecnologia CMOS complementa (ou completa) tecnologias como a TTL-LpS (Transistor-Transistor LogicLow power Shotsky). Ou seja, que opera com transistor para transistor somente e de alta velocidade na partida (quando se liga a máquina), baixo consumo de energia, com corrente de 8 mA, na freqüência de 40 MHz e 5 volts.

Já a tecnologia TTL-LpS é um aperfeiçoamento da tecnologia TTL, de extrema importância na elaboração de circuito digitais utilizados em minicomputadores e de utilização em grande escala. Também se utiliza a tecnologia IIL (Integrated Injection Logic ou Lógica por injeção integrada).

A tecnologia IIL é um aperfeiçoamento tecnológico da tecnologia CMOS, aperfeiçoamento este relacionado somente com a velocidade na freqüência de clock, já que opera com 15 MHz e a CMOS com 10 MHz.



Memórias do tipo ROMs

As memórias do tipo ROMs (Read Only Memory ou Memória apenas para leitura) não perdem seus dados quando são desligadas.Também são ligadas à uma fonte de corrente elétrica para serem lidas pelo processador, porém, não necessitam de corrente para manter os dados armazenados.

É a memória ROM que armazena o BIOS dos PCs mais antigos, um 286 por exemplo. As memórias ROMs também não permitem receber dados  internos ou externos durante seu uso normal. No quesito velocidade as memórias ROM são bem lentas, pois operam com tempo de acesso entre 150 e 200 ns.



Memórias do tipo PROMs

Este termo se refere do tipo de memória PROM (Programmable ROM ou ROM Programável, termo mais usado) sai de fábrica sem nada gravado, podendo ser programada uma única vez para, em seguida, ficar para somente leitura. Sendo produzidas apagadas, os fabricantes de programas podem gravar – ou queimar a memória a PROM.



Memória do tipo EEPROM (Electric  Enhanced Programmable Read-Only Memory)

Este termo se refere a um novo tipo de memória (também volátil) que pode ser apagada (e reagravada novamente) usando para isto a sinalização elétrica adequada. Este tipo de memória foi muito utilizado nos chips BIOS de placas-mãe, impressoras, etc.

Atualmente o programa BIOS de placas-mãe é gravado nas memórias Flash ROM. A EPROM (Erasable PROM ou ROM Programada e Apagável) pode ser programada ou gravada e também apagada. Veja na primeira imagem acima um modelo de chip EPROM no formato PLCC (Plastic Loadless Chip Carrier ou algo como Adaptador na forma de chip com pequena quantidade de plástico).








Possuindo uma janela de vidro, são apagadas por meio de raios ultravioletas de alta potência emitidos por aparelhos conhecidos por “apagadores de EPROM”. Além da EEPROM, utiliza-se a E2EPROM, que significa Electrically 2 Erasable Programmable ROM (Read Only Memory). Ou seja, Memória eletricamente programada para leitura, que pode ser apagada e reescrita mais de duas vezes.



Memória tipo FlashROM

Este tipo de memória Flash ROM não é queimada como ocorre com a PROM e a EPROM. Pode ser regravada inúmeras vezes usando processos eletrônicos especiais. As placas-mãe modernas utilizam a memória FlashROM para armazenar e atualizar o programa BIOS. Com isto, pode-se fazer o upgrade do BIOS quando necessário.

Este tipo de memória foi desenvolvido na década de 80, mas somente à partir de 1993 é que passou-se à utilizá-lo para armazenar o programa BIOS das placas-mãe – quando do lançamento dos primeiros processadores Pentium.

Além dos computadores, utiliza-se memória FlashROM em telefones celulares, gravadores de áudio, secretárias eletrônicas, câmeras de vídeo do tipo digital, etc.

Especificamente num sistema computacional, a memória Flash ROM é encontrada num chip na placa-mãe, na placa de vídeo, no modem, placa de rede (quando operando com boot remoto). Em placas de interface controladora SCSI, nos módulos de memória – aquele pequeno circuito integrado de oito terminais (imagem acima) –, e entre muitos outros dispositivos modernos que utilizam este tipo de memória não volátil.



                                                                           Por: Jkbyte