terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas para turbinar o PC e o Windows... 9X/2K/XP/2K3/2K8VT/W7


Dicas e truques essenciais________________________________________

Simples instaladores de sistemas Windows
A grande maioria dos técnicos de computadores do Brasil na verdade não são técnicos, e sim, simples instaladores de sistemas Windows, principalmente XP e Vista, que são super fáceis de instalar. Depois do sistema instalado “esses” técnicos instaladores de Windows atualizam os respectivos drivers necessários, instalam o pacote Office e um programa antivírus e, pronto, a máquina já está pronta para o cliente usar. Configurar o Sistema Windows e o Registro deste nem pensar, isto porque “esses” técnicos instaladores de Windows desconhecem esses assuntos mais complicados. É que essas partes exigem mais do pouco conhecimento deles sobre tais assuntos, ou seja, sobre sistema operacional que estão instalando e o registro do mesmo.

Obtendo mais rendimento da máquina
Em máquinas modernas (máquinas lançada a partir de 2003 em diante) quando se instala o Windows XP, por exemplo, normalmente o sistema roda rápido. Porém, pode-se obter muito mais da máquina – e ainda mais do sistema – quando se faz ajustes no sistema operacional e no registro deste. Porém, sabemos que mexendo no Registro podemos turbinar a máquina, mas, também, pará-la a ponto de ser preciso reinstalar o sistema (veja a dica Reinstalação do sistema)

O maior banco de dados do sistema Windows
Para facilitar a vida “desses” técnicos; de técnicos profissionais; e de usuários que usam o computador no dia-a-dia selecionamos as dicas descritas aqui. Como o Registro é o maior banco de dados do sistema Windows, desde o Windows 95, e mexendo nele é que turbinamos o sistema e, conseqüentemente a máquina, a maioria das dicas se refere ao Registro. Contudo, antes de mexer no registro do sistema aconselhamos a todos lerem as primeiras dicas para não se arrependerem depois.

Exportar/Importar entrada do Registro
Digamos que você, depois de ler as dicas abaixo, criou e modificou várias entradas no registro para que o Windows funcione melhor e mais rápido. Porém, agora digamos que você pretende formatar o HD (ou trocar por um de maior capacidade) para iniciar tudo do zero, como no dia em que você o comprou. Como é sabido, devemos zerar e formatar o HD a cada ano – no máximo – para que a máquina fique como nova e, principalmente, apagar todos os vestígios de vírus e muitas outras pragas que ficam incubadas no HD quando a máquina fica conectada a Internet via conexão banda larga. Para não ter que fazer tudo de novo depois do Windows instalado, antes de zerar e formatar o HD deve-se exportar as entradas criadas ou que foram modificadas salvando-as num CD ou PenDrive para, em seguida, importá-las novamente.

Dicas espertas para facilitar todo o trabalho
Executando-se o editor do registro, o Regedit, clicar em “Editar\Localizar\Marcar o item “Coincidir seqüência inteira”, no campo “Localizar:” digitar o nome do item (chave, subchave ou entrada) que se deseja encontrar e modificar, FileSystem, por exemplo. Em seguida clicar no botão “Localizar agora” para encontrar o item desejado. Para encontrar outras entradas desse item, teclar F3 até aparecer a mensagem “Pesquisa concluída”. Para exportar uma entrada criada ou modificada, basta fazer o seguinte: digamos que queremos exportar a subchave FileSystem (HKEY_LOCAL_MAXINE\SYSTEM\CurrentControlSet\ FileSystem), clicar com o botão direito em FileSystem e escolher a opção Exportar para um PenDrive, por exemplo. Já para importar uma entrada basta dar clique duplo na própria entrada salva no PenDrive. Ou então, ir ao “Iniciar/Executar/Abrir:” e digitar regedit (OK), no “Editor do Registro” aberto clicar em Arquivo>Importar e localizar a entrada que foi salva no PenDrive.

Cópia do Regedit, o editor do Registro
Aconselhamos que o usuário faça uma cópia do editor (o Regedit) do Registro de sua  máquina (ou renomeá-lo), num disquete ou CD, em seguida, apagá-lo do Windows, pois, com ele na máquina qualquer pessoa teria acesso direto ao Registro de sua máquina. E com boas ou más intenções poderia alterar itens do Registro e sua máquina deixar de funcionar, ou então, funcionar com problemas.

Computador em Rede, ocultar recursos compartilhados
Você usa o Windows com recursos compartilhados (drives, impressoras, Pastas, etc.) e que sempre estão disponíveis para os “bisbilhoteiros”. Caso você queira ocultar o drive C:\, por exemplo, para que ninguém copie seus arquivos, siga esses passos:
1) Abra o “Meu computador”, clique com o botão direito do mouse no drive C e selecione Compartilhamento.
2) Em seguida, no campo “Nome do Compartilhamento”, digite C$
3) Com isto o drive C estará disponível somente para você quando for digitado no campo “Executar do Windows” (Iniciar/Executar/Abrir:) o comando: \\NomedodriveCnaRede\C$

CD-ROM no modo de segurança do Windows 95/98
Copiar para a raiz da unidade C:\ o driver universal Oakcdrom.sys. Este driver é encontrado nos CDs e disquetes de boot de todas as versões do Windows 9x. Pode-se também copiar o driver Atapicd.sys, aliás, o driver Atapicd.sys também reconhece drives de DVDs. Em seguida, abrir o arquivo de sistema “Config.sys” com o editor de texto para ambiente DOS, o Edit (você o encontra no C:\windows\command) e colocar esta linha no Config.sys: Device=C:\Oakcdrom.sys /D:MSCD000 ou Device=C:\Atapicd.sys /D:MSCD000 Agora abrir o Autoexec.bat (com o Edit) e colocar esta linha: C:\Windows\Command\MSCDEX.EXE /D:MSCD000 Reinicie o computador e entre no Somente prompt de comando (teclar F8 ou Ctrl quando o sistema estiver reiniciando). Já na tela do DOS digitar Win /d:m para carregar o Modo de segurança manualmente.

Congelamento por Software
Caso seu computador “congele” na sua área de trabalho (desktop) e nada responde, nem mesmo nenhum ícone aparece na tela do seu computador, pressione as teclas Ctrl+Esc e, em seguida, clique em Iniciar>Executar>Abrir: digitar Explorer e teclar Enter.

Cor da tela no ambiente MS-DOS
No Config.sys do “DOS” ou do “MSDOS” no Windows 9.x, digitar estas linhas: DeviceHigh=C:\DOS\Ansi.sys  ou  DeviceHigh=C:\Windows\Command\Ansi.sys
Já no arquivo Autoexec.bat do “DOS” ou do “DOS” no Windows 9.x, digitar esta linha abaixo:
PROMPT $e[1;37;44m$p$g

Cores dos Caracteres e de Fundo
No arquivo Config.sys do “DOS” ou do “DOS” no Windows 9.x, colocar os seguintes valores:
Caracteres: Com o valor “30” a cor dos textos é preta; 31 vermelha; 32 verde; 33 marrom/amarelo; 34 azul; 35 magenta; 36 cian; e 37 cinza/branco.
Fundo.......: Com o valor “40” a cor do fundo da tela é preta; 41 vermelho; 42 verde; 43 marrom;    44 azul; 45 magenta;  46 cian  e  47cinza.

MS-DOS vrs. Windows ME
Se você trabalha com programas feitos para rodar no sistema operacional DOS, programas estes desenvolvidos na linguagem “Clipper”, por exemplo, e que insistem em não rodar no ambiente WME (Windows Millennium Edition), por exemplo. Para resolver o problema basta seguir esses passos, que consiste em acrescentar alguns parâmetros (linhas) no arquivo System.ini (C:\Windows):
1) Ir em “Iniciar/Executar/”, no campo “Abrir” digitar msconfig e dar .
2) Agora clicar no botão System.ini, dando clique duplo na chave [386Enh]. Em seguida, clique no botão “Novo” e digitar:
Pervmfiles=200 e dar
3) Ir agora ao botão “Ambiente (Environment)” e clicar em “Novo”, digitando em seguida:
Variable Name: Clipper
Variable Value: F200;E0
4) Depois de clicar em , marque o espaço que se refere à variável Clipper. Agora para finalizar, saia do “MSConfig.exe” e reinicie a máquina.

Desproteger arquivos do MSWORD
Você baixa diretamente da Internet para seu HD (ou copia de um CD-ROM) aquela apostila que você tanto queria, Redes de PCs por exemplo. Ao abrir pelo MSWord você tem quer melhorá-la, ou seja, acrescentar mais informações, porém, ela está protegida com senha – somente para leitura. Para desprotegê-la, basta você clicar em Arquivo/Salvar como... E selecionar a extensão Word 6.0/95, salvando-a em outra pasta (C:\Apostilas, por exemplo). Ao reiniciar o PC (às vezes será necessário, pois a senha poderá ficar na memória) e abrí-la novamente no Word, clique em Ferramentas/Desproteger documento... e você já poderá fazer as devidas alterações.

Drive de disquete x Controladora SCSI
Você instala uma controladora SCSI – para rodar um HD SCSI, por exemplo –, mas o drive de disquete não é ativado. Você troca o cabo, troca o drive, mexe no Setup e nada!!! SOLUÇÃO: vá à controladora SCSI e ative o DipSwit de n.5.

Pesquisar arquivos ocultos no Windows
Para pesquisar arquivos temporários armazenados no diretório temporário (temp) na raiz do C:\ e/ou no diretório temporário na pasta C:\Windows, usando o Somente prompt, usar esta linha de comando: dir c:\~*.* /s) ou  dir c:\windows\~*.* /s). Já esta linha de comando: dir c:\ /ah /s /p tem como finalidade exibir (com pausas) todos os arquivos ocultos, inclusive arquivos de sistema armazenados na raiz do C:\, ou na pasta C:\Windows: dir c:\windows /ah /s /p

Freqüência em “Hertz” vrs “RPM”
O RPM (Rotações por minuto ou Velocidade angular e constante) também se refere a um tipo de unidade de freqüência, como o Hertz (Hz). Sendo que 1 (um) Hertz equivale – teoricamente – à velocidade de rotação de 60 RPM. Como exemplo, um processador Pentium 4 operando a 3 GHz (3.000.000.000 Hertz ou ciclos/pulsos por segundo) é o mesmo que estar girando à 180 bilhões (180 GigaRPM) de RPM por minuto (3 GHz x 60 RPM=). E é por isto que quando se eleva o clock interno de um processador, ele se aquece tanto e trava. Já um HD da linha SCSI moderno gira com até 15 mil RPM, é o mesmo que estar operando – teoricamente – na freqüência de 250 Hertz. Ou seja, um Pentium 4 (180 bilhões de RPM) gira 12 milhões de vezes mais rápido que o referido HD, que roda à 15.000 RPM.

Jumpers (cores padrão utilizadas)
As placas-mãe disponibilizam alguns jumpers com cores padrão. Sendo que cada jumper com uma determinada cor possui função específica de configuração na referida placa-mãe. Como estes descritos e disponíveis na placa-mãe: White (branco), configura o tipo de CPU (processador) que será conectado na máquina; Yellow (Amarelo), seleciona a velocidade do barramento externo, como 50, 60, 66 MHz (PCs mais antigos), por exemplo; Red (vermelho), seleciona a voltagem interna (core ou núcleo) que será utilizada pela CPU, como 2.8 volts, voltagem esta utilizada pelo processador Pentium MMX; Blak (preto), este jumper traz a configuração padrão de fabrica.

Para que o modem funcione em harmonia com uma central de PABX
Para isto será preciso fazer o seguinte: 1) Abrir a pasta Rede Dial-Up e clicar com o botão direito do mouse no ícone da conexão criada (Minha conexão, por exemplo) e clicar em Propriedades/Configurar/Conexão/Avançada. Já em Configurações extras ou adicionais, digitar o comando X3, ; 2) Acrescentando-se algumas vírgulas (1 vírgula é 2 segundos) antes do número do telefone à ser discado, faz com que ocorra ‘pausas’ antes da discagem, evitando assim, problemas com as ligações.

Modem x Linha externa
Se você deseja que o seu modem disque “0 (zero)” e acesse uma linha externa numa central PABX ou KS. Primeiramente selecione o Modem, indo no Painel de controle/Modems/Propriedades/Conexão/Avançadas e no menu exibido. Agora preencha com W0W no campo onde indica o que se deve ser discado. Preencher também no campo “Código da cidade (DDD) e em Estou em (país)”.
Para que esta configuração funcione também com a Internet, vá a Meu computador/ Acesso a Rede Dial-UP e clique na conexão com o botão direito e selecione Propriedades e, em seguida, preencher a opção Usar código e país e cidade, mais o DDD e o país.

MP3 (Compressão de áudio e vídeo)
O MP3 é um padrão de armazenamento de sons digitais de alta qualidade, sendo que a qualidade dos sons utilizando o MP3 é a mesma dos sons gravados em CDs musicais e, principalmente, em alto grau de compressão. Por exemplo, num CD sem compressão sonora cada minuto de um arquivo de som pode ocupar cerca de 10 MB (10.485.760 Bytes). Já utilizando o padrão de compressão MP3 (ou as versões superiores desta tecnologia), este mesmo som é armazenado num espaço bem menor, algo como 1 MB (1048.741.824 Bytes). Ou seja, ocupa um espaço dez vezes menor.

Conversão de FAT32 para NTFS
Veja como fazer a conversão do sistema de arquivos FAT32 para o sistema de arquivos NTFS, seguindo esses passos. Porém, primeiramente fazer o seguinte: logado no Windows XP, por exemplo, execute o “desfragmentador de disco” e, em seguida, a manutenção rápida do sistema, para isto basta abrir o “Prompt de comando” (Iniciar>Todos os programas>Acessórios) e digitar chkdsk /f e teclar S e Enter. Agora vamos à conversão:
1) Logado como usuário no XP acessar o Prompt de comando. No “Prompt de comando” você deve digitar a seguinte linha de comando do DOS e teclar Enter: convert C: /fs:ntfs Observe que, o parâmetro (c:) refere-se a partição C: (FAT32) onde o XP está instalado.
2) Como a conversão está sendo feita no próprio sistema, ou seja, com o seu volume montado na memória, surgirá na tela uma mensagem de aviso dizendo que a partição não poderá ser convertida agora, e sim, depois do sistema reiniciado. Basta responder com dois “S” e Enter. É aconselhável desligar a máquina e ligá-la alguns segundos depois.
3) Detalhe: depois da partição convertida de FAT32 para NTFS não será possível reverter o processo, ou seja, voltar para FAT32. Usando o Partition Magic e com um pouco de sorte pode-se reverter o processo, fazer a conversão de NTFS para FAT32.

Proteger e Desproteger arquivos ocultos ou somente leitura
Aqui os principais parâmetros utilizados na linha de comando do Attrib (Atributo) e seus respectivos significados: +R (o arquivo não pode ser alterado – é protegido); -R (o arquivo pode ser alterado); +A ou -A (o arquivo é alterado – ou foi criado – após a última cópia); C/+A (libera o arquivo para usá-lo); C/-A (protege o arquivo); +H (oculta o arquivo num diretório); -H (torna visível o arquivo no diretório); +S (protege arquivos de sistema); -S (libera arquivo de sistema para ser alterado). Veja aqui um exemplo de como ‘desproteger’ o MSDOS.SYS para ser alterado manualmente, quando se usa o comando attrib. Para ‘abrir’ o MSDOS.SYS no Somente prompt do modo MS-DOS digite a seguinte linha de comando:
attrib -r -s -h msdos.sys

Já para ‘ocultar’ o MSDOS.SYS basta digitar:
attrib +r +s +h msdos.sys

Impressora – problemas com a impressão
Você instalou a sua impressora e esta insiste em não funcionar corretamente e, ou então, ocorrem problemas com a impressão. Primeiramente entre no Setup e configure a porta paralela como SPP ou USB. Depois vá ao Gerenciador de dispositivo e remova a impressora problemática. Remova também a impressora na pasta Impressora. Agora use o Adicionar Novo Hardware para que o Windows instale a impressora. Às vezes, o problema ocorre porque a impressora exige um cabo “bidirecional” ou problemas com o cabo. Verifique, primeiramente, se é este o problema.

Dicas e truques sobre a memória_________________________________

Memória insuficiente para o Windows
Mais uma das versões do sistema operacional Windows (95/98 e superiores). Este sistema operacional (segundo a mídia especializada e a própria Microsoft) não consegue inicializar quando instalado em Pcs com mais de 1GB (1.073.741.824 Bytes) de memórias RAM instalada. Quando isto ocorre, ou seja, o não carregamento do Windows, pode surgir à mensagem “Insufficient memory to initialize for Windows”. Para solucionar este problema deve-se limitar o acesso que o Windows faz na memória para os primeiros 768 MB (805.306.368 Bytes). A solução é acrescentar o parâmetro MaxPhysPage=30000000 embaixo do item [386Enh], que se encontra no “System.ini”. Este valor (30000000, em hexadecimal) refere-se a capacidade de 805.306.368 Bytes (em decimal) de memória RAM máxima que o sistema Windows possibilita acessar.


Memória virtual mais veloz e mais eficiente
Máquinas rodando o XP contando com duas ou mais partições e todas elas configuradas para criar o arquivo de paginação PAGEFILE.SYS, elas poderão ter problemas de memória insuficiente para rodar determinados programas pesados – programas para edição de vídeo, por exemplo. Mesmo que essas máquinas tenham 4 GB de memórias RAM instalada. Isto ocorre porque o XP não consegue gerenciar (trocar) de forma eficiente dados da memória virtual para outra memória virtual de uma partição para outra de modo eficiente, como o faz da memória RAM para uma memória virtual numa determinada partição. O ideal mesmo é criar uma partição (com sistema de arquivos NTFS) para ser utilizada somente para a memória virtual. Em máquinas contando com 1 GB de memória RAM (DDR ou DDR2) o tamanho da partição para a memória virtual deverá ser algo como 2 GB; em máquinas que contam com 2 GB de memória RAM (DDR ou DDR2) o tamanho da partição deverá ser algo como 4 GB; e em máquinas que contam com 4 GB de memória RAM (DDR ou DDR2) o tamanho da partição deverá ser algo como 8 GB ou mais, caso o sistema exija.

Memória virtual FRAGMENTADA - Win 9X (95/98/98SE/ME)
A memória virtual – como a memória RAM e áreas do HD – também fica fragmentada, já que ela é criada em áreas livres do HD. E caso a memória virtual (mv) seja grande e esteja muito fragmentada e a máquina conte com pouca memória RAM, a máquina devorará muito tempo para ler os dados, principalmente se o HD for de pouca capacidade (10, 20 ou 30 GB) e gire com rotação de 5400 RPM ou abaixo disso. Para contornar a situação deve-se desabilitar a “mv” e reiniciar a máquina. OBS: Caso a máquina conte com pouca memória RAM ela só reiniciará em modo seguro. Para desabilitar a “mv” no 9X (95/98/98SE/ME) clicar com o botão direito do mouse no ícone do “Meu computador” e selecionar “Propriedades” para acessar  “Propriedades do sistema”. Já em “Propriedades do sistema” clicar na guia Desempenho>Memória virtual e marcar a opção “Desativar a memória virtual (não recomendável)”. Também neste menu podemos definir o tamanho mínimo e máximo para a “mv” que, depois de feito as respectivas configurações e clicar no botão OK, a máquina será reiniciada, sendo que deverá ser reiniciada em Modo de segurança – basta ficar teclando F5 seguidamente na inicialização. Novamente em “Desempenho>Memória virtual” e marcar a opção “Especificar minhas próprias configurações de memória virtual” que, no caso de sistemas 9X, especificar 256 (min.) e 256 (Max.) para máquinas com HDs abaixo de 5 GB e 512 (min.) e 512 (Max.) para máquinas com HDs acima de 5 GB.

Memória virtual FRAGMENTADA – Windows 2K/XP/2K3/2K8/Vt/W7
Nos Windows 2K (2000)/XP/2K3 (2003)/2K8 (2008)/Vt (Vista)/W7 (Windows Seven) fazer o seguinte:
1) Clicar com o botão direito do mouse no ícone do “Meu computador” e selecionar “Propriedades” para acessar “Propriedades do sistema”.
2) Já em “Propriedades do sistema” clicar na guia Avançado>Configurações (primeira guia)>Avançado>Alterar e clicar na opção “Sem arquivo de paginação” e clicar no botão “Definir”.
3) Também neste menu podemos definir o tamanho mínimo (Inicial) e máximo para a “Memória Virtual” que, depois de feito as respectivas configurações e clicar no botão OK, a máquina será reiniciada, sendo também que deverá ser reiniciada em Modo de segurança – basta ficar teclando F5 seguidamente na inicialização.
4) Novamente em Avançado>Configurações (primeira guia)>Avançado>Alterar, clicar na opção “Tamanho personalizado” e especificar o tamanho (mínimo e máximo) que, no caso de sistemas 2K/XP/2K3 e Vista, especificar 1024 (mínimo) e 1024 (máximo) para máquinas com HDs acima de 40 GB, ou mais, caso seja necessário.
5) O ideal mesmo para estes sistemas é criar uma partição somente para a memória virtual. Também para estes sistemas (2K/XP/2K3 e Vista) pode-se usar o excelente programa desfragmentador de memória virtual, o “System File Defragmenter”, da SysInternals. Lembrando: depois de especificar os respectivos tamanhos clicar no botão “Definir” e em “OK”.

Memória RAM x Resolução (DPI)
Se você deseja saber o tamanho da memória usada numa resolução de uma foto escaneada, basta fazer os seguintes cálculos: “pixels na Horizontal (PH)” e pixels na “Vertical (PV)”:
1) PH (Pixels na Horizontal) Largura da foto (em cm.) x Resolução (em DPI) ÷ 2,54 cm. (2,54 é uma polegada).
2)PV (Pixels na Vertical) Altura da foto (em cm.) x Resolução (em DPI) ÷ 2,54 cm. (2,54 é uma polegada). Para calcular, por exemplo, o tamanho de uma foto com 10 cm. de Largura por 15 cm. de Altura, numa resolução de 600 dpi, o número de pixels será: 10 x 600 ÷ 2,54= 2.362 pixels (na Horizontal) e 15 x 600 ÷ 2,54= 3.543 pixels (na Vertical).
3) O número total de pixels que será armazenado na memória será igual à PT (Pixels Total)= PH x PV. Isto é, 2.362 x 3.543=8.368.566 pixels. Agora, se você estiver utilizando o modo 16 bits (2 Bytes ou 65.536 cores), cada pixels ocupará 2 Bytes na memória RAM, sendo que o tamanho da memória a utilizar deverá ser de no mínimo de 16 MB (16.777.216 Bytes).
4) Isto porque “2 Bytes x 8.368.566 pixels” é igual à 16.737.132 Bytes (15,96 MB). Portanto, para trabalhar com folga de memória você precisará de no mínimo 40 MB (41.943.040 Bytes) de memória RAM instalada no seu computador. Já que no modo de 24 bits (3 Bytes ou 16.777216 cores) o tamanho da memória será de 25.105.698 Bytes (23,94 MB), e no modo de 32 bits (4 Bytes ou 4.294.967.296 cores) o tamanho da memória será de 33.474.264 Bytes (31,92 MB).

Memória RAM (e RAMCMOS) Fragmentada
Praticamente todos os técnicos de hardware sabem que a memória RAM principal do PC fica fragmentada com o uso normal do PC, rodando Windows XP, por exemplo. Isto ocorre devido as inúmeras escritas e leituras que são feitas nas áreas da memória pelo Windows. Também o sistema básico de entrada e saída (programa BIOS), quando este faz cópias na memória RAMCMOS (memória RAM integrada no chip CMOS) como também pelo sistema operacional Windows XP, por exemplo. E nós técnicos (e os não técnicos também) costumamos fazer alterações (escritas) no programa Setup (este programa fica gravado na memória RAMCMOS). E de tanto escrever nas áreas da memória RAMCMOS esta fica fragmentada e, estando fragmentada, todos os dispositivos (e softwares, o sistema operacional, por exemplo) que operem de acordo com as configurações feitas no programa Setup, estes não aproveitam todo o potencial que possuem. Ou seja, o PC e o sistema operacional operam com desempenho abaixo do normal. Neste caso, a memória RAMCMOS precisa ser apagada á cada 12 meses, aproximadamente. A grande maioria dos técnicos de hardware (e os não técnicos também, que costumam fuçar no Setup) pensam que para apagar a RAMCMOS basta dar um CLM (ClearCMOS). Isto é, simplesmente mudar o jumper CLM de posição e em seguida voltá-lo para a posição normal. Para apagar a memória RAM principal e a RAMCMOS por completo é preciso fazer o seguinte:
1) Retirar a bateria, o jumper CLM e o módulo (ou módulos) de memória.
2) Depois de ter feito isto ligar o PC. Logicamente o PC não ligará e no máximo se ouvirá alguns bips.
3) Agora coloque o módulo de memória e ligue o PC. Caso ele não ligue volte o jumper para o respectivo lugar. Em seguida desligue o PC e coloque a bateria. Pronto, a memória RAM principal e a memória RAMCMOS foram apagadas por completo.

Incompatibilidades entre as memórias
As incompatibilidades entre as memórias podem ocorrer por diversos fatores, por software e por hardware. Mas os pricipais fatores podem ser os seguintes:
1) Quando a máquina conta com um módulo de 256 MB, por exemplo, conectado no slot 1 (mais próximo do processador) e outro módulo de 512 MB (ou maior), este conectado no slot 2. E como as escritas e leituras na memória são feitas a partir do slot 1 e, em seguida no módulo conectado no slot 2. Assim, caso não haja espaço (linhas e colunas de endereço) na memória conectada no slot 1, ou o dado não se encontre na memória deste slot, o processo será feito na memória conectada no slot 2 podendo ocorrer incompatibilidades entre as memórias.
2) As incompatibilidades também podem ocorrer caso a latência (ciclo de escritas e leituras na memória, também conhecida por temporização) das memórias seja diferente uma da outra. Como exemplo, uma memória de 512 MB conectada no slot 1 operando com latências de 2.5-3-3-7 (PC333) e uma memória de 256 MB no slot 2 operando com latências de 3.0-4-4-8 (PC400).
3) Como podemo ver, a memória PC400 embora ela opere com clock mais alto (a 200 MHz real e a 400 MHz no modo DDR) ela é mais lenta, pois opera com temporiazação mais alta: “3.0-4-4-8”, contra “2.5-3-3-7” da PC333, que opera a 166 MHz real e a 333 MHz no modo DDR.
4) Neste caso, uma PC400 (seja de 256, 512 MB ou de maior capacidade) demora mais para liberar os dados para o processador quando este solicitá-los. Seria pior ainda caso o clock DDR fosse de 266 (PC266, clock real 133 MHz).
5) Portanto, quando se vai fazer o upgrade da memória além de verificar a frequência de clock que cada memória opera (a que está conectada na máquina e a que se vai conectar), deve-se observar também (item mais importante) qual a temporização de cada uma delas – quanto menor melhor. E quanto a freqüência de clock, quanto maior melhor.

Erros de memória ao instalar programas no XP
Atualmente os PCs já vem de fábrica com mais de 1 GB de memória RAM instalada. E 1 GB é o mesmo que 1.073.741.824 bytes, ou seja, são mais de 1 bilhão de endereços na memória para o armazenamento temporário de informações. Ocorre que alguns programas, programas estes desenvolvidos para serem rodados em PCs com menos de 1 GB de memória, ao serem instalados causam erros de memória. Geralmente o erro “Erro 1335 – Não foi possível copiar o arquivo.cab”, e a instalação é abortada. Caso ocorra este problema com você ao instalar um determinado programa, será preciso reduzir a quantidade de memória instalada para menos de 1 GB. Mas para isto não será preciso retirar o módulo (ou módulos) de 1 GB (ou 2 GB), por exemplo, do PC e colocar um menor – de 512 ou 256 MB, por exemplo. Basta fazer o seguinte:
1) Ir ao Iniciar>Executar>Abrir: e digitar msconfig e clicar no botão OK. Já com o msconfig aberto procurar pela guia BOOT.INI e, encontrando-a, clicar na opção Opções avanças.
2) Agora marcar a opção /MAXMEM= e inserir um valor, algo como 512 ou 256, por exemplo.
3) Depois de fazer estas configurações clicar no botão OK, em Aplicar, Fechar e reiniciar o PC. Pronto, agora já pode instalar o programa problemático. OBS: Não esqueça de retornar o valor original da memória depois de instalar o programa.




                                                                                                             Por: Jkbyte




domingo, 22 de janeiro de 2012

Vírus / Trojans / Spywares – Como combatê-los

Antivírus/Antitrojans mais eficientes
Um programa antivírus (ou qualquer outro programa para dar mais segurança ao PC, como antitrojans – Cavalos de tróia) funciona muito mais eficiente quando instalado após o término da instalação do sistema (XP, por exemplo) e dos respectivos drivers. Ou seja, ao terminar de instalar o XP instala-se o programa antivírus, atualiza-o pelo Internet e executa-o para fazer o primeiro escaneamento no sistema. Como muitos técnicos utilizam CDs (ou DVDs) de instalação do XP personalizados (sistema mais programas integrados, pode acontcer de algum programa integrado a estes CD/DVDs estar infectado por vírus ou trojans.
Atualmente a grande maioria dos técnicos baixa (ou atualiza) os respectivos drivers que faltam usando a Internet e, numas dessas atualizações de drivers, também podem baixar vírus. O PC também pode ser infectado por vírus (ou trojans) que se encontram em CDs (ou DVDs) de drivers coletados por programas específicos (DriverMax, por exemplo) de outros PCs. Como se pode ver, há muitas maneiras dos malwares invadirem o PC, como, também, há muitas maneiras – como veremos nas dicas abaixo – de combatê-los.

Vírus e Trojans nos Pontos de restauração
Por padrão o XP reserva 12 % da área da partição (ou partições caso o HD conte com mais de uma) para os Pontos de restauração (Pr). Em HDs de 200 GB, por exemplo, esta área fica muito grande (algo como 24 GB) só para armazenar os Pr. Veja aqui uma dica de como reduzir esta área para menos ou mais de 200 MB. Outro problema relacionado com as áreas para os PRs se refere a vírus, Trojans (cavalos de tróia) e outras pragas que se alojam nesta (ou nestas) área, já que esta área fica oculta e, caso esteja visível, não se pode removê-la pelo modo normal usado para remover arquivos do Windows. Sendo assim, antes de passar o programa antivírus é aconselhável remover o Pr (ou Prs) existente. Para se fazer isto faça o seguinte: 1) Clicar com o botão direito no “Meu computador”, selecionar e clicar em “Propriedades” e na guia “Restauração do sistema”. 2) Agora marcar com um visto (v) a opção “Desativar restauração do sistema” e clicar no botão “Aplicar>OK”. Já para ativar a Restauração do sistema, basta tirar o sinal de visto e clicar em Aplicar>OK. 3) Fazer Logoff e, em seguida, executar o antivírus e outros programas de segurança. Também é aconselhável (antes de passar o programa antivírus) desinstalar todos os programas mais pesados para que não ocupem muito tempo do antivírus e reinstalá-los depois.

Vírus e Trojans alojados na memória
Como se sabe, muito vírus costumam ficar alojados na memória SDRAM (DIMM SDR, DDR, DDR2 ou DDR3), memória principal do sistema, impedindo que o antivírus possa reparar (ou deletar) o arquivo (ou arquivos) infectado, principalmente se o PC contar com mais de 512 MB de memória instalada. Portanto, para que isso não ocorre deve-se retirar toda a memória e usar um módulo com capacidade bem menor – algo como 256 MB, por exemplo. Desta forma o vírus (ou alguma outra prga) não encontrará espaço na memória para se alojar.

AVG instalado e configurado corretamente
O excelente antivírus da empresa Grisoft se tornou tão famoso quanto ao pesadão antivírus Norton (da empresa Symantec), por ser um ótimo antivírus, rápido na atualização (banco de dados de vírus) e no escaneamento das pragas (vírus, cavalos de tróia, etc.) que se alojam no computador. O AVG ganhou enorme popularidade entre os usuários domésticos (e principalmente àqueles que ficam on-line na Internet o tempo todo) e até de empresas de pequeno porte. Porém, o AVG só dá proteção total quando o produto é comprado e, depois de instalado, será preciso habilitar alguns recursos manualmente que não são habilitados no ato da instalação, principalmente os recursos para que o AVG faça o escaneamento em todos os arquivos (ou nos arquivos por extensões, como: ECS; EDN; ELM; EMF; EML; EMM; EPS;ERF;ETD;EXC;EXE; EXP;EXR;EX_;EYB, por exemplo) que estão instalados no sistema. Para ativar o escaneamento em todos os arquivos (ou por extensões), executar o AVG e já na tela principal clicar no item “Tests (Testes, em Português)” e em “Complete Tests Settings (Configuração completa dos testes)” e marcar o campo “Scan all files (Escanear todos os arquivos)”. Em seguida, fazer o mesmo processo para a opção “Selected Areas Tests Settings”. Atualmente o AVG não somente um simples antivírus, e sim, uma Suíte contando com um excelente antivírus, o AVG Internet Secure e o AVG antispaware.

AVAST – Eficiente no boot
O antivírus Avast possui um ótimo recurso que é procura por vírus e trojans quando o PC é ligado ou reiniciado. Isto é muito bom, pois quando o antivírus está escaneando arquivos em busca de vírus e caso algum arquivo esteja infectado e ativo na memória o programa antivírus não reparará o arquivo infectado. Isto ocorre também caso o vírus (ou cavalo de tróia) esteja alojado na pasta referente ao ponto (ou pontos) de restauração do sistema. Nestes casos, será preciso configurar o AVAST para fazer o escaneamento no boot da máquina como será visto aqui:
1) Com o AVAST já instalado no HD e com o PC conectado a Internet atualize-o e, em seguida, execute-o. Já visualizando a sua interface principal, clicar no ícone na forma de um HD, configurar para Completo e marcar o item Conteúdo dos arquivos. Clicar agora no item Menu (Mostra o menu do programa), clicar na opção Configurações>Gerais e marcar todas as opções (ou as que desejar).
2) Em seguida, clicar na opção Atualização (Básica), marcar as duas opções Automática, clicar no botão Detalhes, marcar todos os itens, mudar a opção “Normal” para “Silencioso”, mudar o tempo de 240 para 60 minutos e clicar em OK. Clicar agora na opção Atualização (Conexão), marcar o item “Meu computador está permanentemente conectado a Internet” e clicar no botão OK.
3) Para agendar o escaneamento no boot, clicar no item Menu (Mostra o menu do programa), clicar na opção Agendar escaneamento no boot..., marcar os itens “Escanear todos os discos locais” e “Escanear conteúdo dos arquivos”. Em “Opções avançadas” clicar em Excluir arquivo infectado e clicar em Permitir excluir ou mover
4) Agora clicar no botão Agendar e no botão Sim (reinicia a máquina e faz o escaneamento automàtico) ou em Não (o escaneamento será feito depois que o PC for ligado ou reiniciado). Dependendo da quantidade de arquivos gravados no HD o escaneamento poderá demorar bastante, mas basta teclar Esc para cancelar o processo.
5) Desejando, pode-se fazer o escaneamento de uma determinada unidade somente, como a unidade do PenDrive, por exemplo. Outra opção interessante que encontramos no Avast é a Proteção residente, que é monitorada em tempo real e que deve estar ativada no modo de proteção alta. Para ativar no modo de proteção alta basta dar dois cliques no ícone do Avast que na bandeja do sistema (perto do relógio) e mudar de normal para alta.
6) Além ds opções descritas aqui para tornar o Avast mais efiiente, há mais duas (na verdade dois serviços), mas que só podem ser ativadas em Modo seguro, são: Avast! Scanner e Avast! Web Scanner. Reniciar o PC em Modo seguro, clicar em Iniciar>Executar>Abrir: e digitar services.msc e clicar no botão OK, em Services ativar estes dois serviços (Avast! Scanner e Avast! Web Scanner) para Automático, fechar e reiniciar o PC em modo normal.

Antispywares – Para combater os espiões no PC
Os programas Antispywares são utilizados para combater programas espiões que se alojam na máquina do usuário com a finalidade de roubar informações confidenciais e senhas ali armazenadas. De posse dessas informações ou de senhas, o spyware as envia pela Internet para usuários (hackers) que ficam a espera dessas informações. Como os spywares operam em segundo plano (background) fica difícil saber quando eles estão agindo ou não. E para descobrir se a máquina está ou não contaminada por spywares, só instalando programas antispywares. Atualmente os melhores são: SpyBoot, Adaware e o Spyware Terminator. Esses programas são leves e muito eficientes nas buscas por este tipo de pragas. Lembrando que geralmente os programas antivírus e os antispywares funcionam melhor quando são pagos e corretamente configurados.

Anexos de E-mails perigosos
Como se sabe hoje em dia a grande maioria dos usuários de computadores fica conectados o dia inteiro – e às vezes, a noite inteira também – na Internet via conexão banda larga. Com isto, esses usuários recebem inúmeros e-mails e, com os e-mails, veêm os anexos desejados e os indesejados – principalmente estes. Estes são os e-mails perigosos para o PC, principalmente se o PC estiver conectado numa rede de uma empresa, por exemplo. No tempo dos primeiros Pentiums, do Windows 95/98/Me os anexos considerados perigos eram poucos, que faziam use de algumas extensões, como: .exe, .com, .bat, .sys, .ini .dll. Já atualmente, com a mega expansão da Internet e a utilização dos sistemas XP e Vista, a lista de extensões tornou-se muito maior – e os a lista dos anexos perigosos também. Veja aqui quais as extensões de arquivos utilizados pelos sistemas XP e Vista que podem ser utilizadas pelos programas considerados perigosos para o PC:
ADE (Extensão de arquivos do Microsoft Access Project); ADP (Extensão de arquivos do Microsoft Access Project); BAS (Extensão de arquivos do Módulo do Visual Basic); BAT (Extensão de arquivos de Arquive Batch); CHM (Extensão de arquivos Help no modo compilado); CMD (Scrpt de linhas de comandos do Windows NT); COM (Extensão de arquivos MS-DOS); CPL (Extensão de arquivos usados pelo Painel de controle); CRT (Certificado de segurança do Windows); DLL (Biblioteca Dynamic Link library); DO* (Extensão de documentos de textos do Word); EXE (Extensão de arquivos executáveis do Windows e programas utilizados neste); HLP (Extensão de arquivos de ajuda do Windows); HTA (Extensão de arquivos utilizados com a linguagem HTML); INF (Extensão de arquivos referente as informações); INS (Extensão de arquivos de instalação de aplicativos); ISP (Extensão de arquivos do Internet Service Provider); JS (Extensão de arquivos de script usado na linguagem de programação JavaScript); JSE (Extensão de arquivos JavaScript no modo codificado); MDM (Extensão de arquivos do MS Access); MDE (Extensão de arquivos do banco de dados do MS Access); MSC (Extensão de arquivos do MS Common Console); MSI (Extensão de arquivos do instalador do Windows); MSP (Extensão de arquivos do Windows Installer); MST (Extensão de arquivos do Visual Test Source); OCX (Extensão de arquivos do ActiveX Object); PCD (Extensão de arquivos do Photo CD); PIF (Extensão de arquivos para atalhos para o MS-DOS); POT (Extensão de arquivos do Powerpoint); PPT (Extensão de arquivos do PowerPoint); REG (Extensão de arquivos de entrada do maior banco de dados dos sistemas Windows, o Registro); SCR (Extensão de arquivos de programas ScreenSavers); SCT (Extensão de arquivos do Windows Script); SHB (Extensão de arquivos de atalhos de documentos); SHS (Extensão de arquivos do ShellScript); SYS (Extensão de arquivos de drivers de sistema); URL (Extensão de arquivos de endereços do Uniform Resource Locator, localizador da Internet); VB (Extensão de arquivos do Visual Basic Script); VBE (Extensão de arquivos do Visual Basic extendido); VBS (Extensão de arquivos do Visual Basic Script); WSC (Extensão de arquivos do Windows Script); WSF (Extensão do Windows Script File); WSH (Extensão de arquivos do Windows Script Host); XL* (Extensão de arquivos de templates (modelos) utilizados no MS Excel).

Muito bom este programa
Programas antivírus e removedores de Trojans devem ser utilizados fora da memória RAM e do HD. Ou seja, depois de instalados reiniciar o PC e executá-los em modo seguro e com a ferramenta “Restauração do sistema” (ferramenta esta que cria pontos de restauração) desativada. No caso do Trojan Remover, a melhor maneira de usá-lo (depois de instalado) é copiar para um PenDrive a pasta Trojan Remover que se encontra em “C:\Arquivos de programas\” e, com o PC conectado a Internet, sempre atualizar o TR que está no PenDrive clicando no arquivo trupd.exe. Em seguida, reiniciar o PC, com o pen espetado numa porta USB abrir a pasta Trojan Remover dentro do Pen e executar o arquivo Trjscan.exe.

Trojan que deleta tudo do HD e o oculta no boot
Recebi um PC para manutenção, defeito: Tela totalmente preta. Ao ligar o PC ele bootava normalmente (tela normal) até o momento da carga do XP pelo HD. A partir daí nada se via na tela, nem mesmo teclando F5 (ou F8) para acessar o Modo seguro do XP – nenhuma mensagem na tela. Aí resolvi fazer o seguinte, veja os passos a seguir:
1) Bootar o PC com o LiveCD (carregar o XP pelo CD) do XP SP1 e SP2, e nada se via na tela do monitor – era o mesmo que desligar o monitor. Bootei o PC com o CD do ME (Windows Millenium Edition) e nada se via na tela; bootei o PC com o CD de instalação do XP SP2 e nada se via na tela.
2) Como o HD estava registrado no CMOSSetup, bootei o PC com o CD do Acronis Expert 9.0 para ver se o HD continha partição, mas nada se via na tela do monitor. Bootei o PC com o CD do PartitionMagic, mas a mesma coisa aconteceu – nada se via na tela do monitor.
3) Aí resolvi bootar o PC com o CD do GParted (Gnome Partition Editor, excelente editor de partições muito usado no sistema Linux, principalmente na distribuição Linux Kurumin. Este editor é tão bom – ou até melhor – quanto os gerenciadores de partições para sistemas Windows, o Disk Director Suíte (da empresa Acronis) e Partition Magic (da empresa Symantec).
4) Aliás, com o GPE consegue-se desbloquear PenDrives (da Kingston, por exemplo) para poder criar uma partição FAT e dar boot (com o Windows 98, por exemplo) em PCs (bootar o PC usando um PenDrive).
5) Com o GPE você pode fazer muita coisa com a partição já existente ou não no seu disco, como por exemplo: deletar, criar, mover, copiar e redimensionar (dividir em duas ou mais partições), seja nos formatos (sistemas de arquivos) usado pelo Linux (ext2, ext3, fs, linux-swap, etc.) ou usados pelo Windows (FAT, FAT16, FAT32 e NTFS).

Remover Vírus e Trojans por completo
Vírus e trojans modernos são muitos mais espertos que os usuários de PCs, sendo difíceis de serem removidos, principalmente quando o usuário atualiza o Antivírus e, em seguida, executa-o. Neste caso o antivírus (ou o antitrojan) simplesmente remove o vírus (ou o trojan) que se encontra alojado na memória RAM. Já em outros casos, o antivírus (ou o antitrojan) remove as pragas da memória e do HD, mas, caso o PC esteja conectado a Internet o vírus (ou o trojan) volta para PC por algum link que está ativado na memória mesmo que o PC seja reiniciado. Caso o PC seja desligado e depois do mesmo ligado e ele seja conectado a Internet, o link do vírus (ou do trojan) é novamente ativado na memória. Ocorrendo isto, a maneira mais eficiente para remover pragas do PC é fazer o seguinte:
1) Retirar o HD (HD1) do PC infectado (PC1) e conectá-lo num segundo PC (PC2). Quando o PC2 carregar o XP normalmente conectá-lo a Internet e atualizar o banco de dados do antivírus e do antitrojan.
2) Depois dos dois programas atualizados executá-los para que façam o escaneamento por pragas virtuais no HD1 (do PC1) que está conectado no PC2. IMPORTANTE: Não abrir nenhum programa do HD1 enquanto o antivírus e ou antitrojan não terminar de fazer o escaneamento.
3) O programa antivírus AVAST conta com o ótimo recurso de procura por pragas no PC no modo de boot. Isto ótimo, pois no boot do XP, por exemplo, nenhum vírus (ou trojan) está ativo na memória.
4) Alguns tipos de trojans costumam se alojar na pasta System Volume Information, pasta esta onde fica gravado o ponto (ou pontos) de restauração do sistema.
5) Já com o antivírus (digamos que seja o AVAST) atualizado pela Internet, antes de reiniciar o PC deve-se desabilitar (no Propriedades do sistema) o recurso Restauração do sistema.

Remover Vírus e Trojans em PCs na garantia
Caso o PC esteja na garantia não será possível fazer o escaneamento seguindo os passos (1, 2 e 3) descritos na dica acima. Ocorrendo isto, vejamos aqui como fazer o escanemanto completo seguindo estes passos:
1) Primeiramente criar uma segunda partição (de 3 GB, por exemplo) no HD do PC na garantia e instalar o XP nesta partição. Depois do XP instalado nesta partição de 3 GB, configurar o PC para acessar a Internet via conexão discada ou banda larga (preferencialmente usar esta segunda opção), instalar os programas antivírus e antitrojan e atualizá-los.
2) Já com o antivírus e antitrojan atualizados executá-los a partir do segundo XP recentemente instalado na partição de 3 GB. Você não precisa deletar esta segunda partição de 3 GB, pois poderá precisá-la no futuro. Mas você pode ocultá-la pelo Registro do XP instalado na primeira partição. Para isto basta fazer o seguinte. Navegar até a chave “HKEY_Current_User/ Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Policies/ Explorer....”.
3) Clicar na chave Explorer e na janela da direita clicar com o botão direito e selecionar Novo/Valor DWORD e nomear para NoDrives. Agora dar clique duplo em “NoDrives” e no menu que se exibe “Editar valor DWORD” clique em Decimal e insirir o valor “1”, por exemplo, para ocultar o drive A:.Depois de inserir o “valor’ clicar no botão “OK”.
4) Para ocultar o drive B: usa-se o valor “2”, para ocultat o drive C: usa-se o valor “4”, para ocultat o drive D: usa-se o valor “8”, para ocultat o drive E: usa-se o valor “16”, e assim por diante.
5) Já para ocultar dois (ou mais) drives usa-se a soma dos valores de cada drive. Como exemplo, para ocultar os drives A, B e C, usa-se o valor 7 (em Decimal) (1+2+4=7). Para desocultar um determinado drive, é só colocar o valor ‘0’ (zero) no lugar do valor especificado acima e fazer um logoff.

Eliminar vírus/trojans dos Pontos de restauração
Digamos que você atulizou o seu programa antivírus ou de trojans e, ao executá-lo, ele detecta um desses malwares (vírus ou trojan) na pasta System Volume Information, é nesta pasta é que ficam gravados todos os Pontos de restauração (Pr’s), mas você não quer (ou não pode) excluí-los, pois pode precisar deles futuramente. Para eliminar malwares dos Pr’s basta fazer o seguinte:
1) Espetar um PenDrive de 1 GB (ou mais) no seu PC e bootá-lo com o LiveCD do XP (SP1ou SP2). Já na área de trabalho do LiveCD clicar em Iniciar>Programas>A43 File Management Utility para exibir a janela A43->, e nesta, a unidade C:\ (ou outras unidades, como: D:\, de PenDrive, CD/DVD, etc.);
2) Clicar na unidade C:\ para abrí-la e copiar desta unidade para o PenDrive, a pasta System Volume Information. Caso existam outras unidade (a D:\, por exemplo), também copiar a pasta System Volume Information desta unidade para o PenDrive. Para isto crie no PenDrive duas pastas: SVI_C (para a pasta System Volume Information da unidade C) e SVI_D (para a pasta System Volume Information da unidade D).
3) Depois de fazer isto, reiniciar o PC, excluir todos os pontos de restauração do PC (basta entrar no Propriedades do sistema, clicar na guia Restauração do sistema e clicar na opção Desativar restauração do sistema em todas as unidades), reiniciar o PC, conectar a Internet, atualizar o seu antivírus (ou trojan) e executá-lo para que faça o escaneamento no PenDrive.
4) Depois do escaneamento feito, bootar o PC com o LiveCD do XP (SP1ou SP2). Já na área de trabalho do LiveCD clicar em Iniciar>Programas>A43 File Management Utility para exibir a janela A43->, e nesta, a unidade C:\ (ou outras unidades, como: D:\, de PenDrive, CD/DVD, etc.).
5) Clicar na unidade referente ao PenDrive para abrí-la, em seguida, copiar do PenDrive para a unidade C:\, a pasta System Volume Information, sem malwares.
6) Pode-se usar este mesmo método para eliminar malwares de CDs (copia-se o conteúdo do CD ou uma determinada pasta infectada para o Pen); para eliminar malwares de CDs (copia-se o conteúdo do CD ou uma determinada pasta infectada para o Pen); para eliminar malwares de pastas de programas ou jogos já instalados, copia-se a pasta infectada para o Pen e executa os mesmos processos descritos nos passos acima.

Trojan desliga PC em 30 segundos
Muitos usuáerios de PC mais antigos (no tempo do Windows Me, por exemplo) já tiveram problemas com o malware que desligava o PC em trinta segundos. Há pouco tempo (outubro 2008) recebi um PC com este tipo de problema. Segundo o meu cliente, ele recebeu uma mensagem online das casas Bahia e, ao executá-la, surgiu na tela a mensagem dizendo que o PC seria desligado em 30 segundos. E partir daí, ele não conseguia usar o PC. Siga os passos descritos aqui para resolver o problema sem precisar formatar o PC:
1) Reiniciar o PC em Modo seguro e em modo Administrador, ir até a pasta System32 (C:\Windows) e remover o arquivo de nome tsshdn.exe e reiniciar o PC. 2) Depois do PC reiniciado entrar na Web, atualizar o antivírus (ou o antitrojan) e executá-lo para uma maior garantia. Já ouvi de muitos usuários/usuárias o seguinte: “Mas eu tenho antivírus no meu PC!”. 3) Não adiante ter o antivírus se o mesmo não é executado e, na maioria das vezes nem mesmo é atualizado. É o mesmo que ter um porteiro, mas, este, ignora quem entra e que sai do prédio. 4) A grande maioria dos usuários (ou usuárias), e até mesmo técnicos, simplesmente instalam o programa antivírus (ou o antitrojan) e não fazem as devidas configurações para que o programa funcione mais eficientemente. Aí fica igual ao porteiro do prédio, ignorando quem entra e quem saí.

PC com malware não carrega
Muitas vezes pode ocorrer do PC (rodando XP ou Vista) infectado por algum tipo de malware não carregar em modo normal, mas carrega normalmente em Modo seguro. Neste caso se o antimalware estiver atualizado, basta rodá-lo em Modo seguro. Agora digamos que ele não esteja atualizado, mas é preciso rodá-lo no PC infectado, e este PC está na garantia. Ou seja, não podemos retirar o HD e ligá-lo em outro PC. Vejamos como fazer seguindo estes passos:
1) Ir a outro PC com o mesmo antivírus (o AVAST, por exemplo) instalado e, ou então, instalar o mesmo antivírus que está instalado no PC infectado. Depois do antivírus atualizado, copiar a pasta (Alwil Software, aqui no exemoplo) do respectivo antivírus atualizado (geralmente esta pasta fica em C:\Arquivos de programas) para um PenDrive.
2) Ir ao PC infectado, espetar o PenDrive numa porta USB, bootar o mesmo com o LiveCD do XP e clicar em Iniciar>Programas>A43 File Management Utility para exibir a janela A43->, e nesta, a unidade C:\ (ou outras unidades, como: D:\, de PenDrive, CD/DVD, etc.).
3) Agora acessar e abrir a pasta em que o antivírus está instalado (em C:\Arquivos de programas\Alwil Software, do PC infectado) e copiar todo o conteúdo da pasta atualizada que está no PenDrive para a pasta em C:\Arquivos de programas\ Alwil Software (aqui, no caso, pasta do antivírus AVAST). Pronto, agora basta executá-lo em Modo seguro mesmo para fazer o escaneamento em buscas de malwares.

Usar o AVG em Modo seguro do XP
Em certas situações será preciso escanear o HD a procura de vírus, porém, o sistema operacional – XP, por exemplo – não carrega em Modo normal. Caso ocorra isto com você, basta fazer o seguinte:
1) Carregar o sistema em Modo seguro (MS), já em MS executar o AVG. OBS: Preferencialmente o AVG deve estar com o seu banco de dados de vírus atualizado.
2) Como o XP está sendo executado em MS, A VG insistirá em não ser executado, portanto, será preciso clicar mais de uma vez para que ele seja carrgado. Detalhe: O AVG fará o escaneamento em modo MSDOS.
3) Na tela do MSDOS em que o AVG está sendo executado de nome “Commander Line Composer (Escrever na linha de comando)”, no campo “Verificar todo o computador” e, ou “Verificar ISCAN=caminho; caminho” digitar o caminho onde está a pasta (ou pastas), unidade de HD ou Pendrive que será escaneada. Exemplo: C:\Documents and Settings\nomedo usuário\Meus documentos.

Como remover vírus do PC por completo
Quando o programa antivírus está corretamente configurado e, principalmente, atualizado, ele tentará corrigir o arquivo (ou arquivos) infectado, porém, caso não consiga corrigi-lo o respectivo arquivo será guardado numa pasta chamada de Quarentena. E nesta pasta o arquivo infectado ficará até que o programa antivírus conte com a respectiva vacina para limpar (desinfectar) o arquivo. Não é uma boa idéia remover os arquivos infectados da pasta Quarentena diretamente, principalmente pelo “Modo normal” do Windows – todas as versões. Caso na pasta Quarentena esteja guardado algum arquivo de sistema e, este, sendo removido poderá fazer com que o sistema Windows não carregue de forma correta – podendo nem mesmo carregar. Portanto, para evitar tais problemas e se livrar dos vírus completamente, basta seguir os passos descritos abaixo:
1> Com o programa antivírus já instalado, corretamente configurado e atualizado, agendar para que ele faça um escaneamento (varredura completa) por possíveis arquivos infectados no sistema.
2> Depedendo da quantidade de arquivos gravados no HD, esta varredura poderá demorar várias horas. Portanto, deverá ser feita a noite quando o PC (ou o Notebook) não está sendo usado e a temperatura ambiente é bem mais fria, forçando menos o hardware da máquina.
3> Depois da varredura completada, deligar o PC – ou o Note – para, em seguida, ligá-lo e carregar o Windows em “Modo seguro” do sistema. Para isto basta ficar teclando seguidamente a tecla “F5” (no caso do XP e versões anteriores) ou a tecla “F8” (Vista e versões superiores).
4> Já em “Modo seguro” do Windows clicar no menu “Iniciar>Painel de controle>Adicionar ou remover programas” (XP e versões anteriores), ou em “Iniciar>Painel de controle>Programas e recursos” (Vista e versões superiores), e DESINSTALAR o programa antivírus por completo.
5> Depois da desinstalação do programa antivírus finalizada, reiniciar o PC e carregar o Windsows em “Modo seguro” novamente, em seguida, desligar ele. Depois de alguns segundo – 30 segundos, por exemplo – ligar o PC deixar o Windows carregar em “Modo normal”, já em “Modo normal” deste pode-se reinstalar o mesmo programa antivírus e, ou então, algum outro da sua preferência. Fazendo isto limpa-se o PC de todas as pragas, principalmente aquelas guardadas na pasta Quarentena.

Antivírus – Qual o melhor atualmente
Atualmente muito computadores – principalmente os PCs domésticos – ficam praticamente o dia todo online, ou seja, conectado a Internet. Ocorre que, devido a esta conexão online os usuários não usam o antivírus para fazer varreduras completas no PC para que o mesmo encontre os malwares e os remova, malwares estes que entram no PC via Internet (infecções online) ou via Pendrives, CDs, DVDs, Celulares e Câmeras digitais (infecções offline). Como – também atualmente – existe uma grande quantidade de programas antivírus que também englobam recursos de proteção extras contra outros tipos de malwares, além da proteção contra vírus, mutos usuários ficam na dúvida sobre qual programa antivírus instalar em seus PCs.
Para resolver esta questão, fizemos uma pesquisa na Web para podermos indicar o melhor (ou os melhores) programa antivírus que se deve instalar no PC. Com base nas análises de sites especialçizados e, também, com base nos respectivos programas antivírus mais baixados (semanalmente) de sites, tais como: Superdownloads e Baixaki, os usuários poderão ter ótimas opções no que se refere a proteção de seus Desktops, Notebook e Netbooks.
OBS: Lembramos aqui que nem sempre os programas antivírus mais baixados são os merlhores, principalmente quando se trata de versões betas ou de lançamentos. Porém, quando o programa (ou programas) antivírus está há mais de um ano entre os dez programas mais baixados (sejam antivírus ou não) em determinados sites com grande quantidade de acessos semanalmente, neste caso, o programa é considerado muito bom.
Partindo-se dessas observações, podemo citar o AVG antivírus que ficou um longo tempo em primeiro lugar na lista dos 100 programas (todas as caregorias) “MAIS BAIXADOS Da Semana” no site Superdownloads. Atualmente o AVG ainda continua sendo o primeiro, mas, na enorme lista (mais de 41 mil programas - http://www.superdownloads.com.br/windows/top.html ) mais baixados até esta data (12/01/12).
Contudo, no que se refere aos programas mais baixados semanalmente (todas as caregorias - http://www.superdownloads.com.br/ ) o AVAST é que está em primeiro lugar já há mais de dois anos. E pelo visto, o AVAST ainda continuará por muito tempo em primeiro nesta lista. Na guia “Segurança” do site Superdownloads ( http://busca.superdownloads.com.br/busca.cfm?a=Softwares&c=Antiv%EDrus%20e%20Seguran%E7a&o=2&s=Windows ) encontramos o AVAST, AVIRA e o AVG liderando as primeiras posições.
No “Top Semanal Windows” dos 400 programas mais baixados (também todas as categorias) do site Baixaki, já há um longo tempo que o AVAST e o AVG estão liderando as primeiras posições ( http://www.baixaki.com.br/top-semanal.htm ). Não podemos deixar de citar o surpreendente AVIRA que, de forma modesta e persistente  sempre, encostou no AVAST e AVG – e até chegou a ser o primeiro da lista dos “MAIS BAIXADOS Da Semana” no site Superdownloasds.
Observar que as informações citadas acima apontando qual o programa (ou programas) antivírus é o melhor, teve como base o número de downloads feitos semanalmente em site especilizados. Contudo, quando as análises são feitas levando em conta o uso na prática (offline ou local) de programas antivírus para efeito comprativos entre os mesmos, os resultados podem (ou não) coincidir com aqueles obtidos pela quantidade dos downloads. E prova disso podemo ver no link que damos aqui ( http://www.emsisoft.com/en/software/antimalware/ ), como podemo ver na tabela comparativa entre os 19 melhores programas antivírus do mercado, o Emsisoft Anti-Malware é o melhor. Contudo, colado no Emsisoft está o desconhecido “Malwarebytes”, e olhe que na lista dos 19 softwares analisados com a função de proteger o PC estão nomes de peso, tais como; Norton Antivírus, Kaspersky Antivírus, AVAST, PANDA, AVIRA, AVG, McAfee, Bit Defender, e o último da lista está o Microsoft Security.
Segundo o site de análises de programas antivírus (http://www.av-test.org/no_cache/en/tests/test-reports/test-reports/ ), os cincos programas antivírus que lideram a lista de mais de “140” programas analizados, são: AVAST, AVG, Avira, BitDefender, BullGuard e Cômodo ( http://www.tecmundo.com.br/9687-confira-a-relacao-dos-melhores-antivirus-de-acordo-com-o-av-test.htm ).
                                                                                                       Por: Jkbyte